Destilando – 1 ano e 11 encontros depois

Ano passado quando decidi fazer um Happy Hour com o povo da Divulgação de Ciência (DC) do Twitter nem imaginei onde isso poderia chegar. A bem da verdade não sei se fomos muito longe, mas pelo menos agora temos um grupo de pessoas que se reúne uma vez por mês para falar bobagem e se divertir junto mesmo a distância.

Convite do primeiro Destilando, lá no distante 2020.

Tudo começou bem improvisado usando uma conta grátis do Zoom, que nos primeiros meses eu criava uma nova a cada mês para ganhar tempo ilimitado na primeira reunião (#ficaadica). No primeiro mês eu não sabia que para usar a ferramenta mais incrível dessa plataforma de reuniões tinha que ser habilitada e por isso não usei, mas também não apareceu tanta gente assim. Nos meses que se seguiram eu aprendi a configurar direito a ferramenta e então pude separar as pessoas em grupos menores quando muita gente (mais de 20 pessoas) aparecia.

Ai a partir de Setembro descobri que a plataforma Sympla oferecia de graça o Zoom para eventos gratuitos, não pensei 2 vezes antes de migrar o evento para lá, facilitou bem a vida dessa que vos fala que tinha que abrir uma conta nova no Zoom todo mês e ainda enviar email com o link da reunião algumas horas antes do evento. Agora o Sympla faz isso pra mim.

Nos 4 primeiros meses do evento (maio a agosto) tivemos um total de 135 inscritos, mas não tenho bem registrado quantas pessoas de fato apareceram a cada mês, nem quantas das que se inscreviam de fato compareciam. A partir de Setembro com a ajuda do Sympla esses números começaram a ficar mais claros e organizados. 

Nesses 11 encontros um total de 324 pessoas se inscreveram. Desde setembro, 128 pessoas passaram pelo evento, tivemos uma média de 40 por evento e uma média de 62 inscritos por mês. Abril foi nosso recorde de inscritos: 99 e 57 deles passaram lá para nos dar um oi.

Mas a verdade é que esse evento é muito mais que números (e nossos números nem são tão impressionantes assim), as pessoas que se reunem em torno dele, as conversas que aconteceram, as iniciativas que tomaram forma e se sentiram energizadas por causa dele são as mais importantes. Costumo brincar que nosso case de sucesso do Destilando é o perfil Voyeur de Animais Coloridos (VColoridos) da Daniele Rodrigues. Ela apareceu no primeiro encontro influenciada pelo orientador (que era blogueiro do Science Blogs Brasil) e perguntou o que o pessoal achava da ideia de um perfil de DC que ela tinha em mente. Ai tomou forma e hoje além do perfil no Twitter com mais de 4 mil seguidores, ainda tem podcast e blog.

Eu pessoalmente posso dizer que por causa do Destilando conheci várias pessoas que hoje chamo de amigos e que falo regularmente além do evento, pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo. Sim, temos expatriados participando também. Professores e pesquisadores no exterior que muitas vezes aparecem para nos fazer inveja por já terem sido vacinados ou por não lamentarem falta de verba para fazer seu trabalho, os pesquisadores brasileiros que ainda permanecem por aqui que lutem, né? (mas a gente gosta de vocês mesmo assim).

E pra celebrar 1 ano da existência desse Happy Hour consegui uns brindes ai pra sortear entre os participantes, além de cupom de desconto para comprar cerveja artesanal no Bro’s Beer, então fica o convite, se inscreva, compre cervejas e venha dar boas risadas e se divertir com a gente no próximo dia 26! Tá aqui o link: https://bit.ly/DestilandoSBBr

Até lá!

P.S.: Quero aqui super agradecer a Doppel Store, Bro’s Beer e Quatro Graus pelo apoio nessa celebração. Seria menos divertido sem vocês, com certeza!

A experiência Destilando

E ontem (14/05) rolou o primeiro Destilando. O Happy Hour de divulgadores e entusiastas da ciência. Inspirada com uns encontros online que tivemos com a nossa comunidade do ScienceBlogs Brasil resolvi fazer um evento social aberto para todo mundo que curte esse universo. Em tempos normais as vezes rolam encontros presenciais do pessoal conhecido, em sua maioria em São Paulo, mas em tempos de pandemia fazer algo online seria até mais interessante pois gente que está longe também poderia participar.

E foi muito gratificante. Teve gente de todas as regiões do Brasil, o que me deixa bem contente. Tivemos até alguns brasileiros que estão fora do Brasil.

Foi muito intrigante saber da dificuldade do professor da UFPA que desistiu de iniciar suas aulas de geofísica online para os alunos pois mais de 20% deles não tem acesso a internet. Foi interessante ouvir a dúvida da estudante de graduação se deveria  produzir conteúdo sobre animais coloridos. Teve gente se contactando para planejar o Pint of Science em Belém. Teve gente sugerindo legendas em espanhol para os videos do Átila. E piadas de que todos estavam se refugiando no Happy Hour pois não queriam ver mais uma live apocalíptica do Átila.

Tivemos momentos com 25 pessoas ao mesmo tempo na sala, o que foi um tanto caótico, em tese eu gostaria de ter dividido as pessoas em grupos menores, mas o recurso para fazer isso não estava disponível, disseram que pelo fato de eu ter logado pelo app (que o próprio zoom me ofereceu para baixar ) e não pelo browser. Mas para uma primeira experiência achei muito válida e quem esteve parece que gostou e alguns estão até pedindo mais.

Sim, pretendo organizar mais encontros desse tipo e foi muito bom ver tanta gente apoiando e se nutrindo de um simples encontro de pessoas que se empolgam por coisas parecidas. A minha intenção é fazer algo leve, descontraído e descompromissado. Quem quiser fazer parte está convidado é só seguir nosso twitter para ficar sabendo dos próximos planos.

Muito Obrigada para cada um que apareceu: Júlia Tessler, Felipe Campelo, Alberto Dávila, Ana Arnt, Vinícius Penteado, Alisson Brandão, Carolina Sotério, Roger Kogler, Bessa, Márcia Jamille, Jéssica Lígia, Weverton Trindade, Leandro Tessler, Ana Paula, Alberto Akel, Rafael Bento, Éverton Fernandes, Dayane Machado, Ricardo Ogando, Sabine Righetti, Karl, Igor Santos, Takata, Paula, Daniele Rodrigues, Lucas Rosa e Átila. (Se esqueci de alguém me falem, quem faltou o link aqui me falem tb)

ScienceBlogs Brasil 10 anos!

10anos_3
Para quem não sabe o ScienceBlogs Brasil começou como Lablogatórios em 2008 e apenas alguns meses depois mudou para ScienceBlogs Brasil  e agora em agosto completamos 10 anos!
E para comemorar decidimos fazer uma blogagem coletiva convidando quem quiser para publicar textos no nosso blog Tubo de Ensaios. Quer participar? Veja como vai funcionar:
Serão 4 semanas de publicações, cada uma com um tema diferente, a primeira semana de publicação dos textos será a partir do dia 09/07/2018, portanto para essa primeira semana vamos receber textos até a sexta-feira anterior (06/07/2018). E assim segue, sendo a data limite para quem quiser enviar textos sobre o tema da semana a sexta-feira anterior, ok?
Os critérios para a publicação dos textos são:

  • Seu texto passará pela leitura dos participantes do ScienceBlogs e eles votarão a favor ou não da publicação;
  • O texto deve ser inédito e nunca publicado em nenhum site ou rede social;
  • Atender ao tema da semana. Textos fora do tema serão descartados;

Os temas serão:
1ª semana – Blogs morreram? (entrega até 06/07, publicações a partir de 09/07)
2ª semana – Ciência e política (entrega até 13/07, publicações a partir de 16/07)
3ª semana – Fazer ciência, minha vida de cientista (entrega até 20/07, publicações a partir de 23/07)
4ª semana – Tema livre (entrega até 27/07, publicações a partir de 30/07)
Enviar o arquivo em formato word.
Não se esqueça de colocar uma pequena apresentação sua no fim do texto, se quiser pode incluir foto, é só mandar.
Os textos devem ser enviados para o mail: contato@scienceblogs.com.br
Se você tem um blog e quiser participar fazendo publicações com os temas da semana nos mande o link para divulgarmos nas nossas redes sociais.

