Conectivismo e Ensino de Geociências

Os leitores do Blog EnsinoGeo já perceberam nosso interesse em tratar do uso da internet para ensinar Geociências. Sabemos das várias facetas do uso da tecnologia na educação, indo desde as propostas pedagógicas mais tradicionais até propostas que têm como objetivo controlar o trabalho do professor. Acreditamos no potencial do professor em usar a internet de acordo com a sua proposta pedagógica. Esta forma de aprender através da internet tem recebido o nome de “Conectivismo”.

Cada docente descobre maneiras diferentes de ensinar ao seguir as diferentes teorias da aprendizagem. A opção teórica e epistemológica leva o professor a ter uma postura mais behaviorista, cognitivista ou construtivista. O Conectivismo aparece como uma nova teoria que defende a ideia de que o conhecimento é criado além do nível individual dos participantes humanos e muda constantemente a partir da conexão que produz conhecimento para além do indivíduo. Para Siemens (2004), autor principal da teoria, aprender torna-se a capacidade de estabelecer conexões e dar novo significado a informação.

Neste contexto, o exemplo de um projeto pedagógico que liga idosos com alunos do ensino fundamental em um programa de mentores pode ser bastante inspirador. As crianças “escutam esses” avós “melhor do que fazem seus próprios pais, a orientação realmente ajuda os professores … os pequenos esforços dos muitos – os idosos – complementam os grandes esforços dos poucos – os professores”. É a conexão entre idosos – professores – alunos que permite uma nova forma de construção do conhecimento.

Novas abordagens pedagógicas são necessárias para dar conta das práticas de ensino e aprendizagem em um cenário de ambientes virtuais e redes. O ensino de Geociências vem utilizando a internet para disseminar o conhecimento sobre o planeta Terra. Existem projetos que conectam pesquisadores de universidades com professores da educação básica (Earth2class), alunos de graduação com os principais centros de pesquisa do mundo (NASA) e qualquer cidadão com bibliotecas de conteúdos (REA).

A capacidade de criar conexões deve ser entendida como um fator crucial para a construção do conhecimento através de projetos compartilhados online. Plataformas colaborativas de aprendizagem vêm sendo desenvolvidas para disponibilizar uma infinidade de conteúdos educacionais e cursos como os Moocs.

Massive Open Online Courses – MOOC

Os Moocs são cursos ofertados na internet de forma massiva e para qualquer pessoa que queira aprender sobre um determinado assunto. Entre as plataformas que disponibilizam os cursos MOOCs destacamos o Veduca, Coursera e EDX, entre outras.  Essas plataformas já têm cursos na área de Geociências, embora exista uma tendência de construção de novos cursos para atender a vastidão da nossa área.

A existência dessas novas plataformas de aprendizagem indicam novas formas de promover o processo de construção do conhecimento, especialmente para quem trabalha com ensino de Geociências. A escola ou a universidade não são mais os únicos lugares para aprender e ensinar conteúdos úteis a vida pessoal e profissional. A aprendizagem aberta, com recursos híbridos e de forma colaborativa pode promover uma inovação disruptiva no cenário educacional. Estamos entrando numa era em que o conectivismo poderá surgir como um importante referencial teórico para entender a aprendizagem colaborativa e conectada no ciberespaço.

Fonte da imagem destacada: http://drsocram.blogspot.com.br/2015/10/el-conectivismo.html

Sobre claudiomarinho 11 Artigos
Professor de Geografia, mestre em Educação e doutorando em Ensino de Geociências. Desenvolve pesquisa em educação a distância envolvendo produção de conteúdos educacionais e formação de professores em ambiente virtual de aprendizagem.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.