Como criar um curso de Geociências online?

A oferta de cursos online é cada vez maior na internet. Ao mesmo tempo, professores de todos os níveis de ensino são desafiados a frequentar o ciberespaço.

A grande oferta de cursos online na internet já é suficiente para olhar com certa desconfiança essa modalidade de ensino. Recomendo a leitura do post “Um começo de crítica à EaD no Ensino Superior Brasileiro”, disponível em nossa rede de blogs . O autor faz um alerta sobre a busca por lucros que muitas vezes empobrece o processo de ensino e aprendizagem na oferta de cursos de graduação a distância.Gostaria de abordar a discussão voltada para os desafios enfrentados pelo professor na hora de criar um curso on line.

Quando o professor é desafiado a criar um curso de Geociências on line?

No meu caso, em particular, enfrentei esse desafio quando fui aprovado no concurso público para atuar nos cursos de licenciatura a distância de Física, Química e Matemática ofertados pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM em 2010, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil- UAB. Sem nunca ter ouvido falar em ambiente virtual de aprendizagem-AVA, nem conhecer o Moodle, teria que oferecer uma disciplina de graduação a distância.
Minha experiência não é muito diferente de outros tantos professores que são convidados a atuar em cursos a distância, ou outros professores inovadores e empreendedores que querem atuar na docência on line. Em ambos os casos, o grande desafio é a formação para atuação profissional com o uso das tecnologias digitais da comunicação e informação – TDICs. Os professores envolvidos em cursos EAD precisam conhecer as ferramentas do AVA em que seus cursos serão ofertados. Para esse fim, as instituições de ensino desenvolvem diferentes estratégias, geralmente apoiadas em cursos de caráter técnico sobre como operar o ambiente sem muito aprofundamento conceitual. Segundo Magnagnagno et al (2015), mesmo do ponto de vista técnico os professores raramente conhecem com a profundidade necessária as ferramentas dos ambientes nos quais seus cursos estão instalados.
A ação docente que é exercida em espaços como a sala de aula, os laboratórios e ocasionalmente em espaços externos para trabalhos de campo e visitas técnicas, agora também pode ser exercida em ambiente virtual. Na sala de aula a atenção dos alunos é direcionada para o professor; nos laboratórios a atividade é o alvo da atenção e no campo não há uma direção específica. O espaço virtual conduz a uma dispersão, embora o professor queira focar um aspecto específico da área. O ciberespaço aparece como um novo espaço para atuação do professor de Geociências.

Mas afinal, como criar um curso de Geociências online?

Inicialmente, o professor deve estar preparado para aprender online. Faça alguns cursos a distância, gratuitos e pagos, para conhecer o que está sendo oferecido por aí. Se pertencer a alguma instituição de ensino, na educação básica ou superior, procure saber qual é a Plataforma de educação a distância utilizada e quais são as ferramentas disponíveis. Em nosso post “Como ensinar e aprender a distância?” você tem as dicas de onde publicar o seu curso.
Entretanto, aqui queremos destacar que no ambiente virtual, o desafio do professor continua o mesmo: como envolver os alunos no processo de aprendizagem? A criação de um curso on line deve ter a premissa de promover um processo interativo e colaborativo durante a aprendizagem. Algumas coisas são impossíveis de fazer em sala de aula, enquanto outras são melhores de se fazer on line.
Escolha um tema, pode ser uma pequena parte do seu conteúdo. Aqui o trabalho do professor é o mesmo: consulte as fontes mais confiáveis para oferecer aos seus alunos conteúdos significativos e interessantes. Você não precisa gravar vídeos obrigatoriamente para um curso a distância, mas se tiver acesso fácil aos recursos midiáticos, procure produzir vídeos curtos de até dez minutos ou disponibilize videos prontos que você encontra em diferentes plataformas. Crie atividades para promover e avaliar a aprendizagem, use sua criatividade para adaptar as diferentes ferramentas dos ambientes virtuais de aprendizagem a seu favor.
Podemos concluir que a realização de um curso online é uma atividade complexa, onde o professor deve acionar todos os seus conhecimentos para criar sua proposta de trabalho.

Novas possibilidades para aprendizagem de Geociências

As possíveis aplicações da educação a distância no ensino de Geociências, vêm sendo estudados no Brasil e no mundo, onde os pesquisadores procuram descobrir as melhores formas e ferramentas para o ensino e aprendizagem dos conteúdos de Geociências. Em breve iremos disponibilizar um curso on line sobre as Novas Tendências no Ensino de Geociências, mas isso é assunto para o próximo post.

Referências:

MAGNAGNAGNO, Cleber Cicero; RAMOS, Monica Parente; OLIVEIRA, Lucila Maria Pesce de. Estudo sobre o Uso do Moodle em Cursos de Especialização a Distância da Unifesp. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 39, n. 4, p. 507-516, Dec. 2015 . Available from . access on 06 May 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n4e00842014.

”Como criar um curso de Geociências online?” by EnsinoGeo is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International

creativecommons

Imagem destacada disponível em http://viverdeudemy.com.br/2017/03/30/por-que-criar-um-curso-online/

Sobre claudiomarinho 11 Artigos
Professor de Geografia, mestre em Educação e doutorando em Ensino de Geociências. Desenvolve pesquisa em educação a distância envolvendo produção de conteúdos educacionais e formação de professores em ambiente virtual de aprendizagem.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.