Museu de História Natural de Berlim, uma experiência inesquecível! (V.2, N. 12, 2016)
O Museu de História Natural de Berlim surgiu em meados de 1810, resultante da fusão de 3 museus: de Anatomia, Zoologia e Mineralógico. A coleção, que hoje conta com mais de 30 milhões de itens, foi adquirida através de doações, compra e coleta em expedições. Inclusive conta com muitos fósseis …
Persona poética e autor empírico na poesia amorosa romana (V.2, N. 12, 2016)
Persona poética e autor empírico na poesia amorosa romana, o mais recente lançamento do latinista Paulo Sérgio de Vasconcellos (professor do departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem/Unicamp), é um estudo importante para todos os leitores de literatura. Embora, como o próprio título adianta, o estudo concentre-se na …
A agradável e ilusória fronteira entre fato e ficção (V.2, N. 12, 2016)
O quão fatual e o quão ficcional são as narrativas do nosso dia-a-dia? A narrativa está presente em boa parte das coisas que lemos ou assistimos. Nos livros de literatura, nos quadrinhos, no cinema, no rádio, na televisão, nos jornais. Ela se infiltra nos mais variados estilos, escritos e orais, de …
Reforma do ensino médio e os saberes sobre o planeta Terra (V.2, N. 12, 2016)
A proposta de reforma do ensino médio tem repercutido na sociedade brasileira, e os possíveis impactos para o ensino de geociências já podem ser previstos. Para começar, precisamos entender que os conhecimentos e saberes que todo cidadão deveria ter sobre as Ciências da Terra, são trabalhados ao longo do ensino fundamental, …
Células-tronco: quem disse que funciona? (V.2, N. 12, 2016)
A FDA (Food and Drug Administration), agência norte-americana que fiscaliza o uso de novos medicamentos e equipamentos médicos, publicou um alerta numa das mais importantes revistas cientificas do mundo, o New England Journal of Medicine (1). A agência está preocupada com o uso abusivo e irracional de terapias pseudocientíficas usando …
Para além do aquecimento global (V.2, N. 12, 2016)
Apesar de ainda presente em boa parte da mídia, tanto brasileira quanto internacional, a alegada divergência sobre as causas do aquecimento global não se sustenta na comunidade científica. Como revelaram diversas pesquisas de análises de artigos científicos publicados nas últimas décadas, o número de publicações que negam a ação humana …
Paleontologia: como compreendê-la em 5 passos (V.2, N. 12, 2016)
Quase todos os anúncios de reportagens e chamadas que recebemos incessantemente em nossos celulares, todos os dias, trazem números. Talvez seja a nossa avidez por conhecimento “rapidamente absorvível” que tenha promovido esta proliferação de textos com títulos que trazem o número exato (ou inexato, alguns enganam a gente) de conteúdo. …
Efeito telefone sem fio (V.2, N. 12, 2016)
Quando eu era criança, adorava brincar de telefone sem fio! Era muito engraçado ouvir palavras atrapalhadas ao final da rodada de cochichos! Todo mundo caía na gargalhada porque uma informação mal dada no caminho tornava o sentido da frase uma bagunça!! Como já foi comentado aqui anteriormente, as bactérias também se …
Planejar: a chave para voar (V.2, N. 12, 2016)
Na parada anterior eu expliquei de onde veio o nome deste blog (Nas Asas do Dragão – A Origem), você está lembrado? O projeto “Nas Asas do Dragão” original foi um projeto didático aplicado para alunos da disciplina de Biologia do Desenvolvimento do curso de Ciências Biológicas da Unicamp, em 2015. Hoje eu estou aqui para falar um pouquinho …
Desvendando a realidade (Parte II) (V.2, N. 12, 2016)
A algum tempo atrás, vi um vídeo da Isabela, filha de um primo, desenrolando insaciavelmente um rolo de papel higiênico no banheiro da casa. Aí vai o vídeo. Uns podem ver como uma atitude rebelde ou até mesmo malcriada. Mas não vamos exagerar. Olhe com mais atenção, e onde você …
Variação e mudança linguística: um exemplo (V.2, N. 12, 2016)
Uma amiga mexicana me mandou uma imagem: dois homens de terno (o terno indica uma classe social que não é a popular) conversam. Um diz: – Me corrigieron “Ler”. O outro responde: – No lo puedo “Crer”. Não me dei conta, imediatamente, do que estava em jogo (tratando-se de outra língua, …
