Rastros das ciências sociais

Antes de iniciar meu percurso pelos caminhos dos blogs científicos das áreas de humanidades, quero apresentar ao público alguns dos rastros que estou seguindo. Para quem vai acompanhar o “Vértice Sociológico”, gostaria de destacar algumas indicações que são interessantes, alguns sites e blogs destinados à divulgação científica ou à promoção de debates sobre a condição da sociologia como disciplina voltada a vários públicos.

Minha primeira dica: acompanhar as agências de notícia das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) se tornou indispensável para encontrar as fontes de informação para este blog. Discentes dos cursos de ciências sociais, se tiverem expectativa de continuar nos rumos da pesquisa acadêmica, precisam adotar a prática de acompanhar os informes e boletins da Fapesp, Faperj, Fapeam e congêneres. Dessa forma, é possível saber sobre editais, concursos e oportunidades no Brasil e no exterior, além de receber informações sobre resultados de pesquisa como a matéria “A antropologia física dos ‘vis aimorés’“, publicada pela Agência Fapesp em 7 de junho de 2016.

Para quem prefere podcasts, uma boa opção é ouvir um projeto de web radio da Unicamp, com programas dedicados a temas sobre ciência, cultura e tecnologia: Oxigênio.  O programa 22, por exemplo, dedicou o bloco “Arquivo da Ciência” a comentários sobre os 20 anos do Observatório da Imprensa, projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp.

Há um número considerável de informações sobre Ciências Sociais e ensino, sociologia pública e outros temas contemporâneos em blogs, boletins informativos e sites. Apresento uma lista de alguns que serviram para eu planejar o formato do Vértice Sociológico: Global DialogueÁfrica em questão (inativo, mas com boas entrevistas armazenadas), A vida pública da sociologiaTeoria Crítica.

Hoje dediquei o texto a seguir rastros, mas as próximas postagens abordarão temas específicos.

Sobre Luã Leal 31 Artigos
Luã Leal é o responsável pelo blog Vértice Sociológico. Mestre e doutorando em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Bacharel em Ciências Sociais pela Escola de Ciências Sociais/CPDOC da Fundação Getulio Vargas (FGV). Meus interesses de pesquisa estão relacionados à sociologia da cultura e ao pensamento social.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.