A sacada de gênio de uma cientista

Quando falamos que alguém é cientista, muitas pessoas se assustam e imaginam uma pessoa como Einstein, com cabelo bagunçado; ou explodindo coisas, como a dupla Pink e Cérebro.

A realidade é que cientistas são pessoas normais, estudiosos que seguem uma rotina de laboratório intensa, com muitos experimentos que, na maioria das vezes, não dão certo.

É, caros leitores, cientistas vivem mais de erros do que de acertos, mas devemos lembrar que as maiores descobertas da humanidade foram feitas ao acaso, então acredito que estamos no caminho certo.

A pesquisa

Todos nós, cientistas, desejamos ter uma ideia genial, fazer uma descoberta revolucionária ou criar um produto para ser comercializado, mas infelizmente não são todos que conseguem essa conquista em um curto período de tempo.

Na ciência é preciso ter paciência e perseverança! Foi o que fez a Dra. Alessandra Alves de Souza, que teve uma sacada de gênio e descobriu um produto através de pesquisa básica.

Bactéria Amarelinho

A cientista e pesquisadora Alessandra, juntamente com seus alunos, estava desenvolvendo uma pesquisa com uma bactéria que causa doença nas plantas de laranja, conhecida como “Amarelinho”.

A planta é contaminada quando o inseto cigarrinha alimenta delas. É possível comparar, mais ou menos, como acontece quando o mosquito da dengue pica um humano.

Ela age da seguinte maneira:

  1. Dentro da planta ela se junta com outras bactérias, formando uma comunidade, chamada de biofilme;
  2. A comunidade entope os vasos das plantas e impede que os nutrientes necessários para crescimento caminhem por toda a planta.

A ideia da cientista Alessandra

A pesquisadora Alessandra, que é mãe, e estava com o filho doente em casa, percebeu que o remédio que ele estava tomando para melhorar a tosse e expectorar, tinha a função de desfazer a secreção densa e viscosa que fica dentro das nossas vias respiratórias.

E foi aí que ela teve uma luz e pensou: “Será que eu não posso usar esse mesmo produto para fazer minhas bactérias desgrudarem uma da outra e quebrar o biofilme?”.

Ela testou a substância do remédio (N-ACETILCISTEÍNA) no biofilme e, adivinhe, funcionou!

O resultado

O teste e o resultado das pesquisas teve um resultado incrível e abriu uma oportunidade de negócio. A empresa CiaCamp foi criada, e deverá desenvolver um novo produto para comercialização.

O plantio de laranjas e a ciência agradecem!

A pesquisa básica definitivamente é algo importante, e esse trabalho de formiguinha pode se tornar algo útil e inovador.

Logo da empresa CiaCamp
Logo da CiaCamp

E você sabe o que a genética tem a ver com o suco de laranja? Assista ao vídeo a seguir e confira este texto sobre o tema.

Sobre Descascando a ciência 65 Artigos
O objetivo do Descascando é deixar conteúdos sobre o mundo agrícola e a ciência mais fáceis de serem entendidos. Queremos facilitar o "cientifiquês", para que todos tenham acesso à informação.

21 Comentários

  1. Parabéns pelo Post e pelo vídeo. Ficaram ótimos! Quanto a ideia do uso do NAC nada teria sido possível se não fosse o conhecimento gerado através do projeto genoma da Xylella, do apoio dos órgãos de fomento e dos alunos motivados pelo trabalho científico.

  2. Que texto mais delicioso de ler. Parabéns, pessoal! Sobre a parte inicial do texto, eu costumo dizer o seguinte: dizem que a maioria dos cientistas é formada por pessoas normais. Bem, é verdade. Mas, por outro lado, vez em quando, a gente conhece alguns malucos também, não é mesmo? Eu conheço vários aqui da Unicamp mesmo…ahaha. Brincadeiras a parte, eu acho que esse primeiro parágrafo do texto rende um novo post. Dá pra fazer uma discussão bem bacana sobre como a gente é despertada para as coisas da ciência. De onde vem a inspiração? Eu, particularmente, era apaixonada pelo Beakman’s World. Acabei virando jornalista e hoje em dia já aprendi um pouco mais sobre essa visão estereotipada do cientista. Mas, confesso que quando o próprio ‘Beakman’ passou aqui pela Unicamp, eu fui lá buscar o meu autógrafo. E olha só, tinha um montão de gente comigo 🙂

    • Oi Camila, que bom que gostou do post.Estamos com várias ideias de posts e sua sugestão é muito bem vinda e iremos acatar com certeza! Aliás, aceitamos muito mais sugestões…hahaha. Bju

  3. Parabéns pelo trabalho de vocês neste Blog. Linguagem acessível ao grande público e divulgação da boa ciência feita em nossas instituições de pesquisa!

  4. Parabéns, adorei.
    Realmente quando falamos que fazemos pesquisa a maioria das pessoas nos olham estranho. E termos que repetir os experimentos é normal né hehehe
    Sacada de gênio essa de aplicar o remédio expectorante na planta da laranja!!!!

  5. Tenho lido as postagens do “Descascando” e descoberto coisas muito interessantes sobre as plantas cítricas. Muito boa a ideia de um blog com uma temática assim, específica. Nunca mais vou pensar numa laranja como uma mera laranja, hehe.

6 Trackbacks / Pingbacks

  1. UMA SACADA DE GÊNIO - Blogs Científicos - UNICAMP
  2. Bactérias X-MEN - Descascando a ciência
  3. Um blá blá blá de bactéria - Descascando a ciência
  4. Para que servem os eventos científicos? - Descascando a ciência
  5. Atração Fatal - Armadilhas contra pragas agrícolas
  6. Comunicação de bactéria confundida por planta transgênica

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*