71 – O problema do uso excessivo dos jatinhos

E aí pessoal?

Hoje o tema será a poluição dos jatinhos. Em especial a emitida por varias celebridades.

Uso de jatinhos

Em julho de 2022, saiu uma lista sobre os voos de celebridades que mais emitem poluição a partir de jatinhos. Dentre o topo, se situa nomes como Taylor Swift, Jay-Z, Kim Kardashian, dentre outros. O consumo do top 10 é muito maior do que o de um uso comum, segundo esta reportagem do Hugo Gloss

Da mesma forma que graças a esse consumo de jatinhos pelas celebridades fez com que houvesse um debate na Europa, segundo a reportagem do portal Rfi. Tal debate visava a regulação destes meios de locomoção via transporte aéreo. Nesta mesma reportagem, a França chegou a regular os voos de aviões, mas não regulou os voos de jatinho, por exemplo. E nesta mesma notícia, é noticiado que houve uma expansão do setor de jatos privados.

Este tema dos jatinhos foi de um reel do Conexão Na7ural, o qual você pode conferir após a leitura deste texto.

Jatinhos e consumo

Em um estudo denominado “Unprecedented Impacts of Aviation Emissions on Global Environmental and Climate Change Scenario“, é postulado que os voos tem uma parcela na contribuição para o aquecimento global. O estudo demonstra que com a pandemia da COVID-19, o numero de passageiros das viagens de voo diminuíram, idem a quantidade de voos, o que resultou na redução de gases de 60% relacionada ao trafico aéreo.

O que este estudo pode nos dizer? Que devido a pandemia, o consumo de aviões diminuiu, idem a poluição. E considerando o assunto relacionado as emissões das celebridades, também estaria relacionado ao consumo destas. Relembrando que a classe mais rica consome bem mais do que a classe mais fragilizada. Logo, isso reflete que apenas as pessoas mais privilegiadas usam o jatinho com mais frequência, acarretando em uma maior emissão de CO2 por estes.

E espero que tenha gostado do texto, e até mais.

Rafael Henrique

Sou graduado em Engenharia de Energia pela PUC Minas. Recentemente, concluí o mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP. Decidi dar inicio a este blog, com o intuito de abrir o espaço de divulgação científica relacionado a energia e seus temas relacionados.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *