>O Paradoxo dos Futuros Indivíduos

>

Qualquer mudança em larga escala no comportamento humano vai, literalmente, mudar a raça humana: as mudanças são  tão profundas e abrangentes que alteram também as condições sob as quais os indivíduos são concebidos e criados. É aquilo que já se conhece popularmente como “Efeito Borboleta”.

Assim, por exemplo, nossos netos num cenário otimista serão pessoas diferentes do que seriam sob outras circunstâncias mais difíceis. Isso tudo, além de parecer um tanto óbvio, é particularmente verdadeiro quando se fala em assuntos que exigem grandes e rápidas mudanças no comportamento social  e econômico dos homens, tais como meio ambiente, aquecimento global, renovação energética, etc..

Portanto, não deveríamos nos culpar por nossa – com todo o respeito devido aos suínos – porca administração dos recursos naturais. Afinal, nossos descendentes que serão beneficiados por nossas reformas serão pessoas completamente diferentes daquelas que sofrerão com nossas negligências – e nós só deixaríamos uma dívida para os últimos.

chevron_left
chevron_right

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website