Anosmia e ageusia (V.8, N.12, 2022)
Quem teve COVID-19, provavelmente apresentou perda do olfato ou a perda do paladar. Caso não tenham sentido esses sintomas, possivelmente conhece alguém que tenha apresentado tais sintomas. Mas, afinal, o que é a perda de olfato e de paladar? Como ela se desenvolve? E como fazemos para nos curar?
UM DINOSSAURO PESCOÇUDO NANICO É O MAIS NOVO DINOSSAURO BRASILEIRO (V.8, N.12, 2022)
Os maiores animais a caminharem em terra firme foram os dinossauros saurópodes, apelidados de pescoçudos. Algumas espécies de pescoçudos, como o Argentinosaurus ou o Patagotitan, encontrados na Argentina, podiam ultrapassar 30 metros de comprimento.
Divulgação científica em trajetórias aleatórias da vida (ou “qual o caminho eu devo tomar?”) (V.8, N.12, 2022)
Recentemente, eu escrevi um texto, a partir de algumas frases comuns de estudantes da Unicamp, ou outros espaços, que eu acompanho. Eu finalizei este texto perguntando para onde gostaríamos de ir com nosso trabalho. Parece-me que é uma pergunta importante em tempos de divulgação científica, especialmente em redes sociais, em …
Os estereótipos do gênero na ciência (V.8, N.12, 2022)
Alguma vez durante as aulas de ciência você aprendeu sobre as descobertas feitas por cientistas mulheres? Sua resposta muito provavelmente foi não, pois durante anos as mulheres foram, e continuam sendo, ofuscadas na ciência, tendo seus feitos, muitas vezes, não recebendo os créditos necessários independente de suas contribuições.
Subconjuntos e subgrupos no Lampião da Esquina (V.8, N.12, 2022)
Esta semana li um excelente artigo escrito pela da minha amiga historiadora Gabri Simionato, chamado “À margem da luz do lampião: travestis, bonecas e bichas loucas no Lampião da Esquina (1978-1981)“. Foi uma leitura bem interessante, pois trata de um jornal publicado entre 1978 e 1981, período em que o …
Karoline von Gunderrode (V.8, N.12, 2022)
Karoline von Günderrode foi uma escritora alemã que nasceu em 1780 e faleceu de maneira trágica em 1806, aos 26 anos de idade, após cometer suicídio. O suicídio contribuiu para que ela ficasse conhecida, em certa medida, como uma figura mítica, que carregava a imagem da trágica heroína ou da …
Aprendizado, trajetórias e vida acadêmica, ou sobre a pergunta “como eu nunca pensei isso antes”? (V.8, N.12, 2022)
Ao longo dos últimos 2 anos, mais do que em outros momentos, algumas situações me chamaram a atenção quanto à produção de conteúdos para mídias sociais, textos, seja para artigos ou para o blogs, ou ainda em momentos de reunião e discussão de artigos em grupos de estudo, pesquisa, espaços …
Álvaro Vieira Pinto: ciência e superação do subdesenvolvimento (II) (V.8, N.12, 2022)
1. Consciência, ideologia, projeto e desenvolvimento nacional Álvaro Vieira Pinto, na obra Ideologia e desenvolvimento nacional, publicada em 1956, observava o aumento do número de pessoas que buscavam formação universitária devido à transformação estrutural que ocorria no Brasil.
Os números do Ideb Campinas e a distância da sala de aula (V.8. N.11, 2022)
O Ideb é um importante instrumento para a análise da educação brasileira, principalmente com as particularidades enfrentadas pela comunidade escolar em um período único na história. Mas não dá para negar que os números não refletem as minúcias vividas em sala de aula, ou melhor, em salas de aula (no …
Aspásia de Mileto (V.8, N.11, 2022)
Aspásia de Mileto foi uma pensadora grega que viveu por volta de 470 a 400 a. c. As interpretações a respeito de sua origem e biografia são controversas, entre elas, está a de que ela viria de uma importante família de Mileto.
O QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE A MACONHA MEDICINAL (V.8, N.11, 2022)
O uso da chamada maconha ou marijuana como anestésico tem crescido desde meados do século passado. Contudo, os estudos sobre seus efeitos contra a dor ainda estão em fase inicial e, no aspecto social, há ainda um conjunto de preconceitos associados ao seu uso. Neste texto, buscamos trazer …
Um encontro entre Estudos Clássicos e Arqueologia: uma experiência brasileira nas escavações em Despótico (2022) (V.8, N.11, 2022)
Dos dias 11 a 25 de junho de 2022, uma equipe brasileira bem diversificada, formada por professores da Unicamp e da USP, bem como por alunos de graduação e pós-graduação do IEL (curso de Linguística) e do IFCH (cursos de História e Filosofia) da Unicamp e uma estudante recém-egressa do …
R’lyeh, uma opção de turismo matemático (V.8, N.11, 2022)
Você quer um lugar isolado para passar as férias? Pois realmente não há lugar melhor para isso do que na ilha de R’lyeh. Ela está localizada ao sul do Oceano Pacífico, no chamado polo oceânico de inacessibilidade, ou seja, o mais distante possível de qualquer outra ilha ou continente (isso …
Trigonometrando em Heretic (V.8, N.11, 2022)
Heretic foi um dos primeiros jogos de computador com que tive contato. Lembro que minha tia ganhou um Windows 95 na época que isso era algo revolucionário, e tinhamos um CD com vários jogos demo, dentre eles o Heretic. Esse é um jogo do gênero FPS, aqueles que temos visão …
Murasaki Shikibu (V.8, N.11, 2022)
Murasaki Shikibu foi uma escritora japonesa conhecida principalmente como autora da obra Genji Monogatari [Narrativas de Genji]. Ela nasceu por volta dos anos 70 do século X em Kyoto, então capital do Japão. Desde jovem teve contato com o ambiente literário da época e, embora as mulheres não fossem encorajadas a tal, …
O que não é divulgação científica! (V.8, N.11, 2022)
Ao nos depararmos com o título desse texto, é de se esperar estranheza por parte do leitor, uma vez que este blog é destinado ao divulgador científico, e parece absurdo pensarmos que um divulgador científico confunda o que é divulgação científica com outros tipos de comunicação, não é mesmo?
Aposta das morias (V.8, N.11, 2022)
No começo de 1878, um homem já bastante velho estava em seu leito de morte, quando reuniu seus mais próximos para lhes contar uma história que colocava suas convicções e certezas em dúvida. Ele disse que guardou consigo esta história a mais de 60 anos pois temia as consequências que …
PRINCIPAIS IMPACTOS ASSOCIADOS A BARRAGENS BRASILEIRAS DE GRANDES EMPREENDIMENTOS (V.8, N.11, 2022)
Nos posts publicados anteriormente buscamos introduzir algumas questões sobre as barragens, considerando nossas frentes de trabalho no CRIAB. Primeiro, voltamo-nos ao que são as barragens, depois falamos sobre onde estão as barragens brasileiras e apresentamos nossa escolha de nomear os rompimentos de barragens enquanto desastre-crime.
Atravessar paredes é coisa de ficção? (V.8, N.11, 2022)
Se tem algo que aprendemos desde cedo é que, no mundo real, é impossível atravessar paredes ou qualquer barreira material.
Sobre o uso de imagens de remanescentes humanos na divulgação científica e na ciência (V.8, N.11, 2022)
Várias matérias de jornais e revistas (e até em mídias sociais) quando falam sobre descobertas e curiosidades da Arqueologia usam fotos de esqueletos humanos e múmias, chamando a atenção do público.
A ética na comunicação! (V.8, N.11, 2022)
Quando assumi a tarefa de manter este blog ativo o fiz na intenção de discutir temas e preparar tutoriais sobre a minha experiência na comunicação para colegas divulgadores científicos.
Marguerite Duras (V.8, N.11, 2022)
O verbete desta semana é sobre Marguerite Duras, uma escritora considerada uma importante voz feminina da literatura do século XX. Ela nasceu no Vietnã, onde passou a infância e parte da adolescência, até antes de ingressar na universidade.
DESAFIO DE LISBOA (V.8, N.11, 2022)
“Desafio de Lisboa” é a forma como nos referimos à participação do GT Engenharia Matemática – que pertence ao CRIAB – no 6th Workshop on River and Sedimentation Hydrodynamics and Morphodynamics, organizado pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST) com o objetivo de disseminar e intercambiar conhecimentos sobre rompimento de …
No Zero a gente leu “A relação entre a filosofia mecânica e os experimentos alquímicos de Robert Boyle” de Kleber Cecon (V.8, N.11, 2022)
Acredito que muitos de nós só viemos a conhecer a palavra Alquimia devido ao anime Fullmetal Alchemist. Nesse anime vemos os personagens transmutarem materiais com a ajuda de estranhos círculos desenhados. É um ótimo anime, se você não viu, super recomendo que assista (de preferência o Brotherhood)! Mas eis que bisbilhotando a sessão de …
Galinha ciborgue vem do futuro para evitar aquecimento global (V.8, N.11, 2022)
Sim, é isso mesmo que você leu no título: uma galinha ciborgue viaja no tempo para tentar salvar o planeta das consequências do aquecimento global. Esse é o enredo da websérie de animação Kigalinha, que leva o nome da protagonista galinácea.
Mary Wollstonecraft (V.8, N.11, 2022)
No verbete desta semana, Sarah Bonfim faz uma introdução ao pensamento de Mary Wollstonecraft, uma filósofa inglesa conhecida como grande defensora dos direitos das mulheres.