#MinhaCienciaEmUmTweet

Quando vi o tweet abaixo do Instituto Serrapilheira, não pensei duas vezes e adotei a ideia. E assim nasceu a hashtag mais bem sucedida do momento: #MinhaCienciaEmUmTweet.

Com a ajuda da ferramenta de monitoramento Torabit, descobrimos alguns dados das primeiras 36 horas da campanha como você pode ler nesse post da Revista Superinteressante.
Mas até 16/11 – 12h tivemos: 3994 tweets com 2071 autores únicos.
Todos os estados brasileiros participaram da campanha, isso mostra que ciência tem interersse no Brasil todo.
O dia com mais participação foi dia 11/11 com um total de 1274 tweets.
Os perfis mais influentes (com maior número de seguidores) que twitaram ou RT a hashtag foram:

  1. Nil Moretto
  2. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
  3. Ale Siedschlag
  4. Marco Gomes
  5. Pesquisa Fapesp
  6. Ulisses Sebrian
  7. Academia Brasileira de Ciências
  8. Caio Gomes
  9. Abril
  10. Schwarza

Os 10 tweets mais RT:

A professora Raquel Recuero fez uma análise da hashtag também, veja:

Como a Revista Superinteressante colocou a url do post dela sobre a hashtag no Facebook alguns comentários também aconteceram lá.
Infelizmente não é possível saber quantos posts tivemos no Facebook, mas várias páginas que falam de ciência fizeram posts sobre a campanha e várias pessoas também falaram de suas pesquisas no Facebook usando a hashtag, bastante curioso ver a hashtag migrando para outra rede social. Se você quiser ver esses posts sugiro colocar na hashtag na busca do Facebook.
Tivemos 2 participações no Instagram.
Resumo no infográfico dos dados da campanha:
INFO#MInhacienciaemumtweet
As análises das professora Raquel apontam que ainda estamos falando só para nós mesmos, portanto isso é um ponto que temos que nos preocupar, até quando vamos apenas falar para quem nos entende ou quem se interessa por ciência? Temos que levar isso para mais gente e sair desse clubinho fechado dos cientistas pois nós sabemos da nossa importância mas e o resto da população? A participação deles é importantíssima.

Adeus a um apaixonado pela ciência

chivononpo
É com a imagem do provérbio italiano que nos despedimos do nosso scibling dos mais ativos e com data de nascimento mais antiga: João Carlos da Cunha Lima, nosso blogueiro do Blog Chi Vó non Pó. Querido por todos os sciblings, João se definia como um oficial reformado da Marinha com uma enorme paixão (não correspondida) pelas ciências. Depois de seu primeiro texto em 14 de Maio de 2005, e 746 posts publicados depois, ele veio a falecer na madrugada do dia 25 para 26 de Junho de 2016.
Desejamos conforto aos seus entes queridos.

Caro João, descanse em paz!

Breakthrough – Nova série do NatGeo

Tornados, sol, termas na Islândia, fusão nuclear e cerveja artesanal, sabe o que tudo isso tem em comum? Você vai descobrir no quinto episódio de Breakthrought a nova série do canal NetGeo que estreia 07 de novembro, às 22h15.

Nós estivemos na premiere de Breakthrought no Instituto Tomie Ohtake dia 21 de outubro e assistimos ao quinto episódio que foi dirigido por Akiva Goldsman, produtor de grandes sucessos de Hollywood, como “Perdidos no Espaço: O Filme”, “Constantine” e “Eu Sou a Lenda” e que também trabalhou como produtor, roteirista e diretor na série “Fringe”.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A série toda tem apenas 6 episódios e cada um deles teve a direção e a produção de algum famoso Hollywoodiano (Paul Giamatti!!!). Temas relacionados aos limites do planeta e dos seres humanos são contados de forma a prender a atenção de qualquer pessoa que se interesse minimamente por ciência.

