Divulga Cientista – Anísio Teixeira

10556323_1507940729419851_1959854812826492600_n

Por Carolina Medeiros

Em ano de Eleições presidenciais, afloram no país discussões e propostas de projetos de políticas públicas que o futuro governante deverá seguir. Uma dessas propostas está sempre em evidência, principalmente no debate entre os eleitores: a educação.

E falar em educação, é falar também de Anísio Teixeira, um dos maiores educadores brasileiros.
Nascido em 12 de julho de 1900, em Caetité, na Bahia, Teixeira foi personagem central na história da educação no Brasil, principalmente nas décadas de 1920 e 1930, quando difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova — que tinha como princípio a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento em preferência à memorização.

Na década de 1960, participou, juntamente com Darcy Ribeiro, da criação da Universidade de Brasília, vindo a ser seu segundo reitor.
Escreveu vários livros, aonde defendeu a renovação do sistema educacional brasileiro em bases democráticas, atendendo à formação das classes menos favorecidas. Acreditava que a educação é a base de uma sociedade, e que só por ela é possível chegar a justiça social e igualdade de direitos.

Formado em direito pela Universidade do Rio de Janeiro, o educador assumiu diversos cargos públicos durante sua carreira, como Inspetor Geral de Ensino da Bahia, Diretor-Geral da Instrução Pública e Secretário de Educação e Cultura do Distrito Federal, entre outros. Foi também consultor geral da UNESCO.

Era candidato a uma vaga na Academia Brasileira de Letras, quando faleceu no Rio de Janeiro, em 11 março de 1971, em circunstâncias ainda misteriosas. Seu corpo foi encontrado no fosso do elevador do prédio de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, importante pensador brasileiro, membro da ABL. A versão oficial consta como acidente. Entretanto muitos responsabilizam o regime militar pela sua morte.

Leia o artigo

Artigo: Trajetória de Herdeiro entre dois Projetos Políticos
Autor: Anísio Teixeira
Revista: Revista Educação e Pesquisa  (vol. 35, n. 1, 2009)