O Seu Humor Afeta Sua Confiança nos Outros

ResearchBlogging.orgNos últimos dias, tenho andado extremamente mal-humorado. Obviamente, esse é sentimento que tem consequências grandes na caracterização das relações sociais. Ademais, quem gosta de ficar perto de pessoas mal-humoradas?

Mas qual é a real influência do mau-humor na cognição social? Muitas pesquisas mostram, por exemplo, que o mau-humor, na verdade, melhora a capacidade de raciocínio lógico da pessoa e melhora também o processo de tomada de decisões. O mau-humor facilita a detecção de problemas e reduz o que chamamos de viés confirmatório (a tendência que temos de favorecer as informações e fatos que confirmam nossas hipóteses e pre-conceitos). Mas qual é o seu impacto no mundo social. Como lidamos cognitivamente com os outros quando estamos de mau-humor?

Esta pergunta foi investigada pelos pesquisadores Joe Forgas e Rebeka East da Universidade de New South Wales na Austrália. Todos nós sabemos que uma das tarefas sociais mais difíceis do nosso dia-a-dia é decidir se podemos ou não confiar em alguém. Confiança é um sentimento que depende do tipo de relação que temos com a pessoa e com a qualidade dessa relação. Assim, decidir se seu amigo, namorado, marido ou esposa está ou não dizendo a verdade depende de vários fatores que, muitas vezes, não estão no nosso controle. O nosso humor é um desses fatores. Desconfiança demais atrapalha, assim como confiança demais também atrapalha.

Joe Forgas e Rebeka East estavam interessados em saber se a nossa capacidade de confiar (ou não) em alguém, bem como a nossa capacidade de detectar mentiras é influenciada pelo mau-humor. Em outras palavras: será que quando estamos mal-humorados acreditamos menos nas pessoas?

No estudo, os 117 participantes foram induzidos (primed) a ter bom ou mau-humor (a manipulação foi feita com vídeos de 10 minutos de duração: comédia, documentário e um vídeo sobre morrer de câncer). Obviamente a manipulação foi confirmada e realmente funcionou.

Após assistirem aos vídeos de comédia, documentário ou câncer, os participantes assitiram a outros quatro vídeos em que uma pessoa tentava se defender de uma acusação de roubo. Em alguns dos vídeos, a pessoa se defendendo estava mentindo (ela realmente havia roubado algo) e em outros ela não estava mentindo. Basicamente, os participantes tinham que decidir se a pessoa no vídeo estava ou não falando a verdade. A manipulação completa foi feita de maneira bem sistemática.

O resultado do estudo foi bem direto. Ele mostrou evidência clara de que o humor de uma pessoa afeta diretamente o nível de confiança dessa pessoa em outras. O bom-humor aumenta a tendência a se acreditar em alguém, ao passo que o mau-humor diminui essa tendência. O mais interessante do estudo foi que pessoas induzidas ao mau-humor apresentaram uma capacidade maior de detecção de mentiras do que as pessoas bem humoradas. Em outras palavras, elas foram mais competentes na identificação das pessoas que estavam realmente mentindo.

O interessante é que esse resultado se relaciona, em parte, com as outras pesquisas que mostram que as pessoas mal-humoradas são melhores nos processos cognitivos de tomada de decisão. Isso pode ser por que elas detectam com mais facilidade alternativas falaciosas e tem um olhar menos “positivo” e apaixonado com relação aos fatos.

As implicações desse resultado são diversas. Dentre elas, a idéia de que se for mentir, ou esconder algo de alguém, monitore o humor da pessoa. Se ela (ou ele) estiver naqueles dias, sua tarefa de mentir pode ficar um pouco mais trabalhosa.

No mais, ano que vem o Cognando volta com um humor um pouco mais em alta!!! Feliz 2011!!!

Ps.: Foto by Letícia Martins!

Referência:
FORGAS, J., & EAST, R. (2008). On being happy and gullible: Mood effects on skepticism and the detection of deception☆ Journal of Experimental Social Psychology, 44 (5), 1362-1367 DOI: 10.1016/j.jesp.2008.04.010

Esta entrada foi publicada em Psicologia Cognitiva. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para O Seu Humor Afeta Sua Confiança nos Outros

  1. Letícia Martins disse:

    >Acho que com o novo template do blog a foto ficou pra trás... mas pra minha participação não passar em branco aqui está o link da imagem:http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRYyyiXhoFe4PMcNdZL5RhkDUNweDu9f7u3uyL6N-_9ZrchhplyvJsO2LUGObrigada André, pelo espaço aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *