Pintando a História, pixel por pixel

Livros de trocentas páginas sobre a Segunda Guerra Mundial não faltam. Também não faltam filmes, séries, jogos de tabuleiro e eletrônicos, animações, mapas animados no Paint… Mapas animados no Paint?! Perdão, mapas desenhados no Paint e animados com Movie Maker. Pode parecer simples, mas o que o EmperorTigerstar fez é épico pra dizer o mínimo. O youtuber e blogueiro teve que pintar milhares de frames com pequenas variações num mapa da Europa, do norte da África e outro da Abíssinia num programa que, como todo mundo sabe, não é lá essas coisas.

Como se isso não fosse o bastante Tigerstar buscou ser tão cronologicamente preciso quanto possível: o vídeo apresenta o status territorial dos Aliados e do Eixo em cada dia da II Guerra Mundial, da invasão da Polônia (01/09/1939) à rendição alemã (04/05/1945). Na trilha sonora, discursos de Hitler, Mussolini, Stálin, Roosevelt e Eisenhower sucedem-se de acordo com o período retratado no mapa. O resultado torna visível os avanços e retrocessos dos seis anos do maior conflito da História:

[youtube_sc url=”http://www.youtube.com/watch?v=WOVEy1tC7nk” autohide=”1″ fs=”1″]

Não sabemos quanto tempo Tigerstar devotou a esse vídeo, mas devem ter sido meses. Numa réplica a um dos comentários, ele confessa que já está trabalhando num mapa mundial do conflito, que só vai ficar pronto em fevereiro. Há mais de trezentos vídeos no canal dele, com paint-maps animados dos mais diversos tipos de eventos histórico-geográficos, das Guerras Púnicas ao colapso da Iugoslávia, passando pela disseminação das grandes religiões, a expansão territorial do Brasil e dos EUA, a internacionalização do McDonalds e até mesmo a Guerra Anglo-Zanzibar, um pequeno conflito esquecido.

chevron_left
chevron_right

Join the conversation

comment 0 comments
  • Uma retrospectiva como esta | hypercubic

    […] nota 10 em História, Geografia e Artes pois aprendemos que é possível usar o Paint para pintar mapas animados pixel a pixel. Em Culinária Nuclear finalmente quebramos os ovos para fazer uma omelete de hidrogênio. Em […]

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website