Rio+20

Portugese

Pois bem pessoal, vou trabalhar de voluntária na Rio+20, esse fim-de-semana estou indo para o Rio de Janeiro para participar de um treinamento e ai então saber de fato o que vou fazer.

Segundo o site em que me inscrevi existem 4 possibilidades:

• Visitas às comunidades: acompanhamento do público ao programa de visitação comunitária que será promovido pelo CNO e pelo governo do Estado. Número estimado de voluntários: 200 (sendo 100 residentes das 5 comunidades que receberão visitas e 100 estudantes universitários com fluência em inglês).
  • Atividades na área de sustentabilidade: Acompanhamento de atividades indicadas pela Coordenação de Sustentabilidade do CNO. Número estimado de voluntários: 300.
  • Atividades na área de tecnologia da informação (TI): acompanhamento de atividades indicadas pela Coordenação de TI do CNO. Número estimado de voluntários: 100.
  • Atividades de orientação e apoio à área de sociedade civil: atividades de informação e orientação ao público da Conferência, especialmente nos eventos promovidos nos espaços da sociedade civil. Número estimado de voluntários: 1100.

Acho que me encaixo mais na segunda opção, mas não sei se serão eles ou eu quem vai decidir isso… Semana que vem volto com notícias.

Pra quem ainda não sabe o que é a Rio+20

Essa é mais uma conferência da ONU, essa é especial por marcar 20 anos da Eco-92 (só pra lembrar naquele tempo não tinha internet, por isso não tem um site oficial). O que se pretende com essa conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável do mundo. Os dois principais temas dessa conferência serão: I) Economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e na erradicação da pobreza e II) o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável (seja lá o que isso signifique de fato).

Acho a intenção dessas conferências lindas, porém nem sempre as intenções delas se tornam realidade. Mas o simples fato de mais de 100 chefes de estado se reunirem pra discutir meio ambiente e erradicação da pobreza me parece louvável. Tem que ser otimista, né? É o que digo, no momento é o que é possível fazer…

One comment

• 2 de junho de 2012 - 13:37 | Permalink

Então, quem sabe nos esbarramos por lá, irei dia 14 de junho pelo Comitê Facilitador da Sociedade Civil Catarinense para a Rio+20.