O Que Fazer e O Que Não Fazer nas Lesões da Cartilagem

Muitas pessoas se queixam de uma dor chata no joelho, que piora quando desce degraus ou faz algum tipo de esforço. A dor melhora ou desaparece com o repouso, por isso a pessoa demora para buscar ajuda. Essa dor pode ser o sintoma de uma lesão na cartilagem. Lesões da cartilagem não tratadas podem evoluir e aumentar de tamanho. A boa notícia é que a chegada no Brasil de produtos como a membrana e o hidrogel de colágeno tem melhorado muito o tratamento destas lesões.

Ler mais

Avanços da cirurgia robótica ortopédica no Brasil

A cirurgia robótica, como o próprio nome sugere, é uma cirurgia realizada por um robô. É uma cirurgia muitas vezes minimamente invasiva, o que significa que é capaz de realizar técnicas cirúrgicas complicadas por meio de pequenas incisões, deixando muito pouco tecido cicatricial para trás. O robô é a ferramenta aqui, assim como um bisturi seria uma ferramenta para um cirurgião habilidoso. O cirurgião se sentará nos controles do robô, guiando os instrumentos cirúrgicos nas extremidades dos braços do robô.

Ler mais

Biorrepositório de Células Musculoesqueléticas

Qualquer material biológico obtido durante uma cirurgia humana, só pode ter dois destinos: laboratório de patologia ou incineração. Entretanto, uma terceira possibilidade existe: células obtidas de tecidos humanos descartados durante procedimentos cirúrgicos ortopédicos podem ajudar a viabilizar pesquisas que tragam respostas inovadoras a perguntas tanto clínicas quanto da ciência básica.

Ler mais

Mini células que curam: método inovador propõe uso sustentável de plaquetas sanguíneas em terapia celular e medicina regenerativa

Autoras: Sheila Siqueira Andrade e Alessandra Valéria de Sousa Faria Plaquetas são peça-chave no processo de cicatrização e regeneração da

Ler mais
Skip to content