Rio+20 – Foi dada a largada

Portugese

Eu não sabia muito bem o que esperar do treinamento, mas foi uma experiência bem gratificante. A ideia nao era saber, aprender ou conhecer sobre o que faremos durante a Conferência, mas sim dar uma noção dos temas que abrangem a Rio+20 e a Onu como um todo. Temas como direitos humanos, juventude e desenvolvimento sustentável foram debatidos e o que mais me chamou a atenção foram as pessoas que participaram do treinamento, pelo menos na minha turma fiquei muito impressionada, eles conseguiram reunir certamente uma pequena amostra (30 pessoas) do que representa menos de 1% da população do Brasil.

A maioria das pessoas eram jovens, universitários de vários lugares do Brasil e a grande maioria deles tinham experiência fora do país. Gente que já morou na Índia, Canadá, Espanha, vários países da África, que estuda na Suécia, que já estudou na Coreia, fez trabalho voluntário em Cuba, no México, etc. A maioria deles fazem parte da AISEC, estudam relações internacionais e esperam mudar o mundo (ou algo bem próximo disso). Encontrar tanta gente jovem querendo fazer trabalho voluntário num evento cujo tema maior é o meio ambiente me fez ter um pouco mais de esperança no mundo e já começar a sentir qual vai ser o clima da Rio+20. Não sei se isso vai de fato mudar alguma coisa no mundo, mas é bom saber que tem tanta gente preocupada em fazer desse lugar que chamamos de casa um lugar mais agradável.

treinamentoRio 20
Turma do treinamento para voluntários da Rio+20

Sobre o trabalho

Até ontem eu não sabia em qual coordenadoria eu estava designada, descobri lá que não seria a de sustentabilidade pois quando me ligaram perguntando se eu poderia estar no Rio de Janeiro já no dia 06 eu  tinha dito que não e quem era dessa coordenadoria já tinha sido contactado para fazer um treinamento específico dia 06. Mas hoje de tarde recebi um e-mail dizendo que eu estava na coordenaria de sustentabilidade e deveria ir no treinamento do próximo dia 06. Não sei ainda se peço para mudar de coordenação ou me “mudo” pro Rio a partir do desta data (que por sinal já é depois de amanhã), vamos ver…

De qualquer forma estarei lá e pretendo falar mais aqui sobre a experiência da Rio+20 e trabalhar de voluntária nesse evento, portanto esperem mais posts dessa aventura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *