(EA)2 Pesquisa
  • Início
  • Sobre
  • Colaboradores
  • Contato
  • Blogring

Educação – O Método Trezentos: engajamento e solidariedade

Método Trezentos: engajamento e solidariedade Aprenda ensinando No fim do mês de outubro de 2019 a Unicamp promoveu o VII Seminário de Inovações Curriculares. Este evento vem se consolidando como um importante espaço de discussão e compartilhamento de pesquisas, experiências, Leia mais…

Por Diego Pansani, 5 anos atrás

A necessidade da proficiência pedagógica dos docentes e a importância das habilidades sociais no ensino

O artigo foi publicado em 2018, na revista Acta Scientiarum pelos autores Joene Vieira-Santos, Almir Del Prette e Zilda Aparecida Pereira Del Prette. O texto trata de uma revisão sistemática sobre as habilidades sociais na docência universitária, na modalidade presencial. Leia mais…

Por Thamires Gouveia, 6 anos16 de outubro de 2019 atrás

O que são Comunidades de Prática Online e sua importância para a educação

A ideia de aprendizado cria a imagem de uma relação entre aluno e mestre. Entretanto, estudos de aprendizagem revelam um conjunto mais complexo de relações sociais por meio do qual a aprendizagem ocorre: vai além de adquirir conhecimento. A Comunidade Leia mais…

Por Gabi Victorelli, 6 anos3 de junho de 2019 atrás

Gamificação no Contexto Universitário

A partir da matéria “Aprendizagem Baseada em  Jogos Digitais”  vamos  falar agora sobre gamification – derivado da palavra game, cujo a tradução literal para o português é jogo – foi  abrasileirada para GAMIFICAÇÃO. Pode ser denominado como constructo que prevê Leia mais…

Por Gabi Victorelli, 6 anos6 de maio de 2019 atrás

Educação na casa: perspectivas de desescolarização ou liberdade de escolha?

Educação na casa: perspectivas de desescolarização ou liberdade de escolha? (1) Resumo O objetivo do texto é tratar sobre a educação doméstica. Haveria, na atualidade, pelo menos duas perspectivas relacionadas ao assunto: uma ligada ao projeto neoliberal de sociedade, de Leia mais…

Por Diego Pansani, 6 anos6 de maio de 2019 atrás

Aprendizagem baseada em jogos digitais

Você está preparado para ensinar seus alunos gamers?  A discussão sobre jogos digitais e educação tem crescido exponencialmente atraindo a atenção e interesse de pesquisadores e desenvolvedores  de diferentes áreas em busca da aplicação deste recurso no processo de ensino aprendizagem. Leia mais…

Por Gabi Victorelli, 6 anos2 de maio de 2019 atrás

Interdisciplinaridade é possível na graduação

O artigo foi  publicado no periódico “Revista Brasileira de Educação Médica (RBEM)” na seção  “Relato de Experiência”. O periódico é publicado há 39 anos pela ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica). Resumindo, o texto apresenta um estudo de caso desenvolvido Leia mais…

Por Georgia Martins, 6 anos22 de março de 2019 atrás

Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão e a Flexibilização Curricular: uma visão  da Extensão

Como estamos num momento de intensa discussão sobre a Curricularização da Extensão na Unicamp, procuramos auxiliar neste debate fazendo um breve levantamento do trabalho realizado por diversos autores, em 2006, o qual procura explorar diversos pontos essenciais sobre o tema Leia mais…

Por Diego Pansani, 6 anos7 de fevereiro de 2019 atrás

Tensa relação entre ensino e pesquisa na formação inicial de professores

O artigo[1] que comentamos aqui foi publicado no periódico “Espaço do Currículo”[2] organizado pelo Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba em 2015. A autora, Carla Carolina Nova[3], docente na Universidade Federal do Recôncavo – UFRB, afirma que este Leia mais…

Por Georgia Martins, 6 anos5 de fevereiro de 2019 atrás

Usando Aprendizagem Baseada em Problemas em Grandes Grupos

Síntese do artigo: “Estratégia Educacional Baseada em Problemas para Grandes Grupos: Relato de Experiência”, Sílvia Fernandes Ribeiro da Silva ET AL, 2015. Revista Brasileira de Educação Médica. 39(4): 607 – 613. O texto procura, utilizando-se de um relato de experiência, Leia mais…

Por André Garcia, 6 anos3 de fevereiro de 2019 atrás
ISSN

2526-6187

Nossas redes sociais
Tags
aprendizagem ativa comunidades currículo debate docência educação ensino extensão fórum gamification grandes turmas habilidades homeschooling jogos metodologias pesquisa problemas práticas público
  • Blogring
  • Colaboradores
  • Contato
  • Sobre
Hestia | Desenvolvido por ThemeIsle