Foto: Marcio Bruno

Achou o Rafael na foto? Foto: Marcio Bruno

O episódio que vimos, “Energia no Limite”, é realmente muito bem feito, produção impecável e efeitos visuais lindos, mas o que mais chama atenção é como as histórias são contadas e os personagens reais apresentados. Vamos para um exemplo.

O episódio começa com um tipo de personagem que todo mundo adora: o gênio de garagem. Neste caso, um senhor simpático que quer induzir tornados para girar turbinas e com isso gerar eletricidade. Confesso que ficamos meio céticos com a viabilidade dessa alternativa, e a série não entra em detalhes de em que ponto de eficiencia essa ideia está, mas mostra a baita estrutura que esse cara conseguiu pra fazer o protótipo dele.

Normalmente vemos gênios de garagem incompreendidos, ou por não terem recursos para passar para outra fase, ou por serem charlatões mesmo. Este último caso acontece muito, por isso tenha sempre o pé atrás com supostos “gênios-boicotados-pela-grande-indústria” e seus motores perpétuos. No caso da série mostram uma coisa rara de se ver nessa escala: uma ideia de garagem que deu certo!

Juntando grande produção técnica, e um storytelling muito bem pensado, Breakthrought, ou Bem Vindo ao Futuro, parece que vai agradar a muita gente, e não só aos science geeks.
Veja o trailer para a série:

Ganhadores do concurso "Explique sua tese para a vovó"

concurso título tese

Nosso concurso teve por objetivo estimular os acadêmicos a pensarem fora do jargão e das palavras difíceis. Quanto mais simples melhor, não é mesmo? Essa postura faz mais pessoas entenderem o objetivo do seu trabalho, trazendo proximidade e aceitação dos temas científicos.

Divulgação científica é um dever de todo cientista.

E aqui vão os 3 mais votados, que receberão como prêmio  “O Livro dos Milagres” de Carlos Orsi. Parabéns aos vencedores!

1)   Ligia Moreiras Sena

Original: “Atividade neurofarmacológica do pericarpo dos frutos de Passiflora edulis variedade flavicarpa: envolvimento de flavonoides C-glicosideos”.

Explicando para a vovó: “Vó, tentei fazer o povo trocar o rivotril por maracujá, mas não consegui”.

A Ligia fez até uma imagem bacana:

Screen Shot 2014-01-02 at 12.21.44 PM

2)   Paulo Ricardo Roth

Original: “Taxonomia de pequenos roedores pretéritos com contribuições ao
conhecimento das mudanças paleoambientais do Holoceno no nordeste do
Rio Grande do Sul, Brasil”.

Explicando para a vovó: “Quais tipos os tipos de rato moravam no RS antes do nono chegar pra derrubar o mato e plantar a roça de arroz”.

3)   Jônatas Bussador Do Amaral

Original: “Células MCF-7 como modelo 3D no estudo de câncer de mama humano”.

Explicando para a vovó: “Crio bolinhas de câncer Vó”

———————————

Lembrando que os blogueiros do ScienceBlogs Brasil escolheram seus 10 preferidos, e esses que foram para a votação aberta. Veja aqui o resultado de todos os 10 selecionados:

grafico_concurso

Vote na melhor tradução de título de tese

concurso título tese
Vote no seu tradutor de título de tese favorito!
Selecionamos aqui os dez melhores. Agora é com você! Vote até sexta-feira, 13/12/13.
Os três mais votados vão ganhar “O Livro dos Milagres” de Carlos Orsi!

