Ajude o Céu em Março

Nem bem os eventos de Fevereiro terminaram, há dois eventos mundiais no mês de Março que merecem destaque. Mais do que isso, merecem contribuição.
O primeiro deles é o Globe at Night. Trata-se de um projeto internacional que pesquisa a poluição luminosa através da observação das estrelas da Constelação de Orion.
Para isso, olhe para o céu entre os dias 16 e 28 de Março de 2009 e reporte a magnitude aparente (o quão brilhante as estrelas estão). Não é preciso muito conhecimento em astronomia. Basta seguir os 5 passos disponíveis no site que, inclusive, contém imagens que ajudam a determinar a escala.
Em 2007 e 2008, o Brasil não apresentou um número significativo de relatos para constar no quadro do site, ao contrário da Argentina.
Já o Earth Hour, que foi ignorado pela maioria dos brasileiros em 2008, parece que ficou famoso neste ano e terá mais adesões graças a ajuda de profissionais do meio artístico de massas (digo, atores de novela de grandes redes de televisão).
O Earth Hour propõe, desde 2007, uma mobilização simbólica de se apagarem as luzes por uma hora no dia para protestar contra mudanças climáticas e o aquecimento global. Este ano, o evento se dará no dia 28 de março, sábado.
A minha contribuição vai além de um protesto para com o aquecimento global, já que a Poluição Luminosa é o pior pesadelo de todo astrônomo, profissional ou amador.
Nada melhor que o planeta inteiro consciente, apagando tantas luzes e, o melhor de tudo, numa noite de Lua Nova! Preparem suas velas!

Discussão - 1 comentário

  1. maria disse:

    boas dicas, vou anotar na agenda

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM