Linhas de expressão cartesianamente corretas

Dadas suficientes variáveis, é possível plotar qualquer coisa num plano cartesiano. Círculos, triângulos, órbitas planetárias e até pessoas. O único problema é que, pra ser matematicamente preciso, você teria que encontrar e resolver as equações certas antes de sair por aí desenhando entre os eixos x e y.

Ou talvez baste apenas fazer uma boa busca no Wolfram Alpha. Mais que um mecanismo de busca, o W|A é um verdadeiro processador online — e para demonstrar seu poder de computação, ele é capaz de plotar algumas person curves. As person curves são retratos de diversas personalidades da cultura pop, da ciência e da política. Além da plotagem, o Wolfram Alpha também apresenta os cálculos por trás de cada imagem.

Há, por exemplo, a PSY curve  psy curve

e sua respectiva equação paramétrica:

psy equation
Apresentada aqui parcialmente, é claro.

A maioria das person curves, porém, plota apenas o rosto da personalidade — a Charlie Chaplin curve mostra o personagem Carlitos de corpo inteiro, mas de forma menos elegante que o músico sul-coreano. A qualidade das plotagens nem sempre é boa e a escolha das expressões nem sempre é acertada, mas é o bastante para reconhecer, digamos, Angelina Jolie.Jolie curve

Ou o Dalai Lamadalai lama curve

Entre os cientistas, é possível dar de cara com Richard Feynman,Feynman curve

Albert Einstein,Einstein curve

e Paul Dirac, entre outros.dirac curve

Entre os políticos, o Wolfram Alpha consegue plotar de Stalin a Putin, passando pelo trio Marx-Engels-Lênin, Adolf Hitler, Mao Tsé-tung, Chê Guevara, King Jong Un, Silvio Berlusconi e Angela Merkel. Curiosamente, há duas curvas de Barack Obama (com e sem cabelo) e apenas uma de Mitt Romney. Abraham Lincoln, evidentemente, não podia faltar.

A lista completa dos personagens matematicamente retratados está aqui. Apesar dos feitos, o Wolfram Alpha ainda não sabe criar person curves ao gosto do freguês. Fiz três consultas para testar isso.

Que tal tentar um personagem ficcional? Doctor Who curve não apresenta curva nenhuma, embora dê uma ficha técnica do personagem principal da cinquentenária série britânica (se bem que seria mesmo difícil escolher uma das 11 faces do Doctor para plotar — ou então plotar as 11…). Ou quem sabe um esportista brasileiro bastante conhecido lá fora? Anderson Silva curve também não plota nada, mas em compensação apresenta os dados da frequência desses nome e sobrenome nos Estados Unidos. Um político, talvez? Lula curve, por exemplo, não retorna resultados (nesse caso, aparecem apenas tópicos sobre curvas do próprio W|A).

Entretanto, é cedo para se decepcionar. O Wolfram Alpha é um buscador semântico que realmente tenta responder perguntas e aprende com as buscas dos usuários e os próprios erros. É possível que em alguns anos ele aprenda e seja capaz de plotar as curvas ou dar as fórmulas para qualquer personalidade histórica. Pode não ser útil, mas é divertido. Matematicamente divertido.

chevron_left
chevron_right

Join the conversation

comment 0 comments
  • rafinha.bianchin

Desculpe a incredubilidade (sic), mas é realmente possível encontrar uma equação para qualquer curva que seja? Então seria possível encontrar uma curva para desenhar a imagem inteira (seria, claro uma equação enorme).
    #TagsLikeABoss

• Renato Pincelli

Evidentemente que é, embora não seja tecnicamente possível agora. Mas talvez um dia todo mundo vai poder, se quiser, plotar seu próprio retrato em um gráfico e conhecer a respectiva equação. Para o bem e para o mal.

Porque não será surpresa se dentro de alguns anos surgirem numerólogos cartesianos, que, em vez de orientar a mudança do nome ou de letras do nome, aconselhariam cirurgias plásticas para "melhorar" a plotagem no gráfico e a vida do sujeito...