Prazer, Sr. Nonsense

Edward Lear, em auto-caricatura

Em uma estação ferroviária qualquer da Inglaterra oitocentista, um gentleman comentava que suas crianças estavam lendo o Book of Nonsense. Quem quer que tenha sido, o tal senhor insistia em afirmar que Edward Lear não existia e que Lord Derby é que havia escrito o livro de poemas absurdos. Então, eis que surge outro gentleman, que estava só ouvindo a conversa e

juntanto-se espontanemente à conversação, disse — “Isso é um senhor equívoco. Eu tenho razão em saber que Edward Lear, o pintor e escritor, escreveu e ilustrou o livro inteiro.” “E eu”, disse o Gentleman, “tenho boas razões para saber, Sir, que vós estais redondamente enganado. Não existe essa tal pessoa, esse tal Edward Lear.” “Mas”, disse eu, “ela existe — e eu sou o tal — eu escrevi o livro!” Então que todos explodiram em risos, evidentemente me considerando um doido ou um piadista. Foi aí que eu tirei meu chapéu e mostrei-o, com Edward Lear e o endereço estampados em grandes tipos — e também um de meus cartões e um lenço marcado. Em meio ao espanto que devorava aqueles indivíduos incultos, eu parti, deixando-os a ranger os dentes em tumulto.

Esse senhor que aparece do nada e afirma ser Edward Lear não era doido nem piadista; era o próprio.

Mr. Lear (1812-1888) começou a carreira trabalhando como ilustrador científico para a Zoological Society de Londres e, mais tarde, para o Museu Britânico. Pintor minucioso de paisagens, publicou ainda no início da carreira sete livros de viagens que fez pela Itália, Grécia, Egito e Índia.

Em 1846, deu lições de desenho à Rainha Vitória (1819-1901) e escreveu seu primeiro Book of Nonsense. A partir de então se destacaria como autor de originais poemas humorísticos e absurdos. Foi um dos divulgadores do limerique (ou limerick), poema — geralmente de temática infantil ou humorística — de cinco versos com uma rima no primeiro, segundo e quinto e outra no terceiro e quarto.

chevron_left
chevron_right

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website