Rio+20 – Eventos Paralelos

Portugese

Durante o evento no Riocentro um milhão de coisas aconteceram na cidade sobre o mesmo tema ao mesmo tempo e claro que trabalhando todos os dias no Parque dos Atletas pedir muita coisa. Consegui ir 1 dia no Forum on Science, Technology and Innovation for Sustainable Development. Eles estavam com transmissão ao vivo pela internet o que eu achei ótimo, apesar de não ter conseguido acompanhar muita coisa. Aliás se você quiser assistir os videos já estão disponíveis aqui. Como eu só fui em um dos paineis não posso falar do evento como um todo, mas pelos comentários que vi na rede acho que foi bastante proveitoso. O presidente do Conselho Internacional para a Ciência chegou a uma conclusão óbvia para mim: “A evidência científica demonstra de forma convincente que o nosso modo de desenvolvimento está a minar a resistência do nosso planeta “, disse Yuan Tseh Lee, presidente do International Council for Science (ICSU). “Temos de encontrar um caminho diferente para um futuro seguro e próspero. Com todo o conhecimento e criatividade que temos é absolutamente possível. Mas estamos correndo contra o tempo. Precisamos de uma liderança real, soluções práticas, e ação concreta para definir o nosso mundo em um caminho sustentável. ” Pra quem a gente precisa endereçar essa conclusão para que as coisas aconteçam mais rápido? Bom, nesse caso só consigo concluir que a humanidade anda a passos de formiga, infelizmente.

Também fui visitar a exposição Humanindade 2012 no Forte de Copacabana, adorei a exposição e pelo visto não fui a única pois as pessoas estavam esperando até 2 horas para pode visitá-la. Uma pena que só durou o período do evento. Veja algumas fotos e um videozinho que fiz em uma das salas.

DSC02233DSC02226DSC02228DSC02230DSC02237

Também fui no Rio+Social, teve um monte de gente legal, paineis interessantes, mas foi tudo muito rápido, um monte de gente legal falando por um tempo curtinho, isso me decepcionou bastante, mas não deixou de ser bom. Um evento que tem nomes como Muhammad Yunus, Ted Turner, Richard Branson, Ronaldo Lemos, Matthew Shirts, Pete Cashmore, Fabien Cousteau, Gro Brudtland, entre outros, não pode ser um evento ruim, né?

O discurso da Severn Suzuki foi feito colaborativamente, você podia mandar seu twitt com o que achava que era importante ser lembrado e uma equipe elaborou o texto a partir dos twitts, veja como ficou o discurso:

Eu não fui na Youth Blast, nem na Cúpula dos Povos, mas Bibiana Maia foi e também tá contando aos poucos lá no blog dela. A Aline Kelly também conta sobre a experiência dela na Rio+20 e ambas só foram nos eventos paralelos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *