Descendo a Pudding Lane do séc. XVII

Fazer um passeio por Londres, hoje em dia, não é assim tão difícil. Mesmo sem sair de casa e sem gastar um penny, o Street View de Londres pode ser bastante divertido — tem até uma TARDIS! Entretanto, os fãs de Doctor Who ainda podem achar pouco. Afinal, apesar de ter de um passeio submarino em Galápagos ao CERN, passando pelo Rio Tâmisa, ainda não existe um Street View da Londres seiscentista, por exemplo. Mas se existisse, seria mais ou menos assim:

De fato, esse passeio virtual pela Londres pré-Incêndio existe, mas não é coisa do Google. É cria da Pudding Lane Productions, um grupo de estudantes da De Montfort University, de Leicester. Chelsea Lindsay, Luc Fontenoy, Dan Hargreaves, Joe Dempsey, Daniel Peacock e Dominic Bell participaram do Off the Map, um concurso que incentiva estudantes universitários a criar, com um programa chamado  CryEngine, da Crytek, modelos digitais em 3D a partir de mapas disponíveis na British Library.

Pudding Lane, a região recriada, é a mesma onde começou o Grande Incêndio de 1666. Segundo o Londonist, “embora muitos edifícios sejam conjecturais, os estudantes usaram um padrão de ruas realístico e incluíram até as placas de hospedarias e estabelecimentos genuínos mencionados no diário de Samuel Pepys [1633-1703].” Foi o bastante para impressionar a comissão julgadora, já que este foi o projeto vencedor do concurso.

Seria incrível se esta Londres seiscentista virtual virasse um cenário interativo de exploração urbana — ou mesmo um Street View. De qualquer modo, seria útil não apenas nas aulas de História mas também para escritores que queiram ambientar suas histórias naquela Londres, cenógrafos, desenvolvedores de games e — porque não? — internautas entediados.

[Londonist via Lost Splendor]

chevron_left
chevron_right

Join the conversation

comment 0 comments
  • Jonatas Pereira

Olá caro Renato, Crytec é o nome da empresa que desenvolveu o software que foi usado na reconstrução. O nome certo é CryEngine, que é um motor gráfico de vídeo games.

• Renato Pincelli

Obrigado pela correção, Jonatas.