GT Educação e sociedade

GT Educação e sociedade

Tomando a Educação como possibilidade de transformação das condições materiais de existência dos grupos sociais e das pessoas neles envolvidas, o GT Educação e Sociedade (GT E&S) procura elaborar ações, pesquisas, artefatos que contribuam para:

  • a reconstrução e o fortalecimento de laços sociais e identitários nas populações atingidas por Barragens;
  • a visibilidade de sentidos e relações de força em jogo em territórios significados pela presença de barragens (rompidas ou não);
  • a construção, a organização e a garantia de amplo acesso digital de/a espaços de testemunho, memória, registros, arquivos que contribuam para a rearticulação social das comunidades atingidas (sem que isso signifique renunciar a demandas de justiça e verdade);
  • associações entre as grandes iniciativas em andamento, especialmente entre universidades e instituições públicas que compactuem com os propósitos desse GT.

Esse movimento procurará afetar, assim, de um lado, a percepção social sobre a presença de barragens em espaços de vida e, por outro, formas de re-existir frente às barragens (rompidas ou não). Preocupamo-nos em realizar nossos trabalhos a partir dos interesses, das necessidades e dos desejos das populações atingidas por barragens.

Assim, várias possibilidades de ações, pesquisas e artefatos podem coexistir, como a relação com o ensino das ciências da terra; o trabalho com a formação de professores; o trabalho com crianças atingidas por barragens em idade escolar; o trabalho com as famílias atingidas por barragens; a construção de artefatos como espaços de memória que possibilitem outros laços com a existência em territórios marcados por barragens, além de outras possibilidades de (res)significação como documentários, exposições e aplicativos; a disponibilização de um arquivo com ações/pesquisas/artefatos já existentes que tratem de questões relativas à existência de barragens.