Progressão Gatométrica

miau-tanha

Em maio de 1875, o menino Rick, de 5 anos, passava férias com a mãe numa fazenda no estado de Massachussetts. Com saudade do cachorro Quiz, ele pediu que escrevessem ao pai para que lhe mandassem o mascote. A maioria dos pais simplesmente diria não, mas o pai de Rick, o arquiteto e paisagista Frederick Law Olmsted [1822-1903], aproveitou a resposta para dar ao filho uma noção de progressão geométrica:

Querido Rick,

Os gatos continuam a entrar no jardim, seis deles por dia, e Quiz os bota pra correr. Se eu mandasse Quiz pra botar as vacas pra correr longe das suas plantaçõezinhas de ruibarbo, ele não estaria aqui para espantar os gatos do jardim. Se seis gatos continuarem a chegar ao jardim a cada dia e nenhum for embora, numa semana seriam 42 gatos; em um mês, 180 e antes que você volte, em novembro, 1260 gatos. Se até novembro houvessem 1260 gatos no jardim, pelo menos metade deles teria gatinhos e se cada um que procriar tiver 6 gatinhos, logo haveria mais de 5000 gatos e filhotinhos no jardim. Não haveria espaço pra Rosanna estender as roupas a menos que ela tirasse todos eles do gramado e se fosse assim, eles teriam que se amontoar bem diante de casa. Nesse caso, eles formariam uma pilha tão alta quanto o topo das minhas janelas. Com uma pilha de 5000 gatos e gatinhos, muitos dos quais pretos, na frente da minha janela do escritório tudo ficaria tão escuro que eu não conseguiria escrever. Além disso, aqueles que ficassem por baixo, especialmente os menores, seriam muito machucados pelos que ficariam por cima e eu espero que fariam tanto barulho que eu não conseguiria dormir. Sem dormir, eu não poderia trabalhar e sem trabalhar, não vou ter nenhum dinheiro e sem dinheiro não posso pagar sua passagem de volta e assim você e eu nunca mais nos veríamos. Não, senhor! Não posso mandar o Quiz e você vai ter que espantar as vacas sozinho se quiser colher os seus ruibarbos.

Do teu afeiçoado pai.

Frederick Law Olsmsted foi um dos mais importantes paisagistas do século XIX, sendo responsável pelo projeto do Central Park em Nova York, do Mont Royal Park em Montreal e dos parques do Capitólio, em Washington. Como arquiteto, elaborou o plano urbanístico de diversos campi universitários, entre os quais o da University of California, Berkeley; Stanford University, University of Maine e University of Chicago.

Ao lado do irmão John Charles, Rick — Frederick Olmsted Jr. [1870-1957] — fundou a firma Olmsted Brothers. Rick também tornou-se paisagista e conservacionista, com trabalhos nos parques nacionais de Everglades e Yosemite, além de ser responsável pelo plano urbanístico da Cornell University.

chevron_left
chevron_right