Natureza seletiva

Natureza seletiva

Neste ensaio abordaremos a relação da genética com os princípios da seleção natural, ambas importantíssimas para a teoria da evolução. Gostaria de iniciar com uma importante observação: frequentemente o termo “teoria” é indevidamente interpretado. Devemos recordar que teoria científica é uma espécie de classificação do mais alto status de credibilidade. Isto é, uma teoria é amplamente aceita pois existem fatos sólidos que sustentam a sua explicação. Além disso, as teorias podem ser continuamente testadas e com comprovação científica ganham ainda…

Read More Read More

A joia da coroa

A joia da coroa

“SARS-CoV-2 é um vírus RNA fita simples com cerca de 29 kb que codifica 29 proteínas”. Estas são as credenciais genéticas do nosso atual inimigo número 1, o famigerado coronavírus da dinastia SARS, o segundo de seu nome, afinal, estamos falando de coroas. Em uma única frase, residem todas as informações que o vírus precisa para promover a infecção de seus hospedeiros e a sua própria replicação. Em uma única frase, reside também um arsenal de informações que nós, os…

Read More Read More

À sombra da sibipiruna

À sombra da sibipiruna

O ato de ensinar, prestigiosa função legada ao professor, divide crescentemente o cenário de sala de aula com a necessidade de emprego de estratégias de reversão do desinteresse dos alunos e da tão proeminente quanto indesejada evasão escolar. As funções do professor se expandiram em número e suas responsabilidades atingiram esferas mais amplas que a tradicional comunicação de conteúdo. Buscar o engajamento de crianças e adolescentes no processo educativo formal e sensibilizá-los para a sua relevância tornaram-se preocupações centrais de…

Read More Read More

As plantas nos unem

As plantas nos unem

Quando vi este texto pela primeira vez há alguns anos, eu estava escrevendo minha tese de doutorado e por isso não o dei a devida atenção. Naquele momento o que atraiu meu olhar foi o título do texto: “Mi cassava es tu cassava” que em tradução livre seria “Minha mandioca é a sua mandioca” (já se vão uns bons 10 anos em que pesquiso a genética de mandiocas). Entretanto, longe de ser um texto sobre mandioca, o que salta aos…

Read More Read More

O DNA do geneticista

O DNA do geneticista

O geneticista, ao confessar seu ofício, normalmente se depara com as mais animadas interjeições: “Uau!”, “Que chique!”, “Deve ser muito interessante!”. Impossível não compreender, impossível não endossar tais reações, pois há muito, senão tudo, de delicioso nesta profissão. A missão do geneticista é desvendar os meandros da hereditariedade e as ligações entre as moléculas que habitam o núcleo das células e as características dos respectivos organismos, tais como altura, tipo sanguíneo ou predisposição a doenças. Das mais diferentes formas e…

Read More Read More