Explique sua tese para a vovó!

concurso título tese

Você sempre fica nervoso quando algum parente te pergunta o que você está estudando no seu mestrado/doutorado (ou pós doutorado, iniciação científica)? Nunca fica satisfeito com as suas tentativas de explicar um assunto que você sabe que conhece com a ponta da língua? Infelizmente, essa não é uma habilidade treinada na academia e muitos cientistas apanham quando precisam explicar o que fazem para alguém que não seja formado na sua área de atuação.

Para estimular essa habilidade, o Science Blogs Brasil convida qualquer pesquisador ou estudante, de graduação, mestrado, doutorado ou profissional a criar coragem e explicar o título do seu trabalho de uma maneira tão simples que a sua avó e o seu sobrinho de 10 anos conseguiriam entender!

Prêmio

Os três melhores vão ganhar “O Livro dos Milagres” de Carlos Orsi! Divulguem o concurso com colegas da sua universidade e nos seus perfis pessoais em redes sociais!

Regras

Envie na sessão de comentários dessa postagem o título original e área do seu trabalho (dissertação de mestrado, tese de doutorado, título do trabalho de iniciação científica, artigo científico) e em seguida um título não-técnico, que chamaremos de “título fácil”. Lembramos que é um título, então foquem em algo curto e direto ao ponto. Você pode mandar quantos títulos diferentes de trabalhos seus quiser – não há limites de submissão por pessoa.

O prazo para envio é até dia 29/11/2013. Depois, será aberta uma votação para eleger a melhor “transformação” de título em nossa fanpage no Facebook. Curta lá!

Exemplos

  • Original: “Eficiência de difração e transferência de energia em experimentos de mistura de duas ondas em cristais de bismuto” (link)
  • Fácil: “Estudo sobre a dificuldade de criar duas ondas em uma lagoa caso ela fosse feita de cristais de bismuto (e caso as pedrinhas que você jogasse fossem de luz)”

  • Original: “Produção primária microfitobentônica em ambientes rasos” (Tese de doutorado em Ecologia)
  • Fácil: “Como plantas bem pequenas conseguem produzir o seu próprio alimento, até debaixo d´água”

Para mais dicas de como fazer isso, veja esse artigo aqui. 

Aproveite a primeira rodada do interCiência, o intercâmbio de divulgação científica!

head_interciencia01
Encerrada a primeira rodada de nosso “amigo oculto” entre divulgadores de ciência! Doze autores escreveram doze textos publicados em doze blogs, mas você pode adivinhar quem escreveu qual texto?

Além de aproveitar este conjunto extraordinário de textos criados como presentes especiais, você também pode concorrer a um exemplar d’“O Livro dos Milagres – A ciência por trás das curas pela fé, das relíquias sagradas e dos exorcismos”!
Para receber este livro em sua casa, basta adivinhar quem escreveu quais textos. Utilize este formulário para participar do bolão da primeira rodada – o livro será sorteado às 12h do dia 3/3/2013 (domingo) entre aqueles que tiverem acertado o maior número de autorias.
Você pode enviar vários chutes, mas todos devem ser enviados sob o mesmo endereço de email, e apenas o formulário mais recente será considerado no sorteio. Tentativas de participar com mais de um endereço de email serão sumariamente desclassificadas.
Fique atento pois os participantes desta primeira rodada podem revelar aqui nos comentários ou em seus blogs quais textos escreveram! Ah, os autores participantes desta primeira rodada não concorrem ao prêmio, mas ainda podem participar do bolão!
Quando anunciarmos os resultados publicaremos uma lista de classificação de todos os participantes do bolão, por ordem de quem tiver acertado o maior número de autorias!
– – –
E você, que divulga ciência, que tal participar desta brincadeira com outros criadores? Uma espécie de amigo oculto, onde ao invés de trocar presentes embrulhados, divulgadores de ciência possam trocar textos, vídeos e arte em geral promovendo conhecimento e a diversão seja descobrir quem foi o autor ou autora? Já temos os doze participantes da segunda rodada do interCiência, e estamos esperando a sua inscrição para outras rodadas! Saiba mais e inscreva-se neste link.

Categorias