Sobre

A Origem da Série

Começou. Apesar das atividades no mundo virtual já estarem rolando há semanas, hoje aconteceu o primeiro encontro olho-no-olho do 4o curso de blogs de ciência da UNICAMP.

question-556104__180Ambiente muito legal, pessoas inteligentes e bem intencionadas, mas eu estava tenso. Primeiro porque descobri que ainda não existe nenhum blog de médico nesta plataforma. O meu vai ser o primeiro? Senti o peso, mas sei que muita gente com mais habilidade em comunicação do que eu vai se animar e teremos muitos blogs excelentes de medicina num futuro próximo. Tenso também porque até então não estava conseguindo encontrar um nome para o meu futuro blog. Um nome! Nem isso eu tinha. Pensei primeiro em JOELHO SEM DOR, mas depois notei que estava parecendo propaganda de indústria farmacêutica. Muito sisudo. Depois pensei em usar meu super humor e cheguei a PEDE UMA RESSONÂNCIA DOUTOR. Horrível!!! Sou famoso por meu mau humor. Ferrou! Mas eis que surge uma luz, como que vinda do céu! Durante a apresentação da equipe do LabJor,  eis que surgiu o termo mágico: FÊMUR DISTAL. Foi muito engraçado, porque partiu de um exemplo de como a linguagem acadêmica pode ser confusa para jornalistas e até para outros acadêmicos que não são da área. Como assim? Ninguém na sala sabia o que é o tal do fêmur distal. Mais que adequado, portanto, o nome para um blog que pretende mostrar que a medicina, especialmente a Ortopedia, não é uma área tão complicada assim.

Por que fazer divulgação científica sobre Ortopedia? question-mark-1456854__180

A ideia é divulgar tudo o que está acontecendo no Grupo de Cirurgia do Joelho e também no resto do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da UNICAMP, onde temos um ambiente de trabalho incrível, não só do ponto de vista da assistência, mas também de produção científica.

 

Se você se identifica com o compartilhamento de informações relevantes e o pensamento crítico, saia do armário, solte o cientista que está preso em você. Comece a questionar, seja ativo! Vamos lá, você vai ver que é bem legal! Então, por favor, me ajude a espalhar o vírus do pensamento científico. Comece fazendo comentários, interagindo com os posts deste e de outros blogs. Espalhe nas suas redes sociais! É com diálogo que vamos melhorar o nosso entendimento das coisas.

 

Seja bem-vindo!

 

Eu sou Alessandro R Zorzi. Médico ortopedista, pesquisador com mestrado e doutorado. Professor e aluno. Líder e seguidor. Escritor e leitor. Orador e ouvinte. E agora, divulgador. Este é meu blog, aproveite-o para tirar dúvidas e debater ideias.

img_2573

 

Importante: não faço consultas médicas pelo blog. Isto é considerado anti-ético pelo Código de Ética Médica:

É vedado ao médico:

Art.37.Prescrever tratamento ou outros procedimentos sem exame direto do paciente, salvo em casos de urgência ou emergência e impossibilidade comprovada de realizá- lo, devendo, nesse caso, fazê-lo imediatamente após cessar o impedimento.

 

Imagens: www.fotolia.com e arquivo pessoal.