A criminalização do herói na guerra civil da Marvel (V.2, N. 12, 2016)
A saga “Guerra Civil”, publicada pela editora Marvel Comics, tem início quando um grupo de heróis provoca uma tragédia sem precedentes, causando a morte de várias pessoas inocentes. Rotulados como despreparados e perigosos por conta de seus poderes, a opinião pública e a mídia iniciam uma enorme pressão ao governo. E, …
O homem há de voar (V.2, N. 12, 2016)
Quem nunca ouviu falar do famoso Santos Dumont, o “pai da aviação”? Ele foi o responsável por construir o 14-bis em 1906, com o qual recebeu um prêmio por realizar um vôo em Paris de 220m. Com certeza você deve estar se perguntando o que um aviador pode ter a ver …
Será que ortopedistas tratam pacientes como tratariam a si mesmos? (V.2, N. 12, 2016)
Um estudo feito na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que os ortopedistas são muito mais agressivos ao indicar cirurgias para seus pacientes do que seriam para indicá-las para si mesmos, diante do mesmo diagnóstico e mesma gravidade. A pesquisa foi feita com 254 médicos especialistas em cirurgia da mão …
Nas asas do dragão – a origem (V.2, N. 12, 2016)
Chegou o dia! Hoje finalmente você vai descobrir os detalhes da origem do nome deste blog! Nas Asas do Dragão foi o nome de um projeto didático aplicado para alunos do terceiro ano do curso de Ciências Biológicas da Unicamp, em 2015, durante a disciplina de Biologia do Desenvolvimento. A coordenadora da disciplina, Profa. Dra. Lúcia …
Linguística nas padocas! (V.2, N. 11, 2016)
Quando você for comprar pão em Campinas, preste atenção no saquinho. O Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP preparou a seção “Pão com linguagem”, disponível a partir de novembro em saquinhos de pão de 25 grandes padarias da cidade. Graças a uma parceria generosa com a …
Qual o papel da geografia no ensino de geociências? (V.2, N. 11, 2016)
Em um post anterior, já definimos as Geociências,como sendo uma área que estuda o sistema Terra e suas relações, eque envolve disciplinas como Geologia, Geografia, Biologia, Química e Física. Excetuando a Geologia, todas as demais constituem disciplinas escolares no sistema educacional brasileiro. Isso exige um conhecimento de Geologia dos professores …
Vamos fazer perguntas? (V.2, N. 11, 2016)
Você deve lembrar que na parada anterior (Ciência aqui, ali e acolá!) nós identificamos vários exemplos de ciência no dia a dia. Se você ainda estiver cheio de dúvidas e curioso sobre outras possibilidades, saiba que isso é muito bom! A dúvida e a curiosidade são elementos muito importantes na busca pelo conhecimento. E é isso o que …
Cogumelos – alimentos do futuro parte IV (V.2, N. 11, 2016)
Retomando a série de postagens sobre os alimentos do futuro (confira as partes I, II e III), chegamos a um tipo tão promissor e viável de alimento que chega a ser incompreensível que sua relevância ainda seja incipiente no cenário global da alimentação: os cogumelos comestíveis. A este propósito, parte da questão …
20 de novembro e a origem dos hominídeos (V.2, N. 11, 2016)
Domingo passado foi o Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro. Neste dia, além de ser relembrada a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da luta contra a escravidão dos negros no Brasil, também é o dia de refletirmos o valor da cultura do …
História da língua latina: brevíssimo comentário (V.2, N. 11, 2016)
Se tivéssemos de resumir a história do povo que se serviu do latim como veículo de comunicação habitual, poderíamos talvez dizer que, de uma comunidade de pastores e agricultores estabelecidas no antigo Lácio, no centro-sul do território itálico, passou-se, progressivamente (dos sécs. VIII a I a.C.), a um grupo social …
A anarquia na internet: quanto estamos pagando por mais eficiência? (V.2, N. 11, 2016)
Quando você estudou algumas das teorias anarquistas em História ou Geografia, deve ter aprendido que esse movimento repudiava a existência de um poder público, leis, governo, etc. Na matemática, mais precisamente na área chamada Teoria dos Jogos, também podemos utilizar o conceito de anarquia, de uma forma um pouco diferente.
Podemos recompor a cartilagem do joelho com células-tronco da própria pessoa? (V.2, N. 11, 2016)
A UNICAMP está bastante adiantada nas pesquisas de tratamento da cartilagem do joelho com células-tronco. Os estudos que precisavam ser feitos em laboratório e em animais de teste já foram concluídos, tendo sido publicados em importantes revistas científicas internacionais e até reconhecidos com premiações em congressos no Brasil e no …
Bactérias boazinhas (parte II) (V.2, N. 11, 2016)
Os extremófilos são organismos capazes de viver, como seu nome indica, nos lugares mais extremos do planeta – ambientes com altas doses de radiação, com temperaturas menores que 20 ºC e maiores que 100 ºC, alta concentração de sais, metais e compostos altamente tóxicos para …
Sedentarismo e obesidade estão associados ao tempo gasto em frente às telas (V.2, N. 11, 2016)
Adolescentes têm passado mais horas do que deviam na frente das telas. Foi o que concluiu o Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA), realizado com 74,5 mil jovens de 12 a 17 anos de 124 municípios brasileiros e cuja análise foi publicada em artigo publicado na Revista de Saúde Pública. O …
Por que um ortopedista deveria divulgar ciência? (V.2, N. 11, 2016)
Quando falamos a palavra “ciência”, a imagem que imediatamente aparece na mente da maioria das pessoas é a de um daqueles personagens de filmes como De volta para o futuro, Frankenstein e O médico e o monstro, ou seja, um sujeito maluco, excêntrico, vestindo um jaleco branco, isolado da sociedade …
Quando a tragédia vira registro (V.2, N. 11, 2016)
O destino final das partículas sedimentares é o fundo do mar. E neste processo lento e incessante cada ciclo de soerguimento transforma essas partículas e as coloca novamente para o “reinício” do ciclo. O ciclo mencionado aqui é o das rochas, que forma não só as sedimentares mas também ígneas …
Ciência aqui, ali e acolá! (V.2, N. 11, 2016)
Muito bom dia (ou boa tarde, ou quem sabe boa noite), caro leitor! Você se lembra da parada anterior desta viagem (Ciência especialmente para você: a divulgação científica)? Lá conversamos sobre a percepção das pessoas sobre ciência, sobre o porquê de a ciência muitas vezes parecer distante de nós e sobre o papel das Universidades em …
Desvendando a realidade (parte I) (V.2, N. 11, 2016)
O tema é um tanto quanto inquietador. Afinal de contas, o que é a Realidade? A pergunta tem relação direta com o primeiro capítulo do excelente livro A Magia da Realidade (Richard Dawkins, 2012). Segundo ele, interagimos (e de certa forma compreendemos) a realidade através de três formas. A primeira …
O The Flash e a super velocidade (V.2, N. 11, 2016)
O The Flash está entre os personagens mais conhecidos do mundo dos quadrinhos. O herói mais rápido da editora DC Comics se tornou um ícone através de diferentes escritores e ilustradores e, atualmente, ganha ainda mais espaço nas telas do cinema e da televisão. Existem diferentes versões sobre a história …
Para que servem os eventos (V.2, N. 11, 2016)
Muita gente me pergunta por que eu vou pra tanto congresso? Mas aí eu respondo com outra pergunta: – Qual seria a importância de uma pesquisa científica se ela ficasse guardada numa gaveta? Para nada, né? Pois é…a melhor maneira de disseminar a ciência é pela comunicação!! A divulgação dos …
Celebrando 5000 anos de história da mulher na ciência (V.2, N. 11, 2016)
