61 – Rankeando as energias com a Tier List

E aí, pessoal.

Hoje irei fazer uma abordagem diferente dos demais textos. Vocês sabem o que é uma Tier List?

Este texto será apenas comentários sobre a Tier List das fontes de energia do Brasil (montada pelo autor), e como vocês podem criar a sua própria.

Mas o que é uma Tier List?

Normalmente, esse conceito é mais utilizado para jogos, em especial os que possuem vários tipos de personagens para serem utilizados. Um exemplo são os jogos no gênero Multiplayer Online Battle Arena (MOBA), como League of Legends, Fornite, Pokemon Unite, dentre outros. Desta forma, a Tier List organiza estes personagens em classificações, de forma a demonstrar que um é melhor do que o outro. Dependendo das atualizações do jogo, esta Tier List também pode sofrer alterações, pois alguns personagens podem ficar mais fracos do que outros (o que alguns dizem o personagem sofre um “nerf”, no mundo dos games).

Desta forma, a Tier List serve para dar uma visão sobre qual personagem é mais competitivo ou mais viável. A Tier List pode variar, dependendo de campeonatos específicos dentro de um jogo.

Tier List da energia

Eis a Tier List da energia, idem os comentários a respeito desta. Ressaltando que ela foi criada a partir do site tiermaker.com, ao qual é necessário haver uma conta no Twitter. Você também pode criar a sua Tier List energética, dependendo da sua análise. No caso, eu mantive a classificação padrão (de S a D), mas você caso queira, também pode mudar o nome das categorias.

Esta Tier List foi feita baseada no cenário energético brasileiro, tanto no ano atual, quanto nos próximos anos. Logo, ela não representa a opinião do autor sobre qual energia é a mais adequada investir, ou qual delas é a sua favorita.

– Rank S: Como melhor classificado, eu coloquei a energia solar. O motivo é que o Brasil possui um mercado ainda em crescimento com esta energia, além dos investimentos nesta, embora ainda poucos. Sem falar que esta é uma energia em que é possível criar uma usina, de forma a atender várias cidades, mesmo sendo uma energia sazonal.

Rank A: Eu coloquei a energia eólica neste rank, pois apesar de também ser possível a construção de parques eólicos no Brasil, tem a questão da sazonalidade afetar o local a ser instalado. Pois parques eólicos ideais requerem locais aonde há uma grande abundancia de ventos. A hidrelétrica esta neste rank por já ser a energia predominante na matriz energética. Porém, devido a impactos ambientais, sua geração de energia esta sendo comprometida. Graças ao aumento do desmatamento, os períodos de baixa vazão da água são aumentados, fazendo com que outra energia tenha que ser utilizada de forma a complementar as hidrelétricas.

– Rank B: Neste rank está a cana-de-açúcar, o gás natural, e o biodiesel.  Através da cana-de-açúcar, é possível produzir o álcool, além do bagaço gerar energia. O gás natural esta nesse rank, por apesar de ser o mais poluente, é um dos combustíveis mais utilizados em usinas termelétricas. O biodiesel também é um combustível de termelétricas, porem é mais ambiental e provem de resíduos vegetais e animais. Como são utilizados como energia complementar (nas termelétricas), eu os coloquei nesse rank.

– Rank C: Como o diesel, o carvão mineral e a gasolina são combustíveis com maior grau de poluição, mas com a mesma utilidade dos combustíveis de rank B, eu considerei eles num rank menor por conta deles em breve poderem ser inutilizáveis (considerando um cenário de transição energética).

– Rank D: A energia das ondas/marés, a energia geotérmica e a energia nuclear são pouco populares ou ainda não tem uma forte adesão aqui no Brasil. Logo, eu as coloquei nesse rank baixo por conta desses critérios. Porém, considerando um cenário de transição para energias mais limpas, estas possam subir de rank com o passar dos anos.

E você, qual sua opinião sobre este Tier List? Considerando as energias mais utilizadas e o potencial de cada uma delas, você faria uma semelhante ou diferente da apresentada?

Até a próxima.

Rafael Henrique

Sou graduado em Engenharia de Energia pela PUC Minas. Recentemente, concluí o mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP. Decidi dar inicio a este blog, com o intuito de abrir o espaço de divulgação científica relacionado a energia e seus temas relacionados.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *