13 – O que podemos aprender com Charizard sobre energia solar

Eu vou começar este texto com este trecho em inglês (4):

Fonte: Bulbapedia

Tradução: “O ataque especial aumenta, porem os pontos de vida caem em cada turno”.

O que você pensou? Com certeza você imaginou a energia solar, correto? Pois sim, está é uma habilidade do game Pokemon em que ao sol, a criatura tem seus ataques do tipo fogo mais fortes. O sol (ou luz solar segundo o jogo) é um clima que pode ser induzido por uma habilidade ou um ataque. Porém, observem este vídeo (em especial entre 1:44 até 3:18):

Vocês viram que a barrinha do Charizard reduziu, não é (1)? Isto tem a ver com o que foi explicado no trecho em destaque. O Pokemon tem seus poderes ampliados, porém vai perdendo força em cada turno.

Mas o que isso tem a ver com o Blog?

Tem a ver com a razão do Charizard ficar com a barra reduzida. Afinal, quem já jogou Pokemon ou não, já parou para se perguntar porque o Pokemon com essa habilidade vai perdendo vida? O Blog visa tentar explicar esta pergunta com os conceitos dos painéis solares em si.

Vida útil dos painéis solares

Será que o Charizard é um painel solar? Os painéis solares, assim como qualquer máquina, possuem um prazo de validade. Eles já se desgastam no primeiro ano de uso, porém devido a sua eficiência este fato não é percebível. A razão é que estes painéis já são preparados para isto. E a longevidade do funcionamento da energia solar é bem maior se levar em conta todos os equipamentos além dos painéis (3).

Fonte: ExtremeTech

Seria isso uma causa? Se a vida é longa, porque ele vai perdendo vida a cada turno?

Vida útil da vida humana

Será então o Charizard relacionado com a vida humana ao invés do painel solar em si? Bem, segundo um estudo feito com dados do National Center for Health Statistics (NCHS) e do National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), demonstram a relação do tempo de vida da pessoa com a irradiação solar. O link deste estudo estará nas referências bibliográficas. Em todos os grupos de idade, o tempo de vida das pessoas diminui com o aumento da insolação segundo os gráficos do artigo. O tempo de vida cai em exigências de insolação menores, conforme a idade da pessoa aumenta (2).

Mas será que isto tem a ver? Ele vai perdendo vida a cada turno, mas o tempo do Pokemon estaria mais relacionado ao nível. Veremos a última hipótese.

Pontos quentes

Os pontos quentes são um fenômeno que ocorre quando as células do painel solar, ao invés de entregar energia, a dissipa. Isto se deve por operar em uma temperatura acima de sua capacidade. Tanto que pode causar danos as células do painel, podendo deixar estas inúteis. O sombreamento também pode provocar estes pontos quentes. Inclusive nas fontes tem um estudo destes pontos quentes para quem se interessar (5).

Fonte: Ilumen

Me parece a alternativa mais plausível. O que acham? Mas será que o sol é intenso o bastante para ele sofrer danos com esta habilidade?

Conclusão

Qual das três hipóteses você acha que faz o Charizard perder vida ao sol? Fora isso, o que você aprendeu com a energia solar através deste exemplo? Links na descrição e bons estudos.

Referências Bibliográficas

(1) Charizard OVERHEATS Pokemon Ultra Sun Ultra Moon: RU Wi-Fi Battle vs Daniel! (1080p). Youtube, , 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=rucFZ7U2-lk>

(2) DAVIS, G. E.; LOWELL, W. E. Data in Brief Sunspot data and human longevity. v. 21, p. 1579–1590, 2018.

(3) GUIMARÃES, G. Kit de Energia Solar: Qual a Vida Útil dos Equipamentos? Disponível em: <https://www.solarvoltenergia.com.br/blog/kit-de-energia-solar-vida-util/>. Acesso em: 19 nov. 2018.

(4) Solar Power (Ability). Disponível em: <https://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Solar_Power_(Ability)>. Acesso em: 19 nov. 2018.

(5) SOLÓRZANO, J.; EGIDO, M. A. Hot-spot mitigation in PV arrays with distributed MPPT (DMPPT). Solar Energy, v. 101, p. 131–137, 2014.

Fonte da capa:

Icons made by Roundicons Freebies from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY
Icons made by Freepik from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY
Icons made by Vectors Market from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY
Icons made by Roundicons from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY

Rafael Henrique

Sou graduado em Engenharia de Energia pela PUC Minas. Recentemente, concluí o mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP. Decidi dar inicio a este blog, com o intuito de abrir o espaço de divulgação científica relacionado a energia e seus temas relacionados.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. 20 de fevereiro de 2020

    […] Você já ouviu falar de Pokemon, correto? Bem, se sim, saiba que já abordamos essa franquia relacionando Charizard com energia solar. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content