Sociologia pública: formas de divulgar

Um bom exercício para pensar o papel da sociologia nessas primeiras décadas do século XXI é analisar o seu lugar na esfera pública e as formas de divulgação na internet. Mencionarei três formas para praticantes da sociologia se comunicarem com um público mais amplo. A primeira é a construção de um blog. Criado em fevereiro de 2015, o blog A Vida Pública da Sociologia, gerenciado pelo Professor João Marcelo (CPDOC/FGV) inspirou este Vértice Sociológico. Fui seu aluno durante a graduação e hoje percebo a importância da comunicação para além das pequenas salas onde ocorrem eventos como os da Sociedade Brasileira de Sociologia, da ANPOCS e da Associação Brasileira de Antropologia.

A segunda forma, um pouco mais complexa, é a criação de canais de vídeo para divulgação de palestras e aulas. Instituições de ensino e as associações de pesquisa, normalmente, são responsáveis pelo envio de conteúdo audiovisual relacionado à sociologia. Para a aula inaugural de 2015 no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (UERJ), o convidado foi o Professor José Ricardo Ramalho, vinculado à UFRJ e atual presidente da ANPOCS. O vídeo com a palestra pode ser conferido no canal do YouTube.

Por fim, gostaria de destacar as experiências de divulgação científica nas redes sociais como Twitter e Facebook. Essa forma é a mais indicada para comunicações sobre chamada de trabalhos de periódicos e sobre prazos de submissão para eventos acadêmicos.

Antes de parar de escrever, listarei algumas experiências que pretendo apresentar no blog(espero que no futuro próximo) sobre formas de divulgar sociologia para quem não é da área. São três inspirações: 1) vídeos como este da Nature; 2) colaborações diversas sobre temas específicos como  ocorre no web site Circuito Acadêmico, resultado do projeto“Internacionalização da Sociologia Brasileira” do Departamento de Sociologia da UFRJ (recomendo um artigo sobre metodologia); 3) podcasts temáticos como os disponibilizados no site The Sociological Imagination.

Sobre Luã Leal 31 Artigos
Luã Leal é o responsável pelo blog Vértice Sociológico. Mestre e doutorando em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Bacharel em Ciências Sociais pela Escola de Ciências Sociais/CPDOC da Fundação Getulio Vargas (FGV). Meus interesses de pesquisa estão relacionados à sociologia da cultura e ao pensamento social.

4 Comentários

1. interessante discutir diferentes formas de se divulgar o conhecimento científico, estou ansiosa para ler mais sobre as experiências citadas.

2. Muito boas as suas dicas para divulgar sociologia, que poderiam ser aplicadas em todas as áreas científicas. É muito importante que cientistas se preocupem em divulgar suas pesquisas para uma público mais amplo do que os seus pares. Achei particularmente interessante a ideia de fazer essa comunicação via Twitter e Facebook, mas será que não caberia também uma divulgação via redes com uma maior concentração de jovens, tipo o Instagram. Acho que seria uma coisa bem diferente.

• Olá Paula, espero que você acompanhe as próximas postagens do blog, pois falarei das tentativas de aproximação da sociologia com o público infanto-juvenil. Eu não havia pensado no Instagram, mas é uma excelente sugestão. Sem pesquisar sobre o tema, tenho a sensação de que seria possível esse tipo de divulgação principalmente para os estudos de antropologia visual ou de história da arte. Prometo que pensarei bastante nestas redes para jovens, com maior apelo visual, e, certamente, inserirei um comentário na próxima postagem do blog.

Por enquanto, sugiro o instagram do Museu de História Natural de Nova York como exemplo de divulgação: https://www.instagram.com/amnh/

1 Trackback / Pingback

1. Vozes de cientistas - Vértice Sociológico

Seu e-mail não será publicado.