
Por Kátia Kishi
Terminou a Copa do Mundo FIFA de 2014, e a Seleção Brasileira continua no noticiário devido sua campanha durante o torneio.
No debate, as pautas variam entre esquemas táticos, escalação, opções do treinador, mas, principalmente, sobre o emocional dos atletas nos jogos decisivos contra a Alemanha e Holanda.
O artigo “Situações de Jogo como Fonte de ‘Stress’ em Modalidades Esportivas Coletivas”, publicado na Revista Brasileira de Educação Física e Esportes da USP (v. 18, n.4, 2004), estudou o tema, buscando identificar as principais situações de “stress” em jogo de acordo com a opinião de atletas juvenis praticantes de modalidades esportivas coletivas.
Os resultados mostraram que as situações mais frequentes apontadas como causadoras de “stress” pelos jogadores foram: errar em momentos decisivos, perder jogo praticamente ganho, repetir os mesmos erros, arbitragem prejudicial e cometer erros que causem a derrota da equipe.
Leia o artigo completo:
Artigo: Situações de jogo como fonte de “stress” em modalidades esportivas coletivas
Autor: Dante De Rose Junior, Sato Cristiane Tieco, Daniela Selibgardi, Elizabeth Leite Battencourt, João Carlos Teixeira de Souza Barros, Maria do Carmo Mardegan Ferreira
Revista: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (v.18, n.4, 2004)
Link: http://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16577/0