Vá observar o Cometa Lulin

Para os fãs de cometas, o cometa Lulin c/2007 está visível no Brasil e poderá ser visto de hoje até aproximadamente dia 27 de fevereiro, como seu máximo, no próximo dia 24. Neste dia, seu brilho permitirá que seja observado por qualquer pessoa apenas com a ajuda de um binóculo.
A observação será melhor das 3h (horário de Brasília) até o início da manhã nos dias que antecedem sua máxima (máxima de aproximação entre o cometa e a Terra). Já no dia 24 de fevereiro, ele se tornará visível desde o entardecer até o amanhecer do dia seguinte, o que promete ser um espetáculo.

Será mais fácil de se observar se tivermos um dia de clima ameno, poucas nuvens e uma fase da Lua favorável no céu (condições astronômicas ideais). Se você estiver em uma área de céu escuro, com baixa poluição luminosa, melhor.
Para quem conhece um pouco o céu, o cometa estará bem próximo a constelação de Libra. Esta, por sua vez, é facilmente localizada se você encontrar Escorpião, cujo desenho é mais fácil de achar, inclusive por observadores iniciantes, por sua característica cauda. Tal como se pode ver na imagem abaixo:

Na maior aproximação, o Lulin chegará a 60 milhões de quilômetros da Terra e depois nunca mais passará pelas proximidades, já que a letra “c” em seu nome indica que o cometa possui uma orbita que dura mais de 200 anos. Excelente justificativa para levantar mais cedo!
Vamos ver se o Planetário de São Paulo programa alguma palestra seguida de observação, tal como tenho participado nestes últimos dias.
Imagens: Starry Night Pro