Capítulo 8

O código genético

p.61-68

Quem é o Coronavírus? Sintomas, prevenção e diagnóstico
02 de fevereiro de 2021
Graciele Almeida de Oliveira

_______

Revisão: Érica Mariosa Moreira Carneiro
Edição e arte: Carolina Frandsen P. Costa

Atualmente, temos ouvido/lido muito sobre os termos “código genético do vírus, DNA e RNA mensageiro”. Mas o que esses termos significam?

Semana epidemiológica #105

Média móvel de novos casos no Brasil, na ocasião de publicação deste texto

1.261 óbitos registrados no dia (226.532 ao todo)

Nós não estamos sozinhos na Terra. Ela é a casa de mais de 8.7 milhões de espécies, isso contando apenas os eucariontes – daqui a pouco conto o que eles/nós temos de especial – e não inclui as bactérias e vírus. Já parou para pensar em como essas espécies garantem que a sua descendência tenha as mesmas características da espécie?

A ideia de como as informações sobre como os organismos fazem cópias de si mesmos, assim como a instrução para a construção de estruturas e funcionamento de um novo organismo, foi um mistério por um longo tempo. As primeiras peças do quebra-cabeça para entendermos como as informações estão organizadas nos organismos começaram a ser encontradas há muitos anos.

Para se ter uma ideia, a célula, a estrutura mínima que compõe os seres vivos, foi descoberta por volta de 1660 graças a invenção do microscópio. Quando Robert Hooke olhou para as fatias finas de cortiça através do microscópio, viu que elas eram compostas por pequenas estruturas, que lembravam buraquinhos de um favo de mel a que ele deu o nome de célula (pequena cela).

Esse foi só o início. Com o desenvolvimento da ciência e o aparecimento de novos instrumentos e técnicas continuamos a descobrir cada vez mais sobre essa pequena unidade que nos compõe.

O núcleo de tudo isso

A unidade morfológica em que se baseia a vida, a célula, pode ser classificada em dois grupos principais, as eucarióticas, que possuem o material genético envolto por uma membrana (que leva o nome de núcleo) – dos quais fazemos parte – e os procariotos, que não possuem núcleo e o material genético fica disperso no citoplasma, como é o caso das bactérias.

Apesar da diferença quanto a presença de núcleo, tanto as células eucarióticas quanto as procarióticas possuem membrana plasmática que separa o interior da célula do seu ambiente. Ela tem um papel extremamente importante e acaba selecionando o que entra no interior da célula por meio de diferentes processos.

Representação simplificada de uma célula eucariótica. Ilustrado a partir do original por Graciele Almeida de Oliveira.

Além disso, as células são compostas pelo citoplasma, ou seja, o interior ou “recheio” da célula. Ele é repleto de substâncias químicas e organelas. As organelas são estruturas celulares com funções específicas e separadas do citoplasma por meio de uma membrana.

A maior organela da célula eucariótica é o núcleo. Ele abriga o DNA (ácido desoxirribonucleico), que contém a informação genética para todas as funções da célula/organismo.

Mas infelizmente a informação genética não está escrita de maneira como lemos esse texto; seria muito texto para tantos comandos que nosso organismo executa! Ao invés disso, a informação está codificada, ou escrita por meio de códigos moleculares. Como uma sequência de blocos menores, as bases nitrogenadas constituem a molécula de DNA.

A ideia de como as informações sobre como os organismos fazem cópias de si mesmos, assim como a instrução para a construção de estruturas e funcionamento de um novo organismo, foi um mistério por um longo tempo. As primeiras peças do quebra-cabeça para entendermos como as informações estão organizadas nos organismos começaram a ser encontradas há muitos anos.

O DNA

 

O DNA é composto de quatro tipos diferentes de bases nitrogenadas, representadas pelas letras A, T, C, G (de adenina, timina, citosina e guanina).

 

As bases nitrogenadas estão em sequência na molécula de DNA, interagindo entre si e dando forma à molécula, cuja estrutura é em dupla hélice. A interação entre as fitas do DNA ocorre graças à complementaridade entre as bases nitrogenadas, em que A (adenina) se liga com T (timina), enquanto a C (citosina) com a G (guanina).

A complementaridade entre bases nitrogenadas no DNA. Ilustrado a partir do original por Graciele Almeida de Oliveira

Essa complementaridade entre as fitas é importante, pois torna possível a replicação (duplicação) da molécula de DNA. Quando ocorre a duplicação do DNA, as duas fitas se separam e a partir do molde são formadas as fitas-filhas complementares. Em células eucarióticas, como as dos seres humanos, tanto a replicação quanto a transcrição do DNA acontecem no núcleo.

Nota dos Editores:

Volte ao capítulo 5 para ver um exemplo de DNA sendo transcrito em RNA:

A descoberta da estrutura em hélice do DNA

A informação chave para a estrutura do DNA foi obtida por Rosalind Franklin que conseguiu uma fotografia do DNA por uma técnica chamada de difração de raio X. A partir desse achado de Rosalind, dois pesquisadores, Watson e Crick, determinaram a estrutura do DNA – tendo nunca mencionado a pesquisadora – e anos mais tarde foram laureados com o prêmio Nobel.

