Eleições e sistema representativo no Brasil

2018: para este ano estão previstas as eleições para deputado estadual, deputado federal, governador, senador e presidente. O Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP) começou a produzir uma série de vídeos para explicar ao eleitorado os meandros do sistema representativo brasileiro. É possível conferir os conteúdos divulgados acessando a página “IESP nas eleições“.

Image result for urna eletrônica

O projeto conta com a participação de sete laboratórios do IESP. O primeiro vídeo apresenta ao público uma entrevista rápida com a cientista política Argelina Figueiredo, o segundo, as explicações de Fabiano Santos sobre o sistema eleitoral. De forma sucinta, os vídeos abordam:
  • os tipos de restrição ao voto;
  • as exigências de alistamento e registro;
  • a diferença entre voto não-secreto, voto secreto não-oficial e voto secreto oficial (com cédula fornecida por órgão responsável pelo processo eleitoral);
  • como ocorre a contagem dos votos em cada fórmula eleitoral (majoritária, proporcional e mista);
  • a diferença entre sistema majoritário (maioria simples ou maioria absoluta) e proporcional;
  • o método D’Hondt;
  • coligações partidárias e distribuição de cadeiras.
Além dos vídeos, dois textos foram publicados: “Mídia e eleições”, por João Feres Jr., e “Lei da Ficha Limpa”, pelo Núcleo de Pesquisas em Direito e Ciências Sociais. Vale lembrar que nesses momentos de decisão da vida política, sobretudo em contextos de crise, recorrentes interpretações sobre a organização da sociedade voltam à tona. Os velhos impasses retornam ao cenário das disputas como dilemas que precisam ser resolvidos. Como exemplo, vale citar as recentes reverberações do 80ª aniversário de publicação do livro Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Hollanda.
Se despertou seu interesse, clique aqui para assistir a todos os vídeos pela canal no Youtube.  Para quem leciona no ensino médio, o ano de 2018 é propício para debater os sistemas de representação política no Brasil em sala de aula. E a equipe do IESP está fornecendo uma importante ferramenta para disseminar informações sobre as eleições.

Sobre Luã Leal 31 Artigos
Luã Leal é o responsável pelo blog Vértice Sociológico. Mestre e doutorando em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Bacharel em Ciências Sociais pela Escola de Ciências Sociais/CPDOC da Fundação Getulio Vargas (FGV). Meus interesses de pesquisa estão relacionados à sociologia da cultura e ao pensamento social.

1 Trackback / Pingback

1. "Plebiscito palavra difícil" - Vértice Sociológico

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.