Mais um marciano à vista

InSight
Técnicos limpam o “chassi” antes do início da montagem da Insight. [Imagem: Lockheed Martin]

Enquanto jipe-robô-laboratório Curiosity continua subindo ladeiras e perfurando rochas do Planeta Vermelho e o veterano Opportunity se aproxima da maratônica marca de 41km rodados em Marte, o próximo marciano está nascendo na Terra.

Nesta semana, a Lockheed Martin começou a fase de montagem da sonda InSight Mars [algo como “Marte à Vista”], da NASA. Ao longo dos próximos seis meses, serão montados e instalados diversos sistemas, como os de aviônica, energia, telecomunicação, navegação e controle.

Também estão sendo construídos e testados os módulos de cruzeiro (que abriga a sonda durante a viagem) e o aero-escudo (cápsula protetora da entrada na atmosfera de Marte). Os instrumentos científicos serão finalizados pela NASA e seus colaboradores e mais adiante serão integrados à nova sonda.

Artist's Concept of InSight Lander on Mars
Vizinhança curiosa: nova sonda deve pousar um pouco ao norte da Curiosity, no equador marciano. [Imagem: JPL/NASA]

Quando a montagem terminar, em meados de 2015, deve começar a fase de testes. O lançamento está previsto para março de 2016 e a missão — que está sendo coordenada por Bruce Banerdt, do Jet Propulsion Laboratory da NASA — deve durar dois anos. A InSight (“Interior Exploration using Seismic Investigations, Geodesy and Heat Transport”) deve ser o sismólogo de Marte e vai investigar os processos de formação de planetas terrestres que começaram há 4 bilhões de anos.

Para isso, a InSight vai levar um sismógrafo (contribuição da Agência Espacial Francesa) e uma sonda (feita pelo Centro Aeroespacial Alemão). Essa sonda deve alcançar as camadas mais profundas do subsolo marciano perfurar de 3 a 5 metros subsolo adentro para medir o fluxo de calor interno do Planeta Vermelho. Pode parecer pouco, mas até agora os visitantes de Marte praticamente só reviraram pedras na superfície. A InSight vai ser a primeira a medir, in loco, os sinais vitais subterrâneos de Marte.

chevron_left
chevron_right

Join the conversation

comment 0 comments
  • Anderson

    Só eu li Bruce Banner? =P

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website