A Química é Bela. Ainda mais em 4K.

Precipitação. Gaseificação. Combustão. Acidificação. Cristalização. Há muita ação (e reação) por trás das aulas de Química, mas falta atenção. Porque essa ação toda está em detalhes tão pequenos e fugazes que são facilmente ignorados por professores e alunos. Mas não são apenas as reações que passam em branco nas salas de aula e mesmo nos laboratórios. Muita beleza existe em reações banais como a cristalização do sal ou na eletrólise da água.

O Beautiful Chemistry é um projeto que busca chamar a atenção do público exatamente para isso: como a Química é Bela. Parceria entre a Tsighua University Press e a University of Science and Technology of China, Beautiful Chemistry é uma série de vídeos curtos que capturam — em 4K Ultra HD filmados e editados por Yan Liang — as riquezas visuais das reações sem as limitações estéticas dos tubos de ensaio e laboratórios estéreis. Para enfatizar as nuanças das reações, elas são representadas em velocidades variáveis e identificadas por efeitos de tipografia cinética.

Além dos vídeos das reações, o site ainda apresenta os aparatos de dois experimentos históricos na seção Beautiful Apparatus: o de Lavoisier para o estudo da composição do ar (1790) e os de Joseph Priestley sobre gases (1774-86). Em Beautiful Structures, são apresentadas as belezas de estruturas como cristais, materiais amorfos, DNA…

[via This is Colossal, indicação da leitora Gabrielle Rosa]

• Anderson Arndt

Tinha visto esse vídeo já. Realmente é uma obra de arte. Espero que continuem com o projeto para nos mostrar diversas outras reações cuja beleza passa batida até dentro dos laboratórios, mas que com esse olhar mais atencioso, são belíssimas.