Patentes Patéticas (nº. 55)

pogomotor

Qual o resultado do cruzamento de uma britadeira com um pogo stick? Um pogo stick motorizado! Parece piada, mas vários inventores já pensaram nisso. Portanto, se você já pensou em ficar rico com uma máquina de pular mecanizada, é melhor desistir.

Originalmente, o pogo stick motorizado foi inventado por Richard J. Mays, de Tacoma, Washington. Ele trabalhou seriamente nisso no fim da década de 1940 e desenvolveu o Mechanical Jump Stick [Bastão de Salto Mecânico]

composto de uma parte superior e uma parte inferior, uma barra para as mãos e uma barra para os pés, situadas nas extremidades opostas da referida parte superior, um calçamento resiliente na extremidade inferior da parte inferior, um motor a gasolina disposto entre as ditas partes inferior e superior, incluindo um cilindro ligado à parte superior, um pistão preso à parte inferior e operativamente inserido no dito cilindro, meios de guiamento para prevenir movimentos rotatórios entre os referidos pistão e cilindro, um tanque de combustível para do referido motor, disposto circunferencialmente ao referido cilindro, que tem portas de injeção de combustível e exaustão através de suas paredes e meios de ignição para inflamar o combustível no referido cilindro quando o mesmo tenha sido comprimido.

Deixando a linguagem técnica de lado, pense num pogo stick equipado com um pequeno motor de combustão interna, possivelmente de dois tempos. Você enche o pequeno tanque que cerca o negócio, dá a partida no tranco, com um primeiro pulo, aperta um botão que liga a ignição e sai pulando. Cada salto comprime a gasolina, aciona uma vela, causa uma pequena explosão entre as suas pernas e te faz pular sem qualquer esforço.

Segundo a patente 2.510.509, de 6 de junho de 1950, o objetivo de Mr. May é “prover um jumping stick manualmente controlado, operado por um motor a gasolina que será altamente eficiente e divertido de operar e relativamente barato para manufaturar e produzir.”

Apesar da viabilidade técnica, é evidente que, por questões de segurança, um pogo stick a motor nunca deu muito certo. Como a ideia ainda parecia boa, aperfeiçoamentos não faltaram.

Em 1960, Gordon Spitzmesser, de Elwood, Indiana conseguiu uma patente (nº. 2.929.459) para seu Combustible Gas Powered Pogo Stick [Pogo Stick Movido a Gás Combustível], “um pogo stick para uso tanto de adultos quanto de crianças que tem um motor de combustão interna autocontido para assistir a propulsão da unidade.”

Ao contrário de Mr. May, Spitzmesser obteve algum sucesso: chegou a ser comercializado como kit pela Chance Manufacturing com o nome de Hop Rod por volta de 1961. A empresa teria conseguido fazer uma corrida de demonstração antes de uma prova das 500 milhas de Indianápolis. Mr. Spitzmesser chegou a ser entrevistado e a demonstrar seu invento em uma emissora de TV de Nova York.

hp1

Outra tentativa apareceu já nos anos 1970. Herbert J. Ottaway, de Wichita, Kansas, conseguiu patentear um Engine Powered Jumping Stick [Bastão Saltitante Movido a Motor] em 24 de dezembro de 1974. O texto da patente 3.855.979 é muito mais minucioso do que os seus antecessores. Mr. Ottaway deixa claro que o motor é de dois-tempos, abastecido por

uma mistura de de gasolina e óleo lubrificante como a convencionalmente usada para combustão interna de dois-tempos é preferível, embora outros combustíveis líquidos possam ser usados, como álcool, óleo diesel, e misturas desses com agentes lubrificantes miscíveis ou finamente dispersos para obter uma lubrificação adequada.

Outra inovação de Ottaway é a alimentação do sistema de ingnição. Enquanto os outros usavam um velho sistema de magneto, Ottoway propunha “uma série de pilhas dispostas em série elétrica, […] à maneira das lanternas convencionais.” A Fig. 3 de sua patente mostra um corte onde aparecem umas oito pilhas médias situadas dentro da coluna do “guidão”.

No entanto, em todos os casos, o risco de acidentes (inclusive queimaduras) deve ter sido um fator determinante no insucesso do brinquedo. Além disso, quem gostaria de gastar dinheiro com combustível quando se podia pular de graça e queimar umas calorias?

chevron_left
chevron_right

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website