Jogando na academia com Bourdieu

Ocorrerá, em 19 de maio de 2018, o esperado evento Unicamp de Portas Abertas (UPA). A programação completa das atividades no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas pode ser lida aqui. Nas mesas do Instituto, participantes da UPA conhecerão “Lutas Simbólicas”, jogo de cartas inspirado na obra de Pierre Bourdieu. Quem estiver presente, aprenderá a dinâmica das partidas, cujas regras estão disponíveis aqui. É possível também baixar todo o material das “Lutas Simbólicas”, disponibilizado por quem formulou o jogo na Universidade Federal do Ceará (criação de Weslley Fellipe, Atila Tahim, Wisley Nunes e Daniel Valentim).

“Lutas Simbólicas” funciona como interessante ferramenta para explicar as noções básicas operacionalizadas no universo teórico de Pierre Bourdieu, sociólogo francês nascido em 1930 e falecido em 2002. Existem duas modalidades: o modo básico e o avançado. Escreverei sobre o primeiro porque será o jogado na UPA. No modo avançado, além dos dois tipos de cartas que tratarei a seguir (capitais simbólicos e “Ações Simbólicas”), quem joga precisa também operar com as cartas dos “Eventos” e lançar dados na mesa. O modo básico é o recomendado para iniciantes.

O objetivo do jogo é obter reconhecimento, mediante acúmulo de capital cultural, econômico e/ou social. Cada carta de capital simbólico, dos três tipos apresentados, possui um valor (de 0 a 4). Quem joga “Lutas Simbólicas”, precisa acumular 10 pontos em pelo menos dois tipos de capital (cultural e econômico, por exemplo). Há outro bolo de cartas, das chamadas “Ações Simbólicas” que movem cada lance efetuado. As “Ações Simbólicas” foram classificadas em quatro tipos: ordem, subversão, dogma e virtude.

Para maiores informações sobre o jogo, basta entrar no Facebook. No período entre 9h e 17h, a Unicamp realizará a UPA em diversos institutos e unidades, além da participação do Cotil, do COTUCA (ambos no Ciclo Básico II), da Agência de Inovação e da editora. A inserção de “Lutas Simbólicas” na programação servirá também para promover o Grupo de Estudos em Bourdieu (GEBU), credenciado pelo CNPq desde 2014.

Sobre Luã Leal 31 Artigos
Luã Leal é o responsável pelo blog Vértice Sociológico. Mestre e doutorando em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Bacharel em Ciências Sociais pela Escola de Ciências Sociais/CPDOC da Fundação Getulio Vargas (FGV). Meus interesses de pesquisa estão relacionados à sociologia da cultura e ao pensamento social.

Seu e-mail não será publicado.