Rio+20 – Um post sem foco

Portugese

Eu queria ter feito desse blog o meu diário da Rio+20, gostaria de ter colocado um post por dia contando tudo que vi e senti nesses dias, mas infelizmente fazer isso não seria assim tão simples como eu imaginava. O Parque dos Atletas fica longe pra caramba da Zona Sul (onde estou hospedada) e nenhum dos dias eu sai do meu trabalho às 16h e voltei direto para casa, sempre ficava por lá pra ver alguma palestra, passear pelos stands, conversar com alguém ou simplesmente ir para um happy hour com os voluntários. Convenhamos que frequência e regularidade nunca foi o forte desse blog, agora não seria diferente.

No dia 18 eu consegui ir assistir um dos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, na verdade só vi esse por que ninguém sabia me informar de fato se era aberto ao público, a assessoria de imprensa me dizia que sim, as pessoas que estavam trabalhando lá diziam que não ou que não tinham certeza, até que uma das minhas amigas voluntárias foi lá tentar e conseguiu, segui os passos dela e foi ótimo pois conhecer o Riocentro foi muito legal.

Cheguei no fim dos diálogos sustentáveis sobre a água e nem vi muita coisa, mas entre um diálogo e outro eu acabei descobrindo lá perto do palco um cara que eu admiro muito: Muhammad Yunus, Prêmio Nobel da Paz de 2006. Li esse ano um dos livros dele e fiquei mais encantada com toda a história dele, o pai do microcrédito.

DSC02291
Eu e Muhammad Yunus.

O Diálogos que assisti foi o sobre Cidades Sustentáveis e Inovação moderado pelo André Trigueiro. Achei uma forma muito legal de debater assuntos, mas vou ser sincera, a democracia às vezes me cansa, mas é sensacional vê-la acontecendo. Acho que o processo dos diálogos me encantou mais do que o assunto debatido ou a que conclusões foram chegadas. Achei tudo superficial e genérico demais.

Se você quiser um rápido resumo da Rio+20 do ponto de vista das cidades, acho que o Cidades e Soluções tem uma resumo bem bom: Um giro pelos eventos paralelos da Rio+20.

Como esse post foi sem foco vou fazer um listinha de outros posts (ou talvez faça um só mesmo) que quero fazer sobre a Rio+20 pra eu não esquecer:

  • ser voluntária num grande evento;
  • as impressões das pessoas que foram/ participaram do evento;
  • comida, consumo e comportamento;
  • eventos paralelos.

Caso algum outro assunto apareça ele entra depois.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *