74 – Indígenas e a questão ambiental

E aí, gente. Quanto tempo.

Hoje vamos falar um pouco sobre indígenas e questões ambientais nos últimos anos. Mais em relação a tragédia que o correu com o povo Yanomami, revelada no ano que este texto é postado (2023).

Sobre as últimas notícias relacionadas aos povos indígenas

No dia 20 de janeiro de 2023, Lula foi a região de Roraima. A partir desta viagem, foi se tendo uma noção de como o povo Yanomami foi destratado em relação ao governo Bolsonaro. Inclusive, mais coisas graves em relação ao tratamento deles foi revelada, como as mulheres Yanomami que estavam sendo estupradas por garimpeiros.

Porém, a tribo Yanomami não foi a única. Há também notícias relacionadas a garimpo ilegal nas regiões da tribo Kayapó e Mundukuyu. Em resumo, houve um aumento significativo no garimpo ilegal.

Desabafo

Sinceramente, eu fiquei muito triste com as notícias que vi. Eu só consegui expressar tristeza, ao mesmo tempo que raiva pois nada foi feito. E raiva também no sentido de que algo poderia ter sido feito para eles terem recebido ajuda. Pois ainda acredito que precisamos avançar mais nas pautas indígenas, além das pautas ambientais. Talvez com a nova bancada, essas pautas possam avançar. O desenvolvimento sustentável não pode excluir a pauta indígena, e muita gente ainda acha que sim.

Recomendações de leitura

Como leitura vou recomendar estes três artigos para terem melhor visão de como os indígenas são destratados aqui no Brasil. Tais artigos são:

Movimento indígena e descaso da saúde Yanomami na Amazonia: análise sobre a falta de assistência do governo federal e as consequências do garimpo em reportagem do G1 Roraima

Terras de Ouro: Narrativas e experiências indígenas e não indígenas acerca do garimpo de ouro na Amazônia Brasileira

Neoextrativismo, garimpo e vulnerabilização dos povos indígenas como expressão de um colonialismo persistente no Brasil 

E é isto. Esperam que tenham gostado da reflexão e tenha um bom dia!

Rafael Henrique

Sou graduado em Engenharia de Energia pela PUC Minas. Recentemente, concluí o mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP. Decidi dar inicio a este blog, com o intuito de abrir o espaço de divulgação científica relacionado a energia e seus temas relacionados.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *