20 – Sonic e o futuro sustentável

Vocês já devem ter parado pra pensar se um dia vamos viver numa espécie de planeta morto? É como se fosse o mar morto, mas em vez do mar, é o nosso próprio lar que esta assim. Um mundo completamente sujo, sem árvores, sem quase nenhuma fonte viva. Bem, isto pode muito acontecer caso continuamos a cuidar de nosso planeta com irresponsabilidade.

Já vimos que toda fonte de energia gera impacto em um de nossos textos. Também vimos em um outro texto a importância de se estudar consumo. Juntando estes dois temas abordados, percebemos a importância de se estudar um desenvolvimento sustentável. Em outras palavras, produzir de forma a não comprometer futuramente o meio-ambiente.

O que não falei é que um jogo exemplifica estes ideais. Este jogo se chama Sonic CD.

Sobre o Sonic

Não sei se alguns de vocês já jogaram Sonic na sua vida. Se não, irei fazer um resumo rápido. O Sonic é um ouriço azul, cujo objetivo é derrotar o Dr. Eggman (também chamado de Dr. Robotnik) que capturou seus amigos animais e os colocou dentro de robôs. Ao longo do jogo as fases ficam mais difíceis e mais industrializadas. Isto já reflete em alguns pontos.

– Dr. Eggman é o único ser humano deste jogo. Que por sinal representa a tecnologia e a ciência utilizada para destruir a natureza para seus próprios fins.

– Sonic representa o meio-ambiente, pois em seus jogos ele destrói todas as invenções de Eggman com o intuito de salvar seus amigos e o seu lar. O lar que neste caso representa o meio-ambiente, idem seus animais.

Juntando estes dois pontos, percebe-se este conflito entre o avanço da tecnologia e a proteção do meio-ambiente.

Sobre Sonic CD

Sonic CD deixa esta temática ainda mais evidente. Pois neste jogo além de ter o principal objetivo de derrotar o Dr. Eggman e salvar o planeta em que o jogo se passa, ele explora bastante o efeito do homem no meio-ambiente. Isto pois o Sonic neste jogo pode viajar no passado e no futuro de cada cenário. Em cada fase, o Sonic começa no presente. Vejamos os principais pontos:

– Se ele viajar ao passado ele encontra a natureza completamente limpa, sem nenhuma alteração do ser humano, e sem nenhum indicio de industrialização.

– Se o Sonic viajar no futuro (no presente), ele encontra um cenário completamente horrível, cheio de industrialização, e com o ambiente completamente depredado pelo Eggman.

Estes são os dois principais pontos deste jogo. Porém, existe uma opção de você salvar o futuro, o deixando mais sustentável. A única forma é você destruir uma máquina que transporta robôs, localizada no passado de cada fase. Logo, você deve viajar para o passado para destruir esta máquina. Após feito este procedimento, quando você viajar para o futuro (no tempo presente), ele estará diferente do cenário descrito. Isto pois o futuro é um cenário que harmoniza o avanço tecnológico com o meio-ambiente, tanto que os animais ainda habitam este novo cenário (diferentemente do futuro anterior). Em outras palavras, indica um futuro em que é possível um desenvolvimento sustentável, sem a ciência obscura de Eggman.

*Cenário do passado – Retirado do Imgur

*Cenário do presente – Retirado do Imgur

*Cenário do futuro (caso o Sonic NÃO destrua a maquina de robôs no passado) – Retirado do Imgur

*Cenário do futuro (caso o Sonic destrua a maquina de robôs no passado) -Retirado do Imgur

Lição:

Se por um lado Dr. Eggman representa a ciência de maneira bastante irresponsável, por outro lado temos este Blog e outros órgãos, que representam uma ciência desenvolvimentista voltada para o uso responsável do meio ambiente. Sonic CD é uma proposta e um aviso para a importância de um desenvolvimento sustentável. E o blog caminha nesta direção na parte da energia. Resta saber se as outras entidades também estão dando estes passos. Links na descrição e bons estudos.

Referências:

A exagerada sutileza ambiental de Sonic CD. Disponível em: <https://medium.com/@Mindkiller/a-exagerada-sutileza-ambiental-de-sonic-cd-e8b3ab3b89c2>. Acesso em: 17 mar. 2019.

SAMPAIO, H. Em tempos de Trump e Bolsonaro, Sonic é herói ambientalista subversivo. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/tecnologia/em-tempos-de-trump-e-bolsonaro-sonic-e-heroi-ambientalista-subversivo/>. Acesso em: 17 mar. 2019.

Sonic CD zones backgrounds. Disponível em: <https://imgur.com/gallery/x6yrMiN>. Acesso em: 17 mar. 2019.

Rafael Henrique

Sou graduado em Engenharia de Energia pela PUC Minas. Recentemente, concluí o mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP. Decidi dar inicio a este blog, com o intuito de abrir o espaço de divulgação científica relacionado a energia e seus temas relacionados.

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Péricles disse:

    Ótima comparação.
    Precisamos observar mais os efeitos da energia que estamos utilizando.

  2. Péricles disse:

    Ótima comparação.
    Precisamos observar mais os efeitos da energia que estamos utilizando.
    Bom trabalho Rafael.

  1. 15 de maio de 2019

    […] você leu o texto anterior, viu que Sonic e Eggman são a representação de uma luta relacionada ao meio-ambiente. Sonic é a […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *