Cursos

Por que em todas as línguas há argumentação? Por que em todas encontramos classes gramaticais? Por que nem todos os falantes têm os mesmos direitos às línguas? Quantas línguas há no mundo? E no Brasil? Que língua se aprende na escola? Quando os homens começaram a desenvolver sistemas de escrita? Quais as diferenças entre fala e escrita? Como a internet afeta as relações linguageiras e as próprias línguas em sua organização interna? O que são patologias de linguagem? Como medir os sons e detectar os falantes pelos sons?  Que políticas de língua podemos desenvolver na sociedade?  Como as crianças adquirem a linguagem? Como a mente humana processa a linguagem? Para que existem dicionários e gramáticas? O português do Brasil é o mesmo português de Portugal? O português do Brasil é um só? Qual a relação das línguas ocidentais com o latim e grego? Como o estudo das línguas indígenas contribui a compreender o funcionamento da linguagem na diversidade da relação entre forma e sentido?  Por que muitas vezes falamos o que não queremos e não falamos o que queremos?  O que aquilo que sabemos sobre a linguagem nos ensina sobre o funcionamento do inconsciente? Como interpretar o que dizemos, lemos e ouvimos? Qual a relação entre poder e linguagem? Como a circulação social dos discursos afeta o sentido?

Se alguma dessas questões interessa a você, venha ser Linguista 🙂

O curso de Bacharelado em Linguística oferecido pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da UNICAMP forma profissionais capazes de refletir sobre a linguagem humana em seus mais variados aspectos e atuar socialmente em questões que dizem respeito à linguagem e às línguas. É por meio da linguagem, ao mesmo tempo capacidade biológica e meio de interação social, e dos sofisticados sistemas linguísticos verbais, que se constroem as relações entre sujeitos. As questões que tocam ao linguista são, portanto, fundamentais para a compreensão do homem, de seu modo de habitar o planeta.

A partir de 2018, o Curso passa a oferecer Certificados de Estudos em três especialidades que concentram as áreas de pesquisa do Departamento de Linguística. O oferecimento dos Certificados de Estudos pretende encaminhar os alunos para possibilidades bem delineadas de atuação do linguista no mercado de trabalho. Cada certificado contempla disciplinas obrigatórias diretamente relacionadas ao campo de trabalho proposto, e uma seleção de disciplinas eletivas, que podem ser cumpridas dentro dos créditos previstos na grade curricular. As três especialidades contempladas são as seguintes:

  • Métodos Experimentais e Computacionais em Linguística
  • Assessoria Linguística e Políticas Públicas de Linguagem
  • Estudos Clássicos: grego e latim

Normas para obtenção dos certificados de estudos

O Certificado de Estudos em Métodos Experimentais e Computacionais em Linguística enfatiza os conhecimentos e habilidades relacionados a procedimentos de análise linguística que exigem a realização de experimentos e/ou o uso de ferramentas computacionais. Entre os campos que requerem esses procedimentos, podemos citar o tratamento digital de textos para elaboração de grandes bases de dados, desenvolvimento de recursos voltados à Linguística Forense e às chamadas tecnologias de fala (síntese, reconhecimento de fala e tradução automática fala-fala), análise gramatical voltada a tecnologias de revisão automática de textos, entre outros domínios de aplicação. Assista a um vídeo explicativo clicando aqui.

No Certificado de Estudos em Assessoria Linguística e Políticas Públicas de Linguagem, a reflexão se dirige ao funcionamento institucional da linguagem, resultando em conhecimentos que possibilitam: a orientação de práticas junto ao universo da linguagem na infância, a concepção de materiais para a descrição e/ou ensino de línguas, o apoio a crianças com dificuldades escolares e a indivíduos com alterações de linguagem, a revisão especializada de textos, a assessoria às áreas de comunicação e marketing, a elaboração de terminologias, e a formulação de políticas linguísticas com finalidades diversas, tais como: a promoção de relações entre línguas de Estado ou entre línguas em contato, o fortalecimento de línguas minoritárias e a consultoria em processos de documentação e de reconhecimento de línguas indígenas. Assista a um vídeo explicativo clicando aqui.

O Certificado em Estudos Clássicos: grego e latim desenvolve conhecimentos e habilidades referentes à compreensão das línguas Grego Clássico e Latim, bem como de textos dos mais diversos gêneros nelas escritos na Antiguidade e em épocas posteriores. Faz parte dessa compreensão o estudo das matrizes genéricas desses textos e dos recursos retóricos e poéticos neles empregados, bem como do contexto cultural e político em que foram produzidos. Os estudos possibilitam, com isso, a tradução dos textos do Grego Clássico ou Latim para o português, a concepção de materiais para o estudo e/ou ensino de tais línguas, bem como atividades editoriais (tradução, revisão especializada de textos), além de assessoria quanto a áreas de comunicação e marketing em temas que envolvam obras escritas nos idiomas clássicos. Assista a um vídeo explicativo clicando aqui.

Na UNICAMP, o Curso de Bacharelado em Linguística pode ser complementado na Pós-Graduação nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Linguística, que oferecem mais uma opção de encaminhamento profissional para os que quiserem seguir carreira como docente no ensino de nível superior e como pesquisador.

Gel3006-036Siga nossa página no Facebook  !!

Centros e Grupos de Pesquisa vinculados ao Instituto de Estudos da Linguagem desenvolvem projetos sobre diversos objetos e temas da área.

Informações sobre o estado atual dos estudos e pesquisas na área podem ser encontradas  nas páginas da Associação Brasileira de Linguística  e da Associação Nacional de Pós-graduação em Letras e Linguística.

Informações específicas sobre as atividades de pesquisa na área no Estado de São Paulo podem ser achadas na página do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.