Divulga Cientista – Alfredo de Barros

Outubro Rosa

O mês de outubro é também lembrado como o Outubro Rosa, graças à campanha de conscientização que alerta as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O Divulga Ciência, em homenagem ao Outubro Rosa, publica hoje o perfil de Alfredo Carlos S. D. de Barros, mastologista, coordenador do Núcleo de Mastologia do Hospital Sirio-Libanês de São Paulo.

O pesquisador é graduado em medicina pela Universidade de São Paulo, em 1977, com doutorado em Obstetrícia e Ginecologia também pela USP.

É professor livre-docente de ginecologia na USP e foi presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, entre 1998 e 2001, da Federação LatinoAmericana de Mastologia, de 2001 a 2003, e professor titular da Faculdade de Medicina de Santo Amaro.

Atualmente é coordenador do Núcleo de Mastologia e Responsável pela Residência de Mastologia do Hospital Sírio Libanês, presidente do Instituto Grupo de Estudos de Mastologia e membro da Academia de Medicina de São Paulo.

Leia o artigo O impacto psicológico do câncer de mama, publicado na Revista Brasileira de Cancerologia (vol. 21, n. 2, 2005), em que o pesquisador analisa o impacto psicológico produzido pelo câncer de mama através da revisão da literatura médica.

Ele considerou que os estudos não avaliam o impacto psicológico que o câncer de mama desde o início de sua descoberta (auto-exame e posterior diagnóstico), o que, segundo o mastologista, “seria de grande valia, pois as pacientes passam, durante todo este processo, por períodos de luto relevantes”.

O pesquisador concluiu ser imprescindível a formação de uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos e médicos, para juntos proporcionarem à mulher com câncer de mama, um atendimento humanitário.

Artigo: O impacto psicológico do câncer de mama
Autores: Maria Fernanda de Matos Maluf, Lincon Jo Mori, Alfredo Carlos S. D. Barros
Revista: Revista Brasileira de Cancerologia