49 – Amapá e energia

E aí pessoal, como vocês estão? Estão bem?

Bem, em 2020 tivemos o apagão no Amapá[1], o qual tivemos varias notícias sobre ele. O blackout ocorreu devido a um incêndio, o qual gerou 2 blecautes totais e 22 dias de fornecimento em rodizio.

Apesar do apagão ter sido resolvido, isso gerou bastante debate na internet, em especial em relação a luz ser privada ou não. Tal debate é o assunto do blog de hoje.

Conta de luz e privatização

Durante o episódio no Amapá, surgiram varias threads no Twitter em relação ao ocorrido. Dentre elas, uma que chamou atenção é em relação ao usuário Igor Reale[2] (@igorrealequatro). Ele tinha perguntado quanto era a conta de luz em Amapá e o resultado foi espantoso, pois em comparação a vários locais, os Amapaenses tinham contas muito caras para pouco consumo em relação aos demais.

Tal episodio foi devido que a empresa local é privada[3] com um péssimo histórico[4], a qual denominada Gemini Energy, a qual detém 85,04% de participação na linha e 14,96% são da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Aparentemente, devido a isto, reforçou argumentos em relação a não privatização da Eletrobras[5]. Porém, há pessoas, como Mac Cord que não enxergam que isso prejudique o desempenho da privatização da mesma[6].

Descaso

Tal episódio gerou revolta na região. Inclusive, alguns moradores no seu direito de protestar pela volta a luz acabaram sendo reprimidos pelo estado, o qual deveria ajudar e tentar aliviar a situação[7]. Isso ate reflete nas condições sociais, pois pelo que foi indicado, algumas residências não foram afetadas[8].

Até mesmo uma das medidas pés-apagão prova mais um descaso, a qual é o aumento da conta de luz por conta dos gastos com este[9].

Finalmente, o presidente esperou 14 dias após o ocorrido para verificar a região.

Logo, tais fatores só indicam que a região, além do problema energético, estava tendo um descaso muito grande pelos que deveriam estar um passo a frente na resolução do problema.

Conclusão

Esse assunto é uma prova de que privatização não a solução, ou ate mesmo a solução magica ao qual se imagina. Além do mais, as evidencias levantadas mostram um descaso que não poderia haver ate mesmo dos setores governamentais. Principalmente por conta do problema ter sido em relação aos transformadores, e não em relação a energia em si. Temos um texto exemplificando que acidentes assim são inadmissíveis na engenharia, porém embora este também tenha sido relacionado a administração.

Como é um tema mais relacionado a manutenção de uma indústria (considerando a causa) e não de gerenciamento de energia, a única coisa a se cobrar é uma maior dedicação do estado e do setor privado ao país. A única coisa a se criticar quanto ao gerenciamento de energia é meramente ao descaso de alguns moradores, idem a sua conta que não acho que deveria ser cara.

Peço desculpas a demorar a falar neste tema. Mas eis o que acho e espero contribuir para o debate.

Ficheiro:Bandeira do Amapá.svg – Wikipédia, a enciclopédia livre

Referências

[1] G1, Apagão no Amapá: veja a cronologia da crise de energia elétrica, G1 – Globo, disponível em: <https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2020/11/18/apagao-no-amapa-veja-a-cronologia-da-crise-de-energia-eletrica.ghtml>, acesso em: 30 dez. 2020.

[2] REALE, Igor, Amores amapaenses quanto é a conta de luz média de vocês para eu por aqui e chocar as p****?, Twitter, disponível em: <https://twitter.com/igorrealequatro/status/1326538810415443968>, acesso em: 30 dez. 2020.

[3] DIAS, Pedro Neves, Caos de energia no Amapá deve servir de exemplo para o Rio Grande do Sul, Brasil de Fato, disponível em: <https://www.brasildefators.com.br/2020/11/12/caos-de-energia-no-amapa-deve-servir-de-exemplo-para-o-rio-grande-do-sul>, acesso em: 30 dez. 2020.

[4] Amapá sem luz: privatização da companhia elétrica pode ser desfeita, Tecmundo, disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/mercado/206424-amapa-luz-privatizacao-companhia-eletrica-desfeita.htm>, acesso em: 30 dez. 2020.

[5] WETERMAN, Daniel; SABINO, Marlla, Apagão no Amapá provoca reação contra privatização da Eletrobrás, Estadão, disponível em: <https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,apagao-no-amapa-provoca-reacao-contra-privatizacao-da-eletrobras,70003510808>, acesso em: 30 dez. 2020.

[6] BLOOMBERGNEWS, Apagão no Amapá não prejudica venda da Eletrobras, diz Mac Cord, O Globo, disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/apagao-no-amapa-nao-prejudica-venda-da-eletrobras-diz-mac-cord-24738909>, acesso em: 30 dez. 2020.

[7] Em meio a apagão, Macapá vive noite de desespero, com protesto e repressão policial, Brasil de Fato, disponível em: <https://diariocarioca.com/brasil/noticia/2020/11/07/em-meio-a-apagao-macapa-vive-noite-de-desespero-com-protesto-e-repressao-policial/10170460.carioca-rj.html?fbclid=IwAR2Z-XXQlQilIFOhOTDmfqLhPrDw1fQ8zrMQSFuX0okoczYOIS2soDBisUs>, acesso em: 30 dez. 2020.

[8] RACIONAMENTO NO AMAPÁ POUPOU RESIDÊNCIAS EM ARREDORES DE HOSPITAIS, EPOCA, disponível em: <https://epoca.globo.com/brasil/racionamento-no-amapa-poupou-residencias-em-arredores-de-hospitais-24746166?fbclid=IwAR0Ypq0hm621Sro_8vCI0PXTR5dsFRKqJiitNK0nKAsNIsCxllbt2jEU8Cw>, acesso em: 30 dez. 2020.

[9] SABINO, Marlla, Gastos com apagão no AP serão divididos na conta de luz de todos os consumidores, Estadão, disponível em: <https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2020/11/13/gastos-com-apagao-no-ap-serao-divididos-na-conta-de-luz-de-todos-os-consumidores.htm?fbclid=IwAR1RV3WYHj-WCGOHtTh_VOrGKT3uVzkSfSJbq1sZgiPthfS-japgfmrTgaA>, acesso em: 30 dez. 2020.

Rafael Henrique

Sou graduado em Engenharia de Energia pela PUC Minas. Recentemente, concluí o mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP. Decidi dar inicio a este blog, com o intuito de abrir o espaço de divulgação científica relacionado a energia e seus temas relacionados.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Penha disse:

    Muito bom. É bom todos repensarem essa ideia de privatização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *