Livre-Pensador do Dia

Quem são os Livre-Pensadores? Onde e como vivem? Afinal, no que pensam? No Globo Repórter desta noite….

A partir de hoje começamos a responder estas e outras perguntas aqui. Inspirado pela leitura do Biographical Dictionary of Freethinkers of All Ages and Nations (1889), este que vos escreve resolveu divulgar um pouco da vida e da obra daqueles que pensam livremente. Embora a figura do livre-pensador esteja associada ao ateísmo ou agnosticismo, o dicionário biográfico que nos serve de fonte também inclui políticos, reformadores sociais, ativistas de direitos como a liberdade de expressão e de imprensa e até líderes religiosos.

No primeiro capítulo desta série, apresentamos J. M. Wheeler, autor do dicionário que nos inspira. Nossos verbetes vão ser traduções ou adaptações a partir de seu livro, que tem versão digitalizada. Além disso, também damos o texto original, em inglês, de cada verbete. Informações complementares ou notas de esclarecimento vão aparecer aqui, na descrição. Por exemplo: a foto de Wheeler foi publicada originalmente numa edição do Freethinker de 1883.

Apesar de extenso, o dicionário de Wheeler não é muito preciso quanto a dados como datas de nascimento ou morte (o que é compreensível, uma vez que essas informações sobre ateus e/ou livre-pensadores costumavam ser suprimidas ou destruídas antes do século XIX). Assim sendo, vamos publicar não diariamente mas com tanta frequência quanto possível. Quando não houver retrato dos personagens descritos, apresentaremos uma imagem de algo relacionado, como um livro ou o local de nascimento.

Referência principal

WHEELER, Joseph Mazzini. A Biographical Dictionary of Freethinkers of All Ages and Nations [Dicionário Biográfico de Livre-Pensadores de Todas as Eras e Nações]. Londres: Progressive Publishing Company, 1889.

chevron_left
chevron_right

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website