Escola de líderes

Quantas vezes nós da academia acreditamos que pesquisa de verdade só é feita em universidades. Ou até mesmo que uma pesquisa só tem seu valor quando gera um artigo científico. E você imaginaria alguma coisa de alto impacto social sendo realizada fora do mundo das universidades? E se eu te falar que isso acontece?

Eu encontrei essa realidade em um evento realizado na escola pública E.E.Vereador Euclides Miranda em Sumaré, o FeVEM, que reúne algumas escolas da região e realizam uma feira científica, em que cada grupo de dois a três alunos, em geral, desenvolvem uma idéia a partir de algo que eles acreditam que possa mudar seu ambiente.

E cá entre nós, saem coisas incríveis de lá. Cada um deles tem seu tema divido em áreas: biológicas, exatas, ciências sociais e tecnológicas, e recebem apoio durante as oficinas sobre onde buscar informações de confiança e como desenvolver o projeto.

Durante a feira são apresentados: pôster, um diário de bordo e até produtos, quando existem. Sendo assim, vou citar alguns poucos projetos que eu  avaliei enquanto estive lá, mas sem dúvida, muitos outros também mereciam seu espaço aqui.

1. Benefícios do Chá de goiabeira

A Amanda e a Laura foram atrás dos benefícios de se utilizar o chá de folhas de goiabeira, e identificaram um potencial principalmente em emagrecimento, mas com efeitos colaterais benéficos, como melhorar o brilho dos cabelos, entre outros.

2. Enxaguante anti-periodontite

A Isabelle fez sua pesquisa para desenvolver um enxaguante anti-periodontite utilizando apenas produtos naturais.

3. Tratamento da Oleosidade

A Alessandra, Beatriz e Iris já optaram por identificar o que leva a oleosidade natural da pele e em como poderiam desenvolver um creme que pudesse ser utilizado durante os dias quentes mantendo a pele saudável e fresca.

4. Ácido úrico: Causas, sintomas e possíveis tratamentos

 

 

 

 

 

 

 

A Amanda e a Gabriela foram atrás dos sintomas e causas para tratamento de excesso de ácido úrico no organismo, encontrando algumas ervas que podem ser utilizadas como tratamento natural.

5. Manipulação de produtos naturais para estimular o crescimento e a hidratação capilar

A Júlia, a Isabella e a Gabriela, buscaram plantas naturais que pudessem ser utilizadas para ajudar o crescimento dos cabelos e além disso, hidratar os fios.

E o melhor, que pudessem ser aplicados a todos os tipos de cabelos.

6. Fogão que utiliza energia solar

Esses alunos da escola E.E. Dom Jayme, utilizaram seu tempo para bolar uma estratégia de reduzir o uso do gás de cozinha e ajudar, dessa forma, a combater o uso de combustíveis fósseis.

Então eles começaram a construir uma placa para captar energia solar que gerasse energia suficiente para manter um fogão.

7. Utilização do melão de São Caetano para pomada cicatrizante

Esse grupo já pensou em pesquisar sobre o melão de são caetano, popularmente aplicado para tratamentos no estômago, diabetes, pedra nos rins e outros, além de ser conhecido também por suas características antibióticas e antioxidantes.

Então elas desenvolveram uma pomada cicatrizante, e balas de gelatina sem açúcar, para evitar o sabor amargo da fruta.

8. Benefícios do Aloe vera contra acnes

O Tomás utilizou o tempo das oficinas para buscar solução para um problema que incomoda grande parte dos adolescentes, a acne.

Ele desenvolveu um sabonete natural com base no aloe vera, que é popularmente conhecido por seus efeitos calmante, cicatrizante e anti-inflamatório. E a melhor parte, tem um cheirinho incrível!

Outras fotos:

O mais encantador é a motivação, o brilho nos olhos e o sorriso que fica evidente nas fotos. E que mesmo com essa empolgação toda, eles conseguem manter a consciência de recorrerem a profissionais da área para identificar o que é indicado ou não.

Está claro que essas escolas descobriram uma forma impressionante para aplicar a pesquisa e fazer dela mais do que geração de conhecimento, e sim um projeto de vida com aquilo que temos em mãos e com uma motivação e organização que impressionam qualquer um.

Como dizer depois disso tudo que não existe escola pública de qualidade? E o que vocês acham, isso é uma Escola de Líderes, sim ou sim?

 

“A ciência nunca resolve um problema sem criar pelo menos outros dez. ” George Bernard Shaw

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Sobre Sheila Tiemi Nagamatsu

Formada em Biotecnologia pela UFSCar, Dra. em Genética e Biologia Molecular com ênfase em Bioinformática na UNICAMP, apaixonada por desenvolvimento pessoal e, atualmente, pós-doutoranda em YALE na área de psiquiatria.

2 respostas para Escola de líderes

  1. Maria Isabel Javorka diz:

    Estou extasiada ... com o coração aos pulos ao verificar o quão longe os alunos dessa escola estão chegando em tão curto espaço de tempo. Orientação de professores competentes...comprometidos...idealistas...aliada ao incentivo e estímulo de toda a equipe escolar...resultando em formação de jovens cientistas e pesquisadores atuando em soluções simples e eficientes. Parabéns....reconhecimento...e gratidão...a todos que de alguma forma contribuiram para essas ações e resultados...!!! #euacreditonoprofessor #jovemtransformandorealidades
    #essepaístemjeito

  2. Claudia Blumer de Castro diz:

    Nós, da EE Vereador Euclides, Miranda agradecemos muito por sua parceria e pelas validações. O fomento ao ensino por investigação é uma forma de oportunizar a aprendizagem ativa que, comprovadamente dá bons resultados em todas as áreas do conhecimento. Junta-se à receita uma equipe motivada e estudantes que descobrem novas possibilidades de projetos de vida e de protagonismo juvenil. Resultados: motivação e aprendizagem significativa! Sonho da educação...

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