A Suma Teológica e seus mínimos detalhes II

Summa Theologica. Ed. latina de 1623.
Summa Theologica. Ed. latina de 1623.

Depois de fazer uma divertida e esclarecedora enumeração dos detalhes (alguns sórdidos) da obra magna do tomismo, Isaac D’Israeli assim descreve uma edição francesa de 1615 da Suma totius Theologiae, de Tomás de Aquino:

É um tratado metapsicológico, ou a mais obtusa metafísica da teologia. Ocupa mais de 1250 páginas in-folio, de letras bem miúdas em duas colunas. É interessante notar que essa obra tem um apêndice de 19 páginas de duas colunas de errata e umas 200 de index! Tudo isso é organizado de maneira aristotélica: as dificuldades ou questões são apresentadas primeiro e as respostas são apensadas depois. Há 168 artigos sobre o Amor, 358 sobre os Anjos, 200 sobre a Alma, 85 sobre Demônios, 151 sobre o Intelecto, 134 sobre o Direito, 237 sobre os Pecados, 17 sobre a Virgindade e muitos outros numa variedade de tópicos. — D’ISRAELI, Isaac. Curiosities of Literature [Curiosidades da Literatura], Vol. I. Paris: Baudry’s European Library, 1835.

Note que há mais artigos sobre os anjos do que sobre o amor na Suma Teológica. Deve ser daí que vem a noção popular de que um debate teológico é mera discussão sobre o sexo dos anjos.

chevron_left
chevron_right

Join the conversation

comment 0 comments
  • carolina santos

    hehe adorei!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website