Ranking SciELO Dez revistas com mais downloads em 2015

Screen Shot 2015-12-29 at 10.49.47 PME a se vai 2015, um ano em que as revistas científicas brasileiras foram o destaque do nosso blog e ano em que o SciELO, maior indexador de acesso aberto de revistas científicas brasileiras e latino-americanas e um dos maiores do mundo, estabeleceu que a divulgação dos conteúdos dessas publicações nas redes sociais faz parte dos critérios obrigatórios de indexação.

Nesta postagem, o Divulga Ciência apresenta as dez revistas científicas brasileiras indexadas no SciELO com mais acessos em seus artigos. De um total de 354 revistas indexadas (incluindo aquelas já descontinuadas) e superando 191 milhões de acessos ao longo do ano, as dez revistas que tiveram maior número de acessos superam 35 milhões de acessos (18%) e se concentram – como ficou claro nos rankings mensais – na área de medicina e saúde.

Mas a primeira do ranking é a revista Estudos Avançados, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), com 4,5 milhões de acessos ao longo de 2015. A publicação multidisciplinar trata de questões atuais de relevância nacional, como a última edição que aborda o Desemprego, tema que preocupa todos os brasileiros. Outro destaque fora da área de saúde é a Química Nova, da Sociedade Brasileira de Química e que traz artigos de química em geral, em sexto lugar. A revista tem seção especial sobre educação, revisões e artigos que podem despertar interesses de áreas afins ou interessados em geral. Exemplo disso é o artigo da última edição sobre gênero, que destaca a carreira da escritora inglesa Jane Marcet que escreveu o livro Conversations on Chemistry in 1806 e que trouxe importante contribuição para popularizar a química e disseminar a educação sobre esta área.

As revistas de ciências humanas, sociais aplicadas, exatas e agrárias são minoria mesmo quando consideramos as 50 revistas com mais acessos de artigos. Elas somam 16 delas na seguinte ordem: humanas (7); sociais aplicadas, agrárias e exatas com 3 cada.