Hoje, convido vocês para se aventurarem e olharem comigo para a ancestralidade do papel da mulher na ciência. De fato, qual é o primeiro registro da mulher na ciência? Para isso, temos que voltar nossos olhos para 5000 anos atrás no Egito Antigo e conhecer Merit Ptah. Merit Ptah viveu na …
Ciência especialmente para você: a divulgação científica (V.2, N. 11, 2016)
Caro leitor, nesta primeira parada da viagem, espero que você consiga entender sobre nossa motivação para criar este blog de divulgação científica para você. Então vamos lá! Se você caiu aqui de paraquedas, convido-o a ler o primeiro post deste blog: Estudante, professor, curioso científico ou paraquedista? Assim, você poderá acompanhar melhor esta …
Lixo não existe! (V.2, N. 11, 2016)
A expressão que dá nome ao texto já está bastante disseminada por aí – o que é muito positivo – e sua autoria é incerta. No entanto, é válido um olhar mais atento sobre a questão e entender o que essa frase quer (e não quer) dizer. Em primeiro lugar, é …
A ciência do aprendizado (V.2, N. 11, 2016)
Este post pretende, e nada além disso, trazer à baila os resultados de um relatório realizado nos Estados Unidos, mais especificamente pelo Deans for Impact – uma organização norte-americana sem fins lucrativos que tem como objetivo preparar professores no sentido de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Esta organização utiliza dados do ensino …
No final do último segundo do tempo geológico: o Quaternário (V.2, N. 11, 2016)
O Quaternário é dividido em duas épocas: o Pleistoceno, que vai de 2 Ma até 10.000 anos antes do presente e o Holoceno, que chega até hoje. A tendência, que levou ao resfriamento geral do planeta iniciado no Mioceno, se intensificou durante o Pleistoceno. Assim, o clima foi caracterizado por …
Para começar a conversar sobre docência e mediação pedagógica (V.2, N. 11, 2016)
O professor foi e ainda é a figura chave no processo de ensino e aprendizagem! Para deixar mais claro a afirmação que fiz, quero propor duas fases ou modelos do processo de ensino aprendizagem. A primeira, mais conhecida de todos nós se refere a processo unilateral, onde o professor é o detentor …
Medicina personalizada: diferentes pacientes, diferentes tratamentos (V.2, N. 11, 2016)
Independente do conhecimento em biologia, um fato que possivelmente todos nós reconhecemos é que não somos iguais. Seja em filmes, posts de Facebook ou broncas de mães, quantas vezes você já se deparou com a mensagem de que todo indivíduo é único? O mais interessante é que esta observação tem …
Vamos deixar o mamute extinto (V.2, N. 11, 2016)
Há poucos anos se vêm noticiando mundo a fora tentativas mirabolantes de trazer animais já extintos de volta à vida, como o grandioso mamute. Este grande animal pleistocênico é o maior alvo desta ideia por razões diferenciadas, dentre elas, a facilidade de encontrar seus corpos mumificados extremamente bem preservados devido …
O que há de novo no ensino de geociências? (V.2, N. 11, 2016)
As descobertas científicas na área de geociências têm impactos diretos sobre a relação entre sociedade e natureza. A questão dos recursos hídricos ou da mineração atinge diretamente a população, oferecendo matéria-prima para produção de alimentos e produtos manufaturados como veículos e telefones incorporados à cultura da sociedade. Por outro lado, …