Outros usos das HQs (V.8, N.11, 2022)
O uso de histórias em quadrinhos na comunicação institucional, publicitária ou educativa tem sido uma alternativa escolhida por empresas, no intuito de transmitir mensagens internas ou conscientizar colaboradores sobre determinados procedimentos ou comunicar ao público alguma mensagem sobre um procedimento ou produto.
07 passos para ajudar a Divulgação Científica sem atuar na profissão. (V.8, N.10, 2022)
Assim como diz o ditado popular, em 20 anos de profissão, sempre fui daquelas pessoas que deu prioridade ao trabalho de divulgação dos meus clientes e ao invés de divulgar o meu trabalho. Assim, demorei ao decidir alimentar minhas redes sociais com as produções que realizo como comunicadora e divulgadora …
O demônio monetário visita Jerome Powell (V.8, N.10, 2022)
Nesse ensaio navego pelo pântano das previsões dos agentes financeiros sobre a Economia global. A discussão proposta é uma síntese das motivações que levaram ao sinal de alerta dos mercados financeiros a respeito das recessões que se avizinham em contraste a postura do Federal Reserve em suas recentes elevações da …
O Vampiro que sabia demais (V.8, N.10, 2022)
O jogo “Lobisomem por uma noite: monstros” é uma variação do popular jogo “Lobisomem” (já tratamos desse jogo no post Cerco à última Besta de Gévaudan).
Decreto sobre mercado de carbono brasileiro frustra expectativas (V.8, N.10, 2022)
O governo federal publicou em maio o decreto 11.075, que institui o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões (MBRE), ancorado na Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC). O anúncio, que vinha sendo esperado há algum tempo como instrumento de cumprimento dos planos setoriais de mitigação por meio do comércio …
Aumento da temperatura do oceano torna predadores mais famintos (V.8, N.10, 2022)
Uma pesquisa em escala global publicada na revista Science procurou saber sobre o aumento do apetite de peixes predadores de acordo com a temperatura dos oceanos. Os cientistas descobriram que o impacto é maior em áreas mais quentes e, em escala menor, ou de nenhuma ação, em partes do oceano …
Extensão ou Comunicação? – O livro de Paulo Freire que mostra seu trabalho com agricultores (V.8, N.10, 2022)
O livro “Extensão ou comunicação?”, do educador pernambucano Paulo Freire, é uma obra essencial para quem tem interesse, estuda ou atua nas áreas de divulgação científica e meio ambiente.
A aventura de Atalia – uma narrativa de RPG sincera – parte 3 (V.8, N.10, 2022)
De volta à estrada, Atalia segue caminhando sem saber direito para onde estava indo. Seu ritmo era lento e sua aparência era pálida, seus curativos não eram trocados a mais de um dia, dormiu sentada na floresta (e na noite anterior sequer dormiu), estava se alimentando de coisas que encontrava …
Leitura de Fake News sobre vacinas na escola (V.8, N.10, 2022)
Os estudantes dão muita credibilidade às informações sobre vacinas veiculadas na mídia tradicional (1), porém duvidam daquelas que circulam nas mídias sociais (2) e nos aplicativos mensageiros (como o WhatsApp).
Ban Zhao 班昭 (V.8, N.10, 2022)
O mais novo verbete do Blog Mulheres na Filosofia é sobre Ban Zhao, uma pensadora da dinastia Han que recebeu uma educação dentro do cânone confucionista e estudou os tratados clássicos chineses. Ela ganhou destaque na corte imperial como estudiosa dos clássicos confucionistas e se tornou amplamente respeitada por seus …
O mercado de histórias em quadrinhos digitais (V.8, N.10, 2022)
Os meios em que as histórias em quadrinhos são divulgadas têm sofrido mudanças desde o advento da internet: no passado um artista independente que quisesse ter seu trabalho divulgado, poderia fazê-lo por meio dos fanzines, existentes e resistentes até hoje, porém, da mesma forma que ocorre com a literatura, jornalismo …
Comida e Economia: Exportação de Alimentos (V.8, N.10, 2022)
O Brasil exporta nove vezes mais alimentos do que importa. Somos o maior exportador líquido de alimentos do mundo.
Existe uma cultura das histórias em quadrinhos? (V.8, N.10, 2022)
A cultura é um dos aspectos sociais estudados em áreas como antropologia, sociologia, entre outras. Desde sua gênese à forma como as sociedades se relacionam com seus rituais, crenças, artefatos e demais produções, estudos sobre cultura buscam, em grande parte, compreender certos fenômenos sociais e oferecer possíveis soluções para problemas …
No Zero a gente leu “Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais” de Borba, Souto e Canelo Junior (V.8, N.10, 2022)
Enquanto alguns livros seguem um ritmo crescente, este já começa jogando gasolina na fogueira ao apresentar o que entendem como “a quinta fase das tecnologias digitais”. Digo isso não só pela minha impressão do capítulo 1 que começa apresentando uma parte do título da obra, mas também pela visão e …