Para saber mais sobre Rosalind Franklin leia o texto Celebrando Rosalind Franklin – a mulher que ajudou a desvendar a estrutura do DNA no Ciência pelos Olhos Delas do Blogs Unicamp.

O sistema de tradução da informação do DNA em proteínas é regulado por uma série de interações e reações químicas. Além disso, a informação necessária não é entregue de forma direta para a preparação de proteínas pelos ribossomos, uma organela presente no citoplasma das células.

Para saber mais sobre Rosalind Franklin leia o texto Celebrando Rosalind Franklin – a mulher que ajudou a desvendar a estrutura do DNA no Ciência pelos Olhos Delas do Blogs Unicamp

DNA como molde para o ácido ribonucleico, RNA

Além de se replicar no processo de duplicação, o DNA também serve de molde para a preparação de uma outra molécula importante na síntese de proteínas, o RNA mensageiro, mRNA, em um processo chamado de transcrição. A partir dessa última molécula é que ocorre a tradução com a síntese de proteínas.

Então, o DNA tem a informação transmitida ao mRNA. A partir do mRNA é que há a tradução – daquela informação codificada – em proteínas. Essa tradução ocorre fora do núcleo em uma outra organela da célula, no ribossomo.

Não é sopa de letrinha

A sequência desses bloquinhos de base nitrogenada no DNA não é aleatória. A combinação de cada três bloquinhos é traduzida pela célula em um aminoácido – a menor parte da estrutura de uma proteína. O conjunto de aminoácidos ligados é que dá origem a uma proteína. Quantidade e sequências diferentes de aminoácidos estão associados a proteínas diferentes. E é nelas que está a beleza da vida. Entre outras coisas, as proteínas fazem parte de estruturas das células, transportam o oxigênio necessário para a nossa respiração, conseguem deixar as reações químicas mais rápidas nos organismos. Enfim, são fundamentais para a manutenção e funcionamento dos organismos.

Combinando as sequências

O interessante sobre o código genético é que a sequência das bases nitrogenadas presentes em um códon (sequência de três bases nitrogenadas) específica corresponde a um aminoácido específico e isso é praticamente universal entre todas as formas de vida na Terra.

Um pouco de matemática

Podemos inferir a quantidade de combinações possíveis de bases nitrogenadas para a formação de códons por meio de uma fórmula matemática chamada de Arranjo com Repetição:

A(n, r)  = nr

em que
n é o número de bases nitrogenadas,
    no caso são quatro (A, T, C, G)
r é a quantidade de bases por conjunto,
    no códon são 3.

Dessa forma,

A = 43

A = 64

Existem 4 pares de base nitrogenadas diferentes (A, T, C e G). A combinação entre elas em uma das três posições em um códon nos dá a possibilidade de 64 códons diferentes. Desses 64 códons, 61 são traduzidos em aminoácidos e 3 estão associados a uma espécie de sinalização para a parada de tradução da sequência do DNA, os códons de Parada.

Mas alguns códons diferentes sinalizam para a produção de um mesmo aminoácido. Os 61 códons produzem apenas 20 aminoácidos diferentes. Por esse motivo, o código genético é considerado redundante ou degenerado.

A sequência de aminoácidos que compõem uma determinada proteína é codificada por um gene específico. Dessa forma, o DNA contém o genoma da célula que é a totalidade da informação genética que, além de dar origem a milhares de proteínas, também regula quando e onde elas serão feitas.

Do DNA à proteína. Ilustrado a partir do original por Graciele Almeida de Oliveira

A replicação refere-se ao processo de duplicação do DNA e em células eucarióticas acontece no núcleo. A transcrição, o processo de produção de RNA a partir do DNA também acontece no núcleo. A tradução é um processo de produção de proteínas a partir do mRNA (RNA mensageiro). Ela acontece nos ribossomos, organelas presentes no citosol da célula. As células não conseguem produzir DNA a partir do RNA, mas alguns vírus possuem em sua maquinária uma enzima, um tipo de proteína, capaz de fazer esse processo, a transcriptase reversa.

Material genético materno

Na reprodução sexuada, a composição do DNA presente no núcleo das células eucarióticas é uma contribuição de 50% de cada um dos sexos. Além disso, a célula eucariótica abriga outra organela com material genético próprio, a mitocôndria. Como regra, o material genético presente na mitocôndria é de origem apenas materna. Se compararmos com o DNA do núcleo, a quantidade de informação genética presente na mitocôndria é bem menor, mas ambas informações são muito importantes.

Mas e os vírus?

Os vírus não têm a maquinaria para fazer cópias de si mesmos, nem mesmo para a transcrição e tradução em proteínas, mas contém a informação genética para a sua produção. O mesmo acontece com o SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19. Para saber um pouco mais sobre a necessidade dos vírus por um hospedeiro leia Valentões dentro da célula, sensíveis fora dela: os vírus.

Nota dos Editores:

Volte ao capítulo 2 para rever a estrutura do coronavírus:

Adaptado de uma imagem de Davian Ho (CC BY) para o Innovative Genomics Institute. 

Dica

Em comemoração aos 20 anos de existência, o Instituto Suíço de Bioinformática (Swiss Institute of Bioinformatics) lançou o jogo Gene Jumper. O jogo é gratuito e está disponível em 3 idiomas, inglês, francês e alemão. Apesar de não ter disponível a versão em português, é bem divertido jogar e se tem uma ideia do processo de tradução do DNA. 

PARA SABER MAIS 

 

  • Alberts, Bruce, Alexander Johnson, Julian Lewis, David Morgan, Martin Raff, Keith Roberts, and Peter Walter. Molecular biology of the cell Sixth edition. Garland Science Taylor and Francis Group, New York NY, 2015.
  • Mora, Camilo, Derek P. Tittensor, Sina Adl, Alastair GB Simpson, and Boris Worm. How many species are there on Earth and in the ocean?. PLoS biology 9, no. 8, e1001127, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pbio.1001127
  • Voet, D. e Voet, JG. Bioquímica. 4 Edição. Editora Artmed. 2011.

Como funcionam as máscaras N95 (PFF2)

As máscaras N95 se provaram grandes aliadas no combate a pandemia de COVID-19, sendo um equipamento de proteção essencial para os profissionais da saúde. Mas você sabe como elas funcionam? O mecanismo por trás dos processos de filtração é uma excelente aplicação da Física no nosso cotidiano!

Diagnóstico por RT-qPCR, o que é isso?

A doença da COVID-19 vem nos impondo uma série de de-safios cotidianos. Para nós, no sentido individual, já temos percebido que a doença no Brasil não são apenas números que se somam dia a dia. Já são nomes de conhecidos, ami-gos e familiares que viram estatística, ou não – dependen-do da gravidade dos sintomas e se é necessário hospitali-zação. Nos casos mais severos, acompanhamos apreensivos internações e, muitas vezes e infelizmente, a despedida de longe dessas pessoas – por medidas sanitárias.

E essa roupa diferentona para fazer ciência serve para quê?

Se você é fã de ficção científica provavelmente já viu cien-tistas usando roupas especiais para lidar com um micro-organismo perigoso. Entretanto, essa cena também virou algo comum nos noticiários, atualmente, para mostrar as pesquisas com o coronavírus causador da COVID-19. Como assim? Luvas, macacões, máscaras, viseiras e muitos mate-riais descartáveis. Mas, você já se perguntou como o cien-tista escolhe qual tipo de roupa usar?

Ficar em casa para quê?

Enquanto estava viajando para um canto aqui na América do Sul nas minhas férias, eu acompanhava a situação do Corona, à distância. Tentava entender a gravidade da situação pelos jornais, entre alarmismos e uma calma latente (“mas a letalidade não é baixa?” Pensava eu…). Entre um café e outro, uma trilha aqui, uma parada em um lugar com internet ali, eu buscava acompanhar as notícias sem um empenho dantesco…

O código genético

Atualmente, temos ouvido/lido muito sobre os termos “código genético do vírus, DNA e RNA mensageiro”. Mas o que esses termos significam?

Química do Coronavírus

À luz do atual surto de um novo coronavírus (SARS-CoV-2), o Blog Quimikinha gostaria de compartilhar um breve histórico sobre a família coronavírus e sua estrutura macroscópica, destacando uma importante proteína que está envolvida no processo de infecção viral. Por último, vamos falar sobre pesquisa e desenvolvimento de agentes terapêuticos e vacinas para a COVID-19 e doenças relacionadas ao coronavírus humano.

Sobre máscaras, testes e COVID-19

Máscaras e testes são necessários para evitar a transmissão assintomática do SARS-CoV-2 liberado em aerossóis e gotículas. Esse é o resumo do artigo publicado na respeitada revista Science, do dia 27 de maio de 2020. Trata-se de um artigo que coloca em perspectiva as medidas para a redução da transmissão do SARS-Cov-2 por meio de testagem e do uso máscaras pela população. Uma análise necessária… principalmente aqui no Brasil, onde os dirigentes estão tirando a população da quarentena em pleno momento ascendente da curva de casos!

Sobre o período de incubação da doença e suas relações com a quarentena

A doença da COVID-19 vem nos impondo uma série de desafios cotidianos. Para nós, no sentido individual, já temos percebido que a doença no Brasil não são apenas números que se somam dia a dia. Já são nomes de conhecidos, amigos e familiares que viram estatística, ou não – dependendo da gravidade dos sintomas e se é necessário hospitalização. Nos casos mais severos, acompanhamos apreensivos internações e, muitas vezes e infelizmente, a despedida de longe dessas pessoas – por medidas sanitárias.