Um raio-x dos bastidores

Assim como toda empresa tem sua copa ou sala do café e todo grupo de laboratório tem sua lanchonete favorita para fofocar até o queixo amolecer colocar os assuntos externos em dia, o Science Blogs Brasil tem a sua lista interna de emails que serve para os blogueiros tirarem dúvidas, comunicarem coisas importantes, comparar o tamanho dos artigos e parabenizar os biólogos no dia 3 de setembro.
O que segue é uma discussão recente acerca de um assunto sério; quando um de nós morrer, o que acontecerá com o nosso blogue?

de: Igor Santos – 42.
para: discussão
assunto: “em caso de morte, publique meus rascunhos”
Qual é a nossa política, quanto aos blogues, em caso de morte? Podemos deixar um testamento virtual ou um autoepitáfio pós-morte? Ou ainda expirar nossos textos junto com o nosso último suspiro?
Garanto que quase todo mundo aqui tem rascunho suficiente para muitas publicações mal-assombradas do além-túmulo. Será que vale a pena publicar os melhores para mostrar “o que poderia ter sido”?
O que vocês acham?

Alan Mussoi – Nightfall in Magrathea
Eu deixo agendado.

Claudia Chow – Ecodesenvolvimento
sabe q as vezes eu fico pensando, se eu morrer, quem vai avisar vcs? da minha familia acho q ninguem conhece vcs!

Claudio Angelo – Curupira
Xiii… devo fazer uma gaveta, então? Porque vivo ninguém lê o meu blog, morto é capaz de eu não conseguir nem atualizar mais.

Luiz Roberto – Massa Crítica
Como fazer um sistema seguro para ser aberto em caso de morte?
Com as senhas dos sites e contatos que devem ser avisados.
Já pensei nisso (não muito). E não consegui pensar em um sistema que possa ser alterado facilmente e que seja seguro (até em caso de furtos na residência).
Até

Igor Santos – 42.
Tem uns sistemas esquema dead man’s switch. Toda semana, ou a cada quinze dias, você tem que dizer que ainda está vivo. Se passar da data, ele manda uma mensagem para uma terceira parte apontada.
Existe também um modelo mais antigo, chamado “cartório”, que é o primeiro a saber da sua morte. Para coisas mais importantes que um rascunho de blogue você pode fazer um testamento com cláusulas confidenciais e tal.

Isis Nóbile Diniz – Xis-Xis
Sabe que também penso nisso? Já até cogitei deixar todas as minhas senhas com meu irmão…

Luiz Bento – Discutindo Ecologia
Acho que o Igor está preocupado com sua viagem para o Rio…

Igor Santos – 42.
Não necessariamente. Eu tenho um post agendado para “daqui a um mês” que tento mudar pelo menos uma vez por semana com uma “mensagem do além” em caso de morte e pensei nisso quando fui atualizar para dia 5 de outubro incluindo “minha morte incendiária naquele avião”, porque eu quero ficar famoso prevendo a minha própria morte. Mas isso é outro assunto.

André L. Souza – Cognando
Li em algum lugar que uma mulher previu a propria morte e, com medo de estar certa, se matou antes da data…

Gabriel Cunha – RNAm
LOVE U ALL!
Essa lista é foda, muito melhor que ficar assinando feed =)

anônimo 2
Quando eu tiver 62 anos, um coração com 4 pontes e estiver morando na casa da sogra, talvez eu me preocupe com isso…

Samir Elian – Meio de Cultura
Aquele momento cobstrangedor que as pessoas do busao te olham estranho pq vc deixou sair um riso um pouco alto demais…

Igor Santos – 42.
Alguma posição oficial?

Kentaro Mori – 100nexos
Nós temos os dados de contato de todos os sciblings, mas ainda mais com o crescimento da rede, é realmente uma boa ideia.
Vamos formalizar isso, mas de pronto basta enviar instruções para mim e o Atila do que fazer caso @ scibling não esteja mais entre nós. As instruções são sigilosas, e como eu e o Atila nunca embarcamos no mesmo avião, sempre pensando nessas coisas, ou eu ou ele garantiremos que elas sejam cumpridas.
Abs

Carlos Hotta – Brontossauros em meu Jardim
Não tenho mais voz oficial mas acho que a posição é algo como:
“Não morram.” e “Se vcs morrerem, seus posts serão os últimos de seus problemas.”

Igor Santos – 42.
Minha expectativa é: vasculhem meus rascunhos e decidam o que fazer com eles.
Minha realidade é: estarei morto, não me importarei.
Meu desejo real: coloquem na capa do blogue “IGOR MORREU! BWAHAHAHAHAHAHA” e algo chocante, tipo a foto do acidente dos Mamonas ou a de um lindo gatinho recém nascido com a inscrição “i can haz reincarnation?”

Claudio Angelo – Curupira
Faço minhas as palavras do Igor.

Atila Iamarino – Rainha Vermelha
No site do Igor o máximo que eu colocaria é um “in case of death, do not baptize”
Temos como publicar posts deixados em rascunho, basta o Scibling em questão deixar instruções ou afins. Mas também prefiro a tática do não morram, por favor.

Isis Nóbile Diniz – Xis-Xis
Vixe, meus rascunhos ficam no meu computador! Por favor, peçam para meu respectivo passarem para vocês. Aliás, também quero uma mensagem igual a do Igor, fiquei com inveja.

Gabriel Cunha – RNAm
Eu vou tirar uma foto de Elvis Gordo e pedir para vocês adicionarem a legenda “Gabriel has left the building”. Pode ser, chefia?

Atila Iamarino – Rainha Vermelha
uma foto dessa vai deixar sérias dúvidas se você morreu de fato

André L. Souza – Cognando
Nesse caso poderia ser “Gone fishing with Elvis”

Gabriel Cunha – RNAm
Átila, essa dúvida é melhor ainda: mais clicks no SBBr. Tem também a ironia de um hype desses fazer com que eu contribua mais morto que vivo =)
Se eu tirar a foto de Elvis e colar num fundo com um disco voador então…

Ana Arantes – O Divã de Einstein
Antes que alguma dúvida apareça, queria deixar registrado que eu (ainda) estou viva, embora meu blog esteja em coma.
Obrigada,

Rafael Soares – RNAm
Gone fishing whit Elvis.Ass: RNAm

Discussão - 4 comentários

  1. Samir Elian disse:

    Acho que vou deixar de rascunho um post sobre microrganismos e decomposição... e quem sabe termina-lo com algo como: "é isto que está acontecendo comigo neste momento".
    Mórbido?

    • Igor Santos disse:

      Eu até pensei em fazer toda uma série de "o que está acontecendo com o meu corpo agora" mas ia dar muito trabalho ficar adiantando a data de tantos posts.

  2. Embora eu tenha uma tag chamada "memento mori", eu nunca pensei nisso! Eu tenho uma meia centena de rascunhos - alguns estão na fila há anos -, e não gostaria que alguém publicasse coisas que eu não considerei bom o bastante. Por outro lado, eu nunca teria como saber se realmente são boas sem publicá-las (e estando morto, menos ainda).
    Em todo caso, acho que se eu morrer, o Hypercubic vai junto comigo mesmo. Mas, como tenho algumas séries fixas, acho que seria instigante para meus leitores ter um blog interrompido, que (pra mim pelo menos) é instigante descobrir uma obra inacabada. Eles pensariam: qual seria o Enigma ou a Patente Patética ou o Em uma palavra de hoje? Talvez eles quisesem contribuir. Seria possível? Seria interessante um blog herdado por seus leitores? Ou será que mesmo assim ele acabaria descaracterizado?
    Oh, wait, eu acabei criando mais perguntas do que respostas! 😛

  3. Clacs disse:

    Me dei ao trabalho de sair do google reader (falando em falecidos, né?) pra vir aqui contar: eu ri!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias