Novas tendências no ensino de Geografia

No último post, falamos sobre como criar um curso online e os desafios enfrentados pelo professor no momento da sua criação. Neste post, gostaria de compartilhar os desafios que venho enfrentando para ofertar um curso online. O nome do curso é ” Novas tendências no ensino de Geografia”, que faz parte da Especialização em Ensino de Geografia, ofertado pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O curso teve início no dia 02 de maio de 2017 e termina no próximo dia 30 de junho.

O curso surge no contexto da necessidade de formação de professores de Geografia para atuar na educação básica nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, demanda semelhante à de outras regiões do país. O estudo do Prof. José Marcelino de Rezende Pinto nos ajuda a entender essa carência de professores, que entre as causas estão os baixos salários, a desvalorização profissional e as deficientes condições de trabalho. Portanto, este curso envolve diferentes atores, desde os dirigentes da Universidade Aberta do Brasil- UAB, entidade financiadora do curso, até prefeitos, professores da educação básica, estudantes e professores da universidade, como é meu caso.

Nesta intricada rede em prol da melhoria da educação em nosso país, meu papel é o de construir um curso online que contribua para que professores da educação básica conheçam e se apropriem de algumas novas tendências no ensino de Geografia.  Elencamos seis temas para serem trabalhados enquanto novas tendências para o ensino: Uso de ambiente virtual de aprendizagem, Comunicação interativa na internet, Geotecnologias e mapeamento colaborativo, Construção de maquetes 3D, Educação patrimonial, Trabalho de campo virtual.

Principais ferramentas utilizadas no curso online

O desafio principal de todo professor é escolher os recursos e atividades que irão favorecer a aprendizagem do conteúdo a ser trabalhado, por isso o trabalho docente é sempre um trabalho criativo que envolve a produção de conteúdos educacionais. Neste caso, utilizamos o ambiente virtual de aprendizagem Moodle para disponibilizar o material didático e promover a interação entre os participantes. Como no ensino presencial, a aprendizagem a distância se dá a partir da leitura e da reflexão, para posterior sistematização do que foi aprendido, por isso a importância na escolha dos textos e vídeos a serem utilizados. Utilizamos os seguintes recursos do moodle: Arquivo (disponibiliza arquivos em diferentes formatos), URL (acesso a páginas na internet), Chat (permite a comunicação instantânea), Rótulo (cria textos na página principal do curso), Página (construção de textos em página HTML), Escolha (usada para escolha dos grupos), Envio de arquivo único (permite a entrega de trabalhos dos alunos).

Fiz a opção de valorizar os recursos audiovisuais, produzindo um vídeo para cada nova tendência e realizando uma vez por semana uma aula ao vivo, utilizando a TV EnsinoGeo, aqui do blog, o youtube e o sistema de Webconferência da Rede Nacional de Pesquisas, baseada no software proprietário Adobe Connect. Vou ainda experimentar o Facebook  e o BigBlueBotton(software livre para webconferência) para apresentar e comparar essas diferentes ferramentas que podem ser usadas no ensino de Geografia. Em particular, faço a opção pelo uso de software livre, pela concepção de sociedade e de educação que tenho, livre de qualquer pressão de grupos econômicos ou políticos.

Estou cada vez mais convencido que a comunicação síncrona (ao mesmo tempo)  não deva ser uma exigência num curso a distância, mas acredito que é mais uma possibilidade de interação entre os participantes. Ferramentas assíncronas (tempos diferentes) como o fórum, possibilitam a interação entre os participantes  que se conectam em momentos distintos. Através do fórum tivemos a oportunidade de conhecer melhor os participantes, de discutir o conteúdo dos textos e estamos organizando um trabalho em grupo.

O whatsapp tem sido uma ferramenta poderosa de comunicação e interação entre os participantes. Ela tem sido usado para a organização de um trabalho em grupo. Aqui vale uma reflexão: a plataforma virtual Moodle, nem sempre é suficiente para atender todas as demandas do curso, por isso vale a pena conhecer as ferramentas do Google, do Facebook e de outras redes sociais que podem ser utilizadas enquanto ferramentas pedagógicas.

Quer visitar o curso?

O grande diferencial de um curso online é a sua capacidade de extrapolar o limite físico de uma sala de aula para 30 ou 50 alunos. Além disso, a possibilidade de compartilhar saberes ou materiais didáticos que estavam restritos às gavetas ou computadores pessoais de professores, apresentados somente nas aulas presenciais. Liberei a visita ao curso “Novas Tendências no Ensino de Geografia” por alguns dias. Dê uma espiada …

Referências:

PINTO, José Marcelino de Rezende. O que explica a falta de professores nas escolas brasileiras?. Jornal de Políticas Educacionais, [S.l.], v. 8, n. 15, jun. 2014. ISSN 1981-1969. Disponível em: <http://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/39189>. Acesso em: 01 jun. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v8i15.39189.

”Novas Tendências no Ensino de Geografia” by EnsinoGeo is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International

creativecommons

Sobre claudiomarinho 11 Artigos
Professor de Geografia, mestre em Educação e doutorando em Ensino de Geociências. Desenvolve pesquisa em educação a distância envolvendo produção de conteúdos educacionais e formação de professores em ambiente virtual de aprendizagem.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.