Divulga Cientista – Ronaldo Mourão

10425009_1509562845924306_8362349765242845405_n (1)Por Francisco Zaiden

A seção Personalidades da Semana, publicada no Divulga Ciência às segundas-feiras, presta homenagem ao astrônomo brasileiro Ronaldo Mourão, falecido na última sexta-feira (25).

O cientista estava internado no hospital Quinta D’Or, no Rio de Janeiro, em decorrência de uma pneumonia, mas não resistiu a um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Nascido no dia 25 de maio de 1935, no Rio de Janeiro, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão foi um dos mais importantes astrônomos no Brasil. Ele publicou 98 livros e mais de mil ensaios em revistas e jornais. As suas principais contribuições astronômicas foram efetuadas no campo das estrelas duplas, asteróides, cometas e estudos das técnicas de astrometria fotográfica.

Mourão ingressou na Universidade do Estado da Guanabara (atual UERJ) em 1956 e diplomou-se em física quatro anos depois. No mesmo ano em que ingressou na universidade foi nomeado auxiliar de Astrônomo do Observatório Nacional.

Em 1967 ele concluiu o doutorado na Universidade de Paris com menção “Très Honorables”. Em dezembro do mesmo ano voltou para o Brasil, reassumindo suas funções como astrônomo no Observatório Nacional e de Pesquisador no Conselho Nacional de Pesquisa. No ano seguinte foi nomeado Astrônomo-Chefe da Divisão de Equatoriais.

Mourão foi membro da Academia Luso-Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Filosofia. Em 1978, o astrônomo recebeu pelo conjunto de seus trabalhos, o Prêmio José Reis de divulgação científica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Em 2001, ganhou o Prêmio Jabuti – na categoria Ensaios – com o livro Astronomia na Época dos Descobrimentos.

O astrônomo também elaborou todos os verbetes sobre Astronomia e Astronáutica do Novo Dicionário da Língua Portuguesa (1975 e 1986) de Aurélio Buarque de Holanda.

Leia o artigo Hiroshima e Nagazaki: razões para experimentar a nova arma, escrito por Ronaldo Mourão em 2005, e publicado na Revista Scientiae Studia (vol. 3, n. 4, 2005) da Universidade de São Paulo.

Artigo: Hiroshima e Nagazaki: razões para experimentar a nova arma
Autor: Ronaldo Mourão
Revista: Revista Scientiae Studia (vol. 3, n. 4, 2005)
Linkhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-31662005000400011&lng=pt&nrm=iso