Patentes Patéticas (nº. 58)

pegador de sorvete

Vai querer o quê? Sorvete quente? Você já deve ter ouvido essa piadinha velha, mas você nunca deve ter ouvido falar de Chad Budreau. Se dependesse dele, seria melhor tomar um sorvetinho morno. Ou quase isso. É de Budreau a ideia para um Heated Ice Cream Scoop Apparatus [Aparelho Pegador de Sorvete Aquecido]. Ou simplesmente:

Um pegador de sorvete incluindo uma concha formada com uma parede interior e uma exterior delimitando uma câmara de aquecimento entre as mesmas. A câmara de aquecimento inclui um respiradouro através da parede externa situado diametralmente oposto a um cabo alongado, o qual inclui suporte de montagem para um cartucho de aquecimento que direciona ar aquecido entre as paredes internas e externas do pegador.

Porque alguém se daria ao trabalho de pensar nisso? Mr. Budreau (de Fowler, Indiana), diz que seu invento serve para “aquecer a concha, permitindo a fácil entrada do pegador em um pote de sorvete e a subsequente facilitação da liberação do sorvete do interior do pegador.” Se você já teve que lidar com sorvete (muito) congelado, vai entender a ideia dele.

No entanto, o que há de mais patético na patente na patente nº. 5.131.832, aprovada em 21 de julho de 1992, é justamente o sistema de aquecimento proposto: “um suprimento de gás butano prontamente reabastecido em associação com a estrutura do pegador de sorvete.” Ou seja, o pomposo “cartucho de aquecimento” é um simples isqueiro escondido dentro do cabo!

concha + isqueiro
Tem fogo?

Budreau reconhece que sua ideia de aquecer sorvete para retirá-lo não é original: “a arte anterior […] utiliza elementos de resistência elétrica através da concha” para aquecê-la. A mais antiga das patentes relacionadas que ele cita data de 1969 (também há registros mais recentes, inclusive um do ano passado).

O uso de resistências elétricas é uma ideia que parece mais prática e mais segura, mas — ora bolas — Budreau só vê desvantagens nela. Ele considera sua combinação de isqueiro e concha mais prática simplesmente por não ter fios! Se até agora nada lhe pareceu ridículo, imagine um sorveteiro pedindo um isqueiro para lhe dar um sorvete…

Elétrico ou não, o pegador de sorvete aquecido não pegou. Em parte porque só seria útil em casos excepcionais para uma boa sorveteria. Em parte porque pegar sorvete endurecido só exige um pouco mais de esforço físico e não eletricidade. Muito menos isqueiros…

chevron_left
chevron_right

Join the conversation

comment 0 comments
  • Igor Santos

    Existe sempre a possibilidade do uso caseiro de conchas aquecidas, como Tim Allen demonstra aqui (primeiro minuto e quarenta): http://www.youtube.com/watch?v=kvnpdlL33lg

    • Renato Pincelli

      Ah, isso demonstra perfeitamente o quão patética é tal